EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Líquido e certo

Começa na quinta (11), no Mais que Nada, em Copacabana, um festival de shots (minidrinques), que apresentará ao carioca vinte invencionices alcoólicas bem coloridas. Os donos do bar passaram uma temporada em Barcelona, cidade que é referência em espetáculos de chupitos, e de lá veio a ideia.

Veja dois exemplos.

historias-cariocas-04-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Morro abaixo

historias-cariocas-01-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A largada será no Telégrafo, e o encerramento, lá embaixo, no Buraco Quente. São nomes de localidades do Morro de Mangueira, que, no dia 21, servirá de palco, pela primeira vez, para uma etapa do Circuito Estadual de Mountain Bike em Favelas. Seus becos estreitos, às vezes com um metro de largura, serão obstáculos ?naturais? para 150 ciclistas disputando em sete categorias distintas. Para amenizar o efeito das quedas, postes já estão ganhando revestimento de espuma, e redes serão colocadas nos vãos entre as vielas. A foto acima foi da primeira corrida do campeonato, realizada em fevereiro, no Pavão-Pavãozinho.

Desta vez em segundo

historias-cariocas-03-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos mais acessados sites de viagem do mundo, o TripAdvisor divulgou, na semana passada, os resultados de uma pesquisa, feita com seus internautas, na qual o Cristo Redentor aparece em segundo lugar na lista de melhores pontos turísticos da América do Sul, ficando atrás apenas das ruínas de Machu Picchu. A consulta abordou vários temas, e houve algumas surpresas, como o Forte de Copacabana, com suas relíquias militares, marcando presença na quinta posição entre os milhares de museus do país.

Site ouviu a opinião de milhões de internautas, mundo afora

GRANDE surpresa

Forte de Copacabana

(quinto lugar entre os museus de todo o país)

PRINCIPAL rival

Machu Picchu, no Peru

504

É o número de assinaturas que até a tarde de quinta (4) apareciam num abaixo-assinado eletrônico (de alunos, pais e ex-alunos) contra a possível venda do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - mais conhecido pela sigla Ibmec, grupo educacional com sedes na Barra e no Centro, também atuando em Belo Horizonte e Brasília. Executivos da própria empresa teriam feito recentemente uma proposta milionária a Claudio Haddad, o maior acionista. No Rio a escola conta com 6 000 alunos, e os líderes do movimento dizem que a preocupação é que, uma vez sendo fechado o negócio, surja a ganância e vá embora a qualidade do ensino.

O PODER DAS MASSAS

historias-cariocas-02-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Este é o ravióli mágico, criação da chef Silvana Bianchi. Com massa artesanal, creme de leite e maçã ácida, o prato data do início da década de 80 e, em 1995, no Quadrifoglio, viveu o auge, chegando a ser plagiado na concorrência. Há cinco anos, porém, praticamente desapareceu dos cardápios, consequência natural do afastamento de Silvana do mercado -- ela é avó do menino Sean, figura central de um rumoroso caso de disputa de guarda entre brasileiros e americanos. Estresses à parte, Silvana aos poucos volta à ativa, agora levando a iguaria ao Ix, no Shopping da Gávea. Estão saindo quinze por noite.

Fonte: VEJA RIO