Histórias cariocas

Livro reúne contos policiais ambientados no Rio

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins

Foi lançado nesta semana o primeiro livro brasileiro da série americana Noir, que já rendeu sucessos de crítica e público, a exemplo dos tomos sobre o bairro nova-­iorquino do Brooklyn e o Haiti. Em parceria com a Akashic Books, o projeto foi organizado pelo escritor (e guitarrista dos Titãs) Tony Bellotto, resultando em Rio Noir, editado pela Casa da Palavra. Ele reú­ne contos policiais com muita intriga, um tanto de violência e pitadas de mistério, mas sem abandonar o bom humor tipicamente carioca. Os autores deixaram de lado o Rio do cartão-postal, investindo, como dizia aquele rap dos anos 90, no “purgatório da beleza e do caos”. Entre eles estão MV Bill, Luiz Eduardo Soares e Arthur Dapieve. Alguns contos são ilustrados por fotos (em preto e branco, claro) que ambientam as histórias. Ao lado, um trecho da prosa de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

adriana-lisboadivulgaçÃo
(Foto: Adriana Lisboa / Divulgação)

''O dia já tinha clareado quando saiu da estação Siqueira Campos do metrô, em Copacabana, único bairro que conhecia tão bem quanto o centro da cidade, embora não conhecesse ninguém. Como um rato, conhecia a geografia do bairro, não a geografia de superfície e seus habitantes diurnos, mas sim a geografia subterrânea e alguns de seus moradores noturnos eventuais.”

Feira de arte do palacete

reproduçÃo-
(Foto: Reprodução)

Família das mais tradicionais no ramo dos leilões no Rio, os Ernani transformam um palacete tombado em Botafogo em palco para uma mini-ArtRio. É a feira Ernani Contemporâneo, montada por Horácio, herdeiro do clã, com parte dos lucros para o Retiro dos Artistas. Vai de quarta (17) ao dia 22, na Rua São Clemente, 385. Entre os destaques, este acrílico sobre foto de Elza Barroso, e a escultura de ferro e linhas de Monica Pennazzi.

Hóspedes premiados

Marcelo-OmenadivulgaçÃo
(Foto: Marcelo Omena / Divulgação)

Novo conceito chega à ho­telaria carioca, e o Marina Palace logo reivindicará o pioneirismo: é o “andar premium”, no caso o 5º, em frente ao mar do Leblon. Nesse pavimento os quartos foram todos reformados, e agora os hóspedes vão ter a sensação de estar não num hotel urbano, mas numa casa de praia, como em Angra ou Búzios. Os ambientes, de André Piva, priorizam a arquitetura residencial, em vez da corporativa. Daí o camão, as mesinhas, muita madeira e muito charme.

Boas energias sob os arcos

paulo-perezdivulgaçÃo
(Foto: Paulo Perez / Divulgação)

Este é o carro do CineSolar, o primeiro cinema móvel do Brasil movido pela energia que vem do Sol. Nesta segunda (15), quem estiver passando pelos Arcos da Lapa às 19h poderá assistir ao filme Saneamento Básico, de Jorge Furtado, produção de 2007, com Wagner Moura e Fernanda Torres. As cadeiras e a telona saem do veículo, e a exibição é gratuita. Antes, haverá revoada de origamis e uma harpista tocando bonito, dando o clima.

 

Fonte: VEJA RIO