COTIDIANO

Jardim Botânico anuncia novos projetos

Parque divulgou medidas que visam melhorar o atendimento ao público

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

jb.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A presidência do Jardim Botânico anunciou, nesta quarta (21), uma série de medidas que estão sendo implementadas para melhorar o atendimento ao público. Com cerca de um milhão de visitantes por ano, o espaço investe na ampliação de sua infraestrutura com o objetivo de subrir a demanda por serviços de qualidade, sobretudo para os eventos que estão por vir, como a Copa do Mundo e o aniversário de 450 anos do Rio.

As mudanças foram sintetizadas em dez projetos estratégicos e estão sendo postas em prática por vinte profissionais da área, que compõem o Conselho de Sustentabilidade do Jardim Botânico. Uma das metas é tornar o espaço carioca o mais sustentável do país até 2016. Algumas medidas já estão em curso, como o fechamento às segundas-feiras pela manhã para recuperação dos espaços e serviços após o pico de visitação do fim de semana, bem como a desativação do estacionamento da Rua Jardim Botânico, 1008, que teve início em abril.

Outro ponto do projeto é a reabertura, em junho, do Centro de Visitantes, que está em reforma desde o final de abril. Renovado de acordo com diretrizes da arquitetura sustentável, espaço usará a tecnologia e a interatividade para dialogar com os visitantes e contar, em uma exposição permanente, a história do Jardim Botânico. Além disso, a entrada principal será restaurada e voltará a ter a mesma fachada da época de sua construção, que no século XVI foi sede do engenho de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa.

O plano prevê ainda ações de acessibilidade, com o aumento da frota de carros elétricos; o desenvolvimento de aplicativos de celular para otimizar a visita do público; apoio à criação de novos jardins botânicos no país; incentivo às coleções de espécies ameaçadas de extinção; entre outras.

Fonte: VEJA RIO