DIVERSÃO

Jardim Botânico comemora 205 anos com atividades gratuitas

Nesta quinta (13), parque terá entrada grátis e promove uma série de atrações abertas ao público em comemoração ao seu aniversário

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

jardim-botanico-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Nesta quinta (13), o Jardim Botânico do Rio completa 205 anos e, para comemorar, preparou uma série de atividades abertas ao público. Durante todo o dia, a entrada será gratuita aos visitantes que, além de aproveitarem diversas atrações, ganharão mudas de diversas espécies de plantas ao deixar o parque. A data também marca o aniversário do Museu do Meio Ambiente, que fica localizado dentro do espaço.

Entre as atrações, está programada a apresentação especial O Jardim de Clarice, em que a atriz Beth Goulart lerá textos da escritora Clarice Lispector, que imortalizou em sua prosa o encantamento de visitar o Jardim Botânico. Haverá ainda debates, visitas guiadas, aulas de yoga, oficinas e outras atrações.

Já o Museu do Meio Ambiente, preparou uma retrospectiva com várias atividades para crianças a partir de seis anos, desenvolvidas pelo seu Programa Educativo, que incluem passeios temáticos pelo Jardim, contação de histórias e jogos. O espaço recebe ainda a exposição Genesis, de Sebastião Salgado, um dos principais nomes da fotografia na atualidade, que mostra, através de fotos registradas em diversas partes do planeta, a importância de preservar os santuários naturais que ainda sobrevivem ao mundo moderno. O Programa Educativo do Museu também oferecerá atividades relacionadas à exposição, explorando os princípios da fotografia.

Confira a programação completa em comemoração ao aniversário do Jardim Botânico:

Arboreto

8h às 17h ? Visitação gratuita

10h e 14h ? Visita guiada pela Trilha Histórica, mediante inscrição no Centro de Visitantes

11h ? ?O Jardim de Clarice? ? A atriz Beth Goulart recitará o conto Amor, do livro Laços de Família, de Clarice Lispector, no Recanto de Clarice, próximo ao Lago Frei Leandro.

18h30 e 19h45 ? Passeio Noturno, mediante inscrição no Centro de Visitantes

Museu do Meio Ambiente

15h ? Debate ?Olhares sobre o Jardim?, com abertura da Presidente do JBRJ, Samyra Crespo, e participação de Sergio Besserman (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro), Isabel Lustosa (Casa de Rui Barbosa), Heloisa Bertol Domingues (Museu de Astronomia), Rafaela Forzza (Herbário do JBRJ). Mediação: Henrique Lins de Barros (Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ)

9h às 17h - Programa Educativo do Museu com atividades temáticas e envolvendo a exposição Genesis, de Sebastião Salgado.

Herbário e Laboratórios

10h e 14h - Visita guiada ao Herbário e à Rede Laboratorial do Jardim Botânico para grupos de quinze pessoas, mediante inscrição no Centro de Visitantes

Centro de Visitantes

8h às 17h ? Exposição ?Retorno à Amazônia?, com curadoria e textos de Jean Michel Cousteau.

10h às 14h ? Yoga e Ayurveda no Gramado do Lago das Tartarugas

10h ? Prática de Yoga

12h ? Palestra ?Ayurveda ? O conhecimento da vida?, com Sheila Quintaneiro, e sorteio de massagens

13h ? Exibição do filme documentário ?História da Índia? (Michel Woods, BBC), na sala multimídia do Centro de Visitantes

14h - Encerramento

La Bicyclete

9h às 17h ? Ateliê de Pão, para crianças de 2 a 7 anos. Grupos de até seis crianças por vez.

O Jardim Botânico do Rio fica na Rua Jardim Botânico, 1008. Todas as atividades que compõem as comemorações ao aniversário do parque são gratuitas e começam a partir das 8h. Mais informações através do Centro de Visitantes ou pelos telefones 3874-1808 e 3874-1214.

Fonte: VEJA RIO