COTIDIANO

Igreja de Nossa Senhora da Penna ganha plano inclinado

Equipamento tem capacidade para transportar dezoito passageiros por vez até o santuário localizado em Jacarepaguá, em viagens com duração de cinco minutos

- Atualizado em

igreja.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos mais antigo santuários da cidade, a Igrena de Nossa Senhora da Penna, em Jacarepaguá, acaba de ficar mais acessível aos fiéis que desejam visitá-la. Foi inaugurado no último domingo (24), um plano inclinado que facilita ainda o acesso de moradores e turistas à Pedra do Galo, onde fica a igreja. Semelhante ao implantado na Igreja da Penha, em 2012, o veículo transporta dezoito passageiros por viagem, percorrendo um trecho de 110 metros sobre a rocha em cinco minutos.

Foram erguidas duas estações - a primeira na Rua Nossa Senhora da Penna e outra no topo da Pedra do Galo, onde fica a base da igreja. O projeto também inclui a instalação de um elevador, que liga a estação superior ao pátio da igreja. Foi realizada ainda obras de urbanização da área, com implantação de drenagem de águas pluviais, instalação de rede de água potável com bebedouros, melhoria da iluminação pública e reforma dos banheiros, que ganharam acessibilidade para cadeirantes.

Contruída entre os anos de 1633 e 1642, a Igreja de Nossa Senhora da Penna é o segundo santuário mais antigo de Jacarepaguá. Erguida sobre um penhasco de 160 metros de altura e com uma ladeira íngreme toda calçada em pedra pé de moleque, é um dos principais pontos históricos da Zona Oeste.

elevador.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO