EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

O cenário das noivas românticas

hc1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Uma em cada cinco noivas cariocas escolhe como locação para fotos, ainda de vestido, no dia do casamento, o cenário da Praia de Copacabana ? como fez Kyra Penido, na sacada do Rio Othon Palace. A empresa de consultoria Digipix realizou recentemente uma enquete pa­ra saber os lugares favoritos das jovens nubentes. O resultado reforçou antigas preferências, como a Pedra do Arpoador (mesmo que seja difícil subi-la de salto alto), a Vista Chinesa, o Jardim Botânico e o Parque Lage. Além desses clássicos, a pesquisa apontou novas tendências, como a cobertura do Fasano, hotel inaugurado há quatro anos na Avenida Vieira Souto, em Ipanema.

Quatro restaurantes entre os melhores do país

hc2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A gastronomia carioca vive excelente momento. Uma nova prova disso foi o resultado da premiação, na semana passada, do Guia 4 Rodas, publicado pela Editora Abril, assim como VEJA RIO. Apenas seis restaurantes, dos 264 estrelados de todo o país, mereceram a cotação máxima da publicação ? três estrelas ? e, entre eles, quatro são do Rio: Antiquarius, Olympe, Le Pré Catelan (na foto, uma de suas sobremesas) e Roberta Sudbrack, a mais nova casa a conseguir entrar no restrito clube. A edição de 2012 do guia, que há cinco décadas oferece as melhores dicas de roteiros rodoviários, hotéis, pousadas e restaurantes, está chegando às bancas com 900 páginas, ao preço de 29,99 reais.

Memória da Cidade

hc5.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Píer Mauá, erguido na década de 40 no hoje revalorizado porto carioca, tem por trás de sua história um nome de pronúncia difícil, raramente lembrado: Oscar Weinschenk, engenheiro que o projetou e que no início das atividades chegou a batizar a construção ? tanto é assim que, até há alguns anos, lá se encontrava uma placa de bronze sobre o construtor, desaparecida depois de tanta obra. Os herdeiros se uniram e vêm se empenhando para resgatar sua trajetória: criaram um site sobre o assunto e vão mandar fazer nova inscrição, desta vez de acrílico, para acompanhar a estética do Museu do Amanhã, que ali será aberto.

Belezas romanas em um show de luz e cor na Cinelândia

hc4.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Como se fosse um Paulo Barros à moda italiana, o encenador Valerio Festi comandará, na Cinelândia, um desfile de cores, luzes, canto e dança, com direito a projeção na fachada do Theatro Municipal, acrobacias, show pirotécnico e bailarinos que parecem voar. O espetáculo, chamado Ensaio sobre a Beleza, marcará, no próximo dia 15, a abertura do Momento Itália Brasil, iniciativa que celebra e reforça laços entre os dois países. O artista tem no currículo, por exemplo, a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim. Sem cobrança de ingressos, a expectativa da produção do evento é reunir uma multidão de 40?000 pessoas na praça.

Decoração embalada pelo rock

hc3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Não conseguiu comprar ingressos para ver Cold­play e Red Hot no Rock in Rio? Amenize a frustração dando uma passada na Casa Cor, evento de decoração que será aberto nesta terça (4), no Palacete Linneo de Paula Machado, em Botafogo. É que no home theater assinado por Andrea Chicharo aquelas duas bandas serão as estrelas na telona. A arquiteta carioca fã de música jovem aposta nos tons de cinza, marrom e bege, e em almofadas de linho, para dar mais aconchego à família na hora de curtir um DVD de shows ou de filmes. O sofá do ambiente é feito de penas de ganso e, repare, uma pequena mesa pode ser a ele acoplada, deixando as comidinhas bem ao alcance das mãos dos espectadores, como costuma acontecer com os sacos de pipoca no cinema.

Fonte: VEJA RIO