SUSTENTABILIDADE

Horta em casa

Saiba como usar doze variedades de ervas e temperos na cozinha

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Alecrim - é muito resistente e precisa ser podado de vez em quando. O tempero combina com vários tipos de pratos. As flores caem bem em doces e em saladas. Já as folhas em carnes, peixes e sopas. Curiosidade: o alecrim ajuda a manter os insetos longe.

Hortelã - é sensível ao calor e à chuva em excesso. Para cultivá-la, corte estacas da raiz ou do caule e mergulhe-as na água. Quando criar raízes, a planta está pronta para ser colocada na terra. O hortelã combina com peixes e carnes vermelhas. Também dá sabor a alguns sucos e sobremesas.

Orégano - não precisa de muito espaço e é resistente ao sol forte. Na hora de colher, retire as folhas junto com o caule. Macere as flores para tratar picadas de insetos.

Cebolinha - brota sempre folha nova. É resistente ao frio e se dá bem em qualquer canteiro de flores ou vaso. Basta manter o solo arejado e úmido. É uma delícia com receitas que levam ovo, legumes cozidos e em saladas.

Pimenta - para deixar sua horta colorida e alegre.

Manjericão - perfuma a casa e precisa ser plantado em local bem iluminado e arejado. Vai bem no molho de tomate do macarrão, na pizza e na salada.

Melissa - fácil de cultivar, ela pede solo bem úmido e vive bem na sombra. Suas folhas podem ser colhidas em qualquer época do ano. Experimente usá-la para temperar saladas, carnes assadas e molhos para peixe. Já o chá de suas folhas é calmante natural.

Sálvia - gosta de sol. Combina com assados e, picada na manteiga, é uma delícia para servir com torradas.

Tomilho - para cultivá-lo, é preciso um ambiente bem iluminado e arejado. Tempera muito bem o feijão e também combina com assados e sopas. O chá de suas folhas ajuda a combater a tosse.

Manjerona - muito popular nas cozinhas grega e italiana, a erva é usada no preparo de carnes, sopas, molhos de tomate e pizzas, bem como no tempero de óleos e vinagres. Batatas, pratos com queijo e omeletes ficam mais gostosos com manjerona.

Coentro - de sabor marcante, é muito usado nas cozinhas do Norte e do Nordeste do Brasil. Combina muito bem com frutos do mar apesar de ser ingrediente essencial no molho curry, usado na Índia para dar sabor a frangos e carnes.

Salsinha - gosta de sol e exala um perfume muito gostoso. Os ramos fresquinhos dão sabor a carnes, sopas, bolos salgados, saladas e omeletes.

Fonte: VEJA RIO