EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

De volta ao túnel do tempo

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Produzida através de uma técnica chamada pinhole, a foto acima, com ares de pintura impressionista, mostra uma das estátuas do Passeio Público, no Centro. Foi tirada por Rafael de Oliveira, jovem morador do Complexo da Maré, valendo-se de uma lata com um furinho no meio e fita isolante que o tampa -- quando aberta a fenda, inicia-se o processo fotográfico, bem mais lento que nas câmeras com lente. O trabalho do jovem está no livro Cada Dia Meu Pensamento é Diferente, a ser lançado na quinta (7), na Casa França-Brasil, parte do projeto Mão na Lata, que funciona há dez anos na favela. Desta vez os alunos foram estimulados a retratar como era o Rio do escritor Machado de Assis.

Sem álcool, com biscoito

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos mais populares vídeos do grupo Porta dos Fundos, Traveco da Firma conta, em três minutos, a divertida história de um homem que se prostitui para conseguir manter o condomínio em dia, pagar um curso de inglês para a filha e comprar Negresco para ?o menorzinho?. Já foi visto por 2 300 000 pessoas no YouTube. O empresário Rafael Garcia, do bufê Blitz Open Bar, também gostou do esquete, sacou a oportunidade e acabou se inspirando nesse biscoito (geralmente um dos mais caros da prateleira) para criar o candy-drink Blitz Cookie, que leva ainda sorvete de baunilha e xarope de coco. Sem álcool, tem feito sucesso nas festas de criança, conquistando o público-alvo pelo cheirinho e, principalmente, pelo visual.

Cores do mestre da criançada

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Esta Enseada de Botafogo está à venda, e seus traços velozes, em tinta vinílica sobre tela, foram feitos por mãos que se tornaram famosas pelos desenhos infantis, à base de pilot e papel. A obra é de Daniel Azulay, 66 anos, criador, na década de 70, da Turma do Lambe-Lambe, pioneiro na arte de fazer programa inteligente na TV para a garotada. O quadro integra uma série de sete, todos eles dedicados ao Rio, pintados em 2012. Os maiores (como este) têm 1,5 metro de base. Ficam expostos a partir desta semana no ateliê do artista plástico, em Copacabana. Podem custar até 30 000 reais.

Papo com a diretoria

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Espécie de Actor?s Studio à moda carioca, a franquia que agregou primeiramente atores (de 2008 a 2010), depois autores (em 2011), agora leva ao Solar de Botafogo o evento Cenas de um Diretor, reunindo, para um papo com a plateia, nomes que comandam a teledramaturgia brasileira. Nesta segunda-feira (dia 4), Marcos Schechtman (foto 1), de Salve Jorge, será entrevistado pela atriz Leona Cavalli. Os encontros vão até maio, e na pauta há feras como Dennis Carvalho (foto 2) e Mauro Mendonça Filho (foto 3). Em pauta, como no programa dos astros americanos, estão vida e obra dos convidados, além de discussões sobre os rumos das artes cênicas.

Memória da Cidade

Passado o Carnaval, ouvidas as principais personalidades do mundo do samba, parte para a fase de montagem e de negociação de direitos de imagem o documentário (ainda sem título) que a Conspiração Filmes prepara sobre o Sambódromo. Com direção de Arthur Fontes, será lançado em 2014, quando se festejam os trinta anos da Passarela de Desfiles Darcy Ribeiro -- eis o nome oficial. Há depoimentos de gente que, durante a festa, praticamente vive na Sapucaí, como o diretor social da Liga Independente das Escolas de Samba, Jorge Perlingeiro, que dorme quatro noites num contêiner ao lado da avenida.

Fonte: VEJA RIO