COTIDIANO

Transoeste e túnel da Grota Funda entram em funcionamento

Promessas para melhorar o trânsito carioca, corredor de ônibus Transoeste e o túnel da Grota Funda começam a operar a partir da próxima quarta (5)

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

[---V---]

Duas obras prometidas para melhorar o trânsito carioca, o corredor de ônibus Transoeste e o túnel da Grota Funda entram em funcionamento nesta quarta (6). De acordo com a prefeitura, o túnel de 1,1 quilômetro estará aberto aos motoristas a partir das 10h, reduzindo o tempo gasto no percurso entre a Barra e Pedra de Guaratiba de 30 minutos para 4. Será um dos mais modernos do Brasil, com sistema de monitoramento que inclui detecção de incêndios e sensores para identificar carros fora de controle. Batizado de túnel José Alencar, em homenagem ao ex-vice presidente morto em 2011, vai contar ainda com botões de emergência para motoristas pedirem socorro.

Faça um tour virtual em 360° dentro do túnel

Já a Transoeste entra em operação com 9 estações e 11 ônibus articulados, das 10 às 15h. Por enquanto, será operado apenas o trecho entre Pingo D'Água e Alvorada, que conta com as estações Pingo D'Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada. Segundo o governo municipal, até o dia 14 de julho todas as estações vão estar em funcionamento. Uma curiosidade será a voz que sairá dos alto-falantes nas estações e no interior dos ônibus. Pertence à Íris Lettieri, consagrada por seu tímbre e entonação nos avisos do Aeroporto Tom Jobim.

Fonte: VEJA RIO