DIVERSÃO

Jardim Botânico celebra o início da primavera

Nesta terça (23) espaço promove atividades que convidam o público a cuidar da natureza

- Atualizado em

Trajeto.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A primavera começa nesta terça (23) e, para celebrar a chegada da nova estação e o Dia da Árvore, comemorado no último domingo (21), o Jardim Botânico promove uma programação especial, em que os visitantes terão a oportunidade de plantar mudas e participar de atividades de preservação da natureza, em ações de cuidado com a as árvores e as plantas em geral.

Serão promovidos quatro plantios, sorteados entre os participantes da Trilha das Plantas Ameaçadas - um passeio guiado que apresenta aos visitantes dezessete espécies da Flora Brasileira ameaçadas de extinção e que fazem parte da coleção do Jardim. A Trilha foi elaborada pelo Serviço de Educação Ambiental (SEA) em parceria com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ) com base nas informações do Livro Vermelho da Flora do Brasil.

O mutirão Árvore sem Risco será uma iniciativa inédita dentro do arboreto, na qual visitantes inscritos poderão ajudar a tratar as árvores e bambus feridos por estiletes e outros objetos cortantes. A técnica de tratamento foi desenvolvida e testada pelo Laboratório de Fitossanidade (saúde das plantas) do Jardim Botânico. A entrada para esta atividade será gratuita.

Além disso, até quinta (25), equipes do PrevFogo (Ibama) do Rio de Janeiro e de Brasília estarão no Jardim exibindo vídeos e distribuindo materiais informativos sobre as causas e consequências das queimadas.

bambu.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Confira abaixo a programação completa:

Dia 23 de setembro

10h - Trilha das Plantas Ameaçadas (guiada) com Sorteio de Plantios

As inscrições são presenciais e devem ser feitas no Centro de Visitantes das 8h às 9h30. Os inscritos receberão o mapa da Trilha e o bilhete numerado para participar dos sorteios. Durante a Trilha, serão sorteados os participantes que farão o plantio de quatro mudas, das seguintes espécies. A trilha será orientada pela equipe do Serviço de Educação Ambiental (SEA)

9h às 16h - Laboratório Didático

Quem quiser fazer a Trilha das Plantas Ameaçadas sem se prender ao horário pode receber o mapa e todas as informações no Laboratório Didático do Serviço de Educação Ambiental (SEA), na Residência de Pacheco Leão (ao lado do antigo estacionamento da Rua Jardim Botânico, 1008).

14h e 15h30 - Mutirão Árvore Sem Risco

Os visitantes farão parte de um mutirão para aplicar tratamento (calda bordalesa com pigmentos naturais) nos caules das árvores e bambus feridos por inscrições e desenhos feitos com canivetes e outros objetos cortantes. O mutirão será feito em dois grupos de 15 pessoas. O primeiro sai às 14h e o segundo às 15h30. A entrada para os participantes do mutirão será gratuita. Inscrições no Centro de Visitantes até 30 minutos antes da saída de cada grupo.

Dias 23, 24 e 25 de setembro

9h às 16h - Ações educativas em parceria com as equipes do PREVFOGO

• Exibição de vídeos no saguão do Herbário.

• Personagem "Labareda" vai passear pelo arboreto atraindo o público para o local da exibição.

• Distribuição de materiais abordando as causas e consequências das queimadas.

O Jardim Botânico fica na Rua Jardim Botânico, 1008, e os ingressos custam R$ 7. Mais informações pelos telefones 3874-1808 ou 3874-1214.

Fonte: VEJA RIO