EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Pedacinhos de Santa Teresa

Marcello Cavalcanti
(Foto: Redação Veja rio)

Você vai a uma cachaçaria, bebe além da conta, mas nem por isso precisa achar que está vendo tudo fora de foco. As fotografias são assim mesmo, montadas a partir de centenas de imagens do mesmo lugar, dando a impressão de movimento. Estão no bar Mangue Seco, na Lapa, e são de autoria de Marcello Cavalcanti, que se inspirou na arquitetura irregular do bairro gótico de Barcelona, na Espanha. A mostra Fotofragmentos traz, por exemplo, esta imagem do Largo do Curvelo ainda com bondinhos, em 2010. Trata-se do pontapé inicial do blog RJ450, que desde agora encabeça ações em homenagem ao aniversário de 450 anos da cidade, em 2015. O próximo evento será um passeio guiado pelo cais, no dia 15.

Com o Rio no pulso

Divulgação / Antonio Bernardo
(Foto: Redação Veja rio)

Esta é a pulseira recém-criada pelo designer Antonio Bernardo para o movimento Marca RJ, concebido pelo publicitário André Eppinghaus em releitura do consagrado ?r? de ?marca registrada?. A joia tem plaquinhas com palavras que, segundo os organizadores da campanha, são os atributos primordiais do estado do Rio. Da esquerda para a direita, veem-se nesta ordem: inovação, beleza, alegria, paz, estilo, energia e paixão. Outros cariocas já aderiram à iniciativa, estampando o RJ em suas fachadas ou produtos, como João Luiz Garcia, dono do bistrô Lorenzo, e Renata Saboya, da sorveteria Mil Frutas. Os hotéis Marina e o cachorro-quente Geneal também abraçaram a ideia.

Memória da cidade

Flávia da Matta Design
(Foto: Redação Veja rio)

Como se chama mesmo aquele shopping center da Rua General Severiano, em Botafogo? Ele parece sofrer de crise de identidade. Em 1994 foi inaugurado como Rio Off-Price, reunindo lojas com artigos mais baratos, num conceito de ponta de estoque. No ano de 2002 mudou-se a pegada do empreendimento, que virou Rio Plaza. Mas a troca gerou confusão, pois em Niterói há outro Plaza, e um nada tem a ver com o outro. Agora passa a se chamar Casa & Gourmet ? e os gaiatos dizem que isso mais parece nome de revista, e não de shopping. De qualquer forma, pretende continuar sendo um polo de decoração, com bons restaurantes.

A sabedoria invade a favela

Vânia Laranjeira
(Foto: Redação Veja rio)

A Biblioteca Parque de Manguinhos vai receber a partir deste mês (junto com sua coirmã da Rocinha) cursos de filosofia, literatura e história coordenados pela equipe da badalada Casa do Saber. Sediada na Lagoa, ela começa a estender seus braços para as favelas, prometendo manter a qualidade das aulas e levar ao morro os mesmos convidados que costumam brilhar no asfalto. Entre os que vão participar do primeiro ciclo de palestras está o poeta Affonso Romano de Sant?Anna, falando na mesa Como a Literatura Pode Mudar a Sua Vida.

Raio-X de um boom

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Primeiro sindicato de habitação criado no Brasil, o Secovi Rio está festejando setenta anos e aproveita para lançar um compêndio sobre sua história. O objetivo é mostrar como se deu a evolução do mercado imobiliário na cidade e no estado durante o século XX. Hoje a entidade representa 33?000 condomínios e quase 6?000 administradoras de prédios. Ela surgiu em 1942, com o longo nome de Associação Profissional das Empresas de Compra, Venda e Locação de Imóveis. Crescendo com o Rio traz fotos históricas da expansão do setor justamente a partir da década de 40. Aborda, por exemplo, o tempo das vacas magras, quando a II Guerra Mundial impôs certo medo ao mercado, e termina falando da atual efervescência de preços na capital, reflexo da proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016.

Fonte: VEJA RIO