CASAMENTO

As igrejas mais concorridas do Rio

Conheça os templos mais disputados por quem quer se casar na cidade maravilhosa. Em alguns deles, há vagas somente para 2013

Por: Louise Peres - Atualizado em

homeigreja2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O momento de trocar alianças e jurar amor eterno não pode acontecer em um altar qualquer. Tendo essa máxima em mente, muitas noivas já elegem, antes mesmo de começar a planejar o casamento, a igreja dos sonhos para o grande dia. No Rio, templos centenários e que marcaram a história do país despontam como os mais escolhidos pelos pombinhos mais tradicionais. ?São igrejas do século XVIII, barrocas, lindíssimas?, afirma o cerimonialista Ricardo Stambowsky. A procura é tamanha que, em algumas delas, restam poucas datas disponíveis para o ano que vem e já é grande a demanda por horários para 2013.

Engana-se quem pensa que a Igreja da Candelária, por sua imponência, seja a mais cara e disputada da cidade. Justamente por seu tamanho monumental, a igreja localizada no final da movimentada avenida Presidente Vargas afugenta as noivas. ?Nenhuma mulher quer entrar para se casar com a igreja vazia. Por ser muito grande, até a decoração precisa ser maior e acaba saindo mais cara?, esclarece Roberto Cohen, cerimonialista. Como a procura não é tão grande, é possível agendar um casamento na Candelária com seis meses de antecedência. Comparada às demais, a taxa também não é das mais caras: 2 000 reais.

Existe, de fato, uma relação entre a demanda por determinadas igrejas e o valor por elas cobrado. É a velha lei da oferta e da procura: quanto mais requisitada é a paróquia, maior tende a ser a taxa. A exclusividade da data, capricho exigido por muitas noivas, também encarece o preço a ser pago. Em alguns casos, chega até a dobrar esse valor. Se a igreja disponibiliza dois horários por dia e a noiva fizer questão de ter a noite só para ela, deverá cobrir o valor de ambos.

A preferida das noivas é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Antiga Sé, na Praça XV. Restaurada recentemente, ela foi Catedral Metropolitana do Rio e, no século XIX, recebeu cerimônias da família Real Portuguesa, como a coroação de D. Pedro I e o batizado e o casamento da princesa Isabel. ?A igreja é deslumbrante. É um privilégio se casar em um santuário como aquele?, diz Stambowsky. Privilégio que tem lá seus custos. Para casar-se em um lugar tão cheio de história com exclusividade ? ou seja, ter a igreja fechada apenas para a sua cerimônia naquela data - o casal de pombinhos precisa desembolsar nada menos que 5 500 reais. Nada que afugente os noivos: a agenda do ano que vem está lotada, e no dia 1 de setembro a igreja abre a marcação de casórios para 2013.

Além da Sé, as igrejas de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Bonsucesso, também no Centro, são outras opções bem cotadas para cerimônias. Fora do bairro, o Outeiro da Glória também tem alta procura. Confira abaixo as igrejas mais procuradas pelas noivas cariocas:

Igreja Nossa Senhora do Carmo - Antiga Sé

Onde fica: Rua 1º de Março, s/n, Centro

Quem já se casou: lá foi celebrado o casamento do prefeito Eduardo Paes e de Cristine Assed. Também se casaram na Igreja do Carmo a designer de joias Júlia Monteiro de Carvalgo e Ernani Judice.

Quanto cobra: 3 000 reais. Se a noiva desejar exclusividade, o valor da taxa sobe para 5.500 reais.

O valor inclui: celebrante, iluminação, tapete e chuva de pétalas de rosas. Aos sábados, possui apenas dois horários: 18h e 20h.

Disponibilidade: a agenda de 2012 está lotada. A partir do primeiro dia útil de setembro ? a próxima quinta (1) - será possível reservar datas para 2013.

homeigreja1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso

Onde fica: Rua Santa Luzia, 206, Centro

Quem já se casou: Alexandre Schiavo, presidente da Sony Music Brasil, e a advogada Juliana Santos.

Quanto cobra: 2.200 reais. O dinheiro do celebrante é pago à parte: R$ 300. Também é possível trazer o padre de outra paróquia.

O valor inclui: iluminação, tapete e sino.Realiza casamentos às 19h e às 20h. Para ter exclusividade, é preciso pagar os dois horários, o que sobe o valor para 4.400 reais.

Disponibilidade: agenda de 2011 lotada até o fim do ano.

Igreja São Francisco de Paula

Onde fica: Largo de São Francisco de Paula, Centro

Quem já se casou: foi a igreja eleita por Sthefany Brito e Alexandre Pato.

Quanto cobra: varia segundo um critério curioso, quanto mais tarde, mais caro. Case uma hora mais tarde e desembolse mil reais a mais. Às 18h, o valor é 2.250 reais; às 20h, 3.250 reais. Casar com exclusividade é mais caro ainda: 4.250 reais. Além da taxa, o casal deve 300 reais pela iluminação da igreja.

O valor inclui: chuva de pétalas, celebrante, sino e tapete.

Disponibilidade: agenda para 2012 lotada. Já existe fila de espera para agendar casamentos em 2013.

igreja3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro

Onde fica: Praça Nossa Senhora da Glória, 135, Glória

Quem já se casou: lá foram celebrados o casamento e as bodas de 10 anos de casados da apresentadora Regina Casé e de seu marido, Estevão Ciavatta.

Quanto cobra: 3 000 reais. Também realiza casórios durante a semana, quando o valor cai para 2 000 reais.

O valor inclui: celebrante e iluminação. Há apenas dois horários possíveis para cerimônias: um diurno, às 11h, e outro noturno, às 19h.

Disponibilidade: para 2011, todos os sábados estão lotados.

Fonte: VEJA RIO