EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Carnaval de ideias

historias-cariocas-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Por que dividem a mesma ilustração uma guitarra, um equino, uma velha TV em preto e branco e um louro de bigode louro tomando uma loura? Essa inusitada mistura de ícones é uma pista do que vai passar na Sapucaí em 2013. Na semana passada, com o fim do processo de apresentação dos enredos, ficou explícito o samba do carnavalesco doido que veremos em fevereiro. A Mocidade festejará o Rock in Rio. A Beija-Flor terá como tema uma raça de animal: o manga-larga marchador - isso mesmo, quarenta alas e oito alegorias para contar a história de um cavalo. Noveleiros como Janete Clair e Dias Gomes darão o mote à São Clemente. E a Unidos da Tijuca, atual campeã, vai falar da Alemanha. As escolas também vão homenagear cidades e estados brasileiros, como Cuiabá (Mangueira) e o Pará (Imperatriz).

Barra em dia chique

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Clube Itanhangá, na Barra, sedia neste sábado (28) torneios de dois esportes, por assim dizer, de elite: golfe e polo. São eventos fechados, apenas para sócios, seus amigos e parentes. E o dia, que começa cedo (as primeiras tacadas acontecem às 7 da manhã), não será todo ele dedicado só às competições. Haverá desfile de moda e exposição de carros importados. Quando anoitecer, entrarão em cena os DJs mais descolados da cidade, tudo regado a brunch com a grife do chef Luiz Incao, ex-Copacabana Palace, hoje no Albamar. No convite, os trajes são descritos assim: mulheres ?lindas? e homens ?elegantes?. Confira ao lado números e curiosidades do circuito de golfe, oficialmente chamado Copa Cidade do Rio de Janeiro.

Memória da cidade

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Francisco Cuoco, sem um fio de cabelo branco, conversa com Maria Esmeralda observado por Fernanda Montenegro. Interpretava Arandir, sujeito acusado de trocar uma bitoca com um moribundo, em plena luz do dia, na Praça da Bandeira. Trata-se de cena de uma das primeiras montagens de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, no Tea­tro Maison de France, em 1961. No próximo sábado (4), estreia no Glaucio Gill, em Copacabana, nova adaptação do texto rodriguiano, com direção de César Rodrigues. Agosto marca o centenário de nascimento do polêmico dramaturgo, falecido em 1980.

Uma corrida na sombra

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Às 10 horas do domingo que vem (5), com atletas saindo do Paço Imperial e passando por outros pontos históricos do Centro, será dada a largada do Circuito Light Rio Antigo. O percurso básico tem 5 quilômetros e uma grande vantagem em relação às corridas na orla e no Aterro: a sombra, por causa dos prédios da região. São aguardados 7?000 competidores e espera-se que cheguem de metrô ao local da prova - desde a semana passada eles estão recebendo vouchers, para evitar que os poucos estacionamentos da área fiquem lotados. Se você é um dos inscritos, saiba desde já: a melhor estação para descer é a Carioca.

Filmes com final feliz

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Comemorando uma década de serviços prestados à sétima arte, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro convoca ex-alunos (são 3?600) a participar de um projeto inédito: compilar, em dez DVDs, boa parte dos curtas surgidos em sala de aula. Diretores como Ruy Guerra e Walter Lima Júnior serão os responsáveis pela seleção. Instituição privada sem fins lucrativos, a escola ocupa um prédio de 1914, na esquina das ruas da Alfândega e Primeiro de Março, no Centro - que em breve ganhará um retrofit assinado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o mesmo autor da reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, nos anos 90.

Fonte: VEJA RIO