GASTRONOMIA

Ingredientes afrodisíacos

Descubra como eles estimulam a libido, ajudando a elevar a potência sexual

- Atualizado em

Amendoim e nozes: as gorduras insaturadas presentes nas nozes, bem como no gengibre, no amendoim e nos frutos do mar, inclusive peixes, são matérias-primas para a fabricação dos hormônios sexuais, em especial a testosterona.

Crustáceos: em seu livro Afrodite, Isabel Allende indica o camarão, o abacate e a manga como uns dos ingredientes mais afrodisíacos.

Especiarias: um estudo sobre afrodisíacos naturais realizado este ano por pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, confirmou que ginseng e açafrão ativam o desempenho sexual. Cravo, noz moscada, pimentas, gengibre, tomilho, canela, aipo, mostarda, coentro e jasmim são outras especiarias consideradas estimulantes - muitas vezes pelo aroma - desde a Antiguidade.

Flor de laranja: a flor tem apelo sexual, pois é associada ao órgão reprodutor feminino.

Frutas: para os astecas, o abacate estimulava o sexo por ter formato sugestivo - cresce em dupla, lembrando os testículos. Desde a Antiguidade, a romã tinha sua flor carnosa associada à vagina. Quando as sementes são fermentadas, obtém-se a grenadina, licor que também é considerado afrodisíaco.

Grão de bico: rico em triptofano, um aminoácido usado pelo organismo na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, satisfação e confiança. Boas doses de triptofano aumentam, ainda, as taxas de ovulação.

Mariscos: ostras, mexilhões e vieiras são ricos em fósforo e zinco, que melhoram a circulação sanguínea, favorecendo a ereção. Há, ainda, a mitologia ligada a Afrodite, deusa que nasceu de uma concha a partir da espuma do mar.

Mel: o nome "Lua de Mel" não parece fruto do acaso. O Kama Sutra cita uma receita de leite de camelo com gengibre, regado a muito mel, como sugestão para um bom desempenho na cama.

Queijo cottage e queijo de cabra: para as mulheres, laticínios como queijo branco e iogurte, e ainda grãos, verduras e legumes, são ricos em riboflavina (vitamina B2), que mantém saudável as mucosas do aparelho genital feminino.

Vinho: as uvas têm polifenóis e bioflavonóides que melhoram a circulação e fortalecem os vasos sanguíneos, fatores importantes para a boa ereção.

Fonte: VEJA RIO