EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

O RIO EM LEILÃO

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O mercado de arte se agitou, na semana passada, com a notícia de que serão leiloados, numa leva só, sob o martelo do prestigiado Horácio Ernani, dezenas de quadros retratando o Rio do século XX. A disputa pelas obras ainda não tem data marcada -- deve acontecer até o fim de julho, em seu espaço cultural, na Rua São Clemente, em Botafogo. Destaca-se Homenagem ao Rio de Janeiro, de Cícero Dias, óleo sobre tela dos anos 70, com 75 centímetros de altura por 63 de base, que é a capa do catálogo. Com lance inicial de 260 000 reais, o quadro terá como coadjuvantes uma Praça XV de José Pancetti e a vista do Arpoador pela ótica de Virgílio Lopes Rodrigues.

Longe da praia

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O projeto se apresenta sem meias palavras, indo direto ao ponto: trata-se de passeios turísticos, sim, mas "fora do clichê praia e sol, tão vendido no exterior e para brasileiros de outras cidades". É o Rolé Carioca, iniciativa do grupo M?Baraká e da Universidade Estácio de Sá, com curadoria dos historiadores William Martins e Rodrigo Rainha. Segundo eles, só entram no roteiro ruas e lugares que consigam traduzir a alma do Rio. Segue até novembro, sempre no último domingo do mês. Mais informações: 2208-5952. Confira as datas.

UMA PAUSA PARA A LEITURA

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um pequeno oásis de paz no meio da balbúrdia foi aberto há três semanas, contíguo a uma calçada de Botafogo. Trata-se de um espaço dedicado à leitura e à concentração na Rua Bambina, mas é exagero chamar de biblioteca -- está mais para quintal de leitura. Ainda assim, a ideia de combinar jardim, livros e café soa simpática num bairro marcado pelo vaivém. Numa varanda do Hotel Contemporâneo, misturam-se mesas de ferro, cadeiras grifadas e uma jabuticabeira. São 120 títulos, disponíveis não só para hóspedes. A coleção é eclética e reúne desde Vidas Secas, de Graciliano Ramos, a versões em inglês de HQs como Homem-Aranha.

Ranking dos shoppings

Uma pesquisa realizada entre abril e maio pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente apontou os shoppings mais alinhados com os desejos do público consumidor. Foram dadas notas para serviços como banheiros, fraldários e até a educação dos seguranças. Ganhou o BarraShopping, e pela primeira vez surge no ranking do IBRC o novato Village Mall. No estudo anterior, o Rio Sul foi o campeão, mas desceu sete posições e não aparece entre os cinco mais bem colocados. Abaixo, as duas tabelas.

historias-cariocas-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Casa quente e colorida

Se dissermos que esse ambiente faz parte de uma casa na Barra, você acredita? Fica lá, sim, mas é um cenário: típica residência de subúrbio montada no ginásio da Arena HSBC para a sitcom Vai que Cola, que o Multishow estreia em julho. A mobília veio de antiquários da Rua do Lavradio, na Lapa. Veja, abaixo, alguns detalhes que são a cara da decoração de lares da nossa Zona Norte de tempos atrás.

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO