EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Terraço que bate um bolão

historias-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Começa a tomar forma uma nova filial da Escola Americana, que agora chega ao Recreio. Reconhecida por investir pesado no ensino da língua inglesa, atraindo famílias de estrangeiros residentes no Rio, além de atrizes como Bruna Marquezine e a adolescente Sasha, filha da apresentadora Xuxa, a rede está construindo um imponente prédio (acima, o projeto) perto da casa de shows Ribalta. Contratou a Dominus Engenharia para erguer um edifício diferente, com pista de atletismo e quadras no terraço. E até no subsolo a bola poderá rolar, já que uma claraboia vai proporcionar luz natural aos corredores das salas de aula e ao campo de futebol a ser construído debaixo da terra.

Levando o Rio estampado na sacola

historias-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Moradora do Jardim Botânico e formada em design em Paris, a carioca Kakau Höfke, 45 anos, prepara-se para alçar novos voos, desta vez em direção aos Estados Unidos. Na terça (15), a Macy?s, loja de departamentos de Nova York, com centenas de endereços nos EUA, lançará uma série de sacolas exibindo as linhas coloridas da artista brasileira, que diz sempre se inspirar na cidade natal para compor seus trabalhos. O que lhe abriu as portas no exterior chama-se Escultura Iluminada. É feito em acrílico e madeira MDF, mostrando o contorno de pontos como o Corcovado, o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea. A partir de agora, muitos dos milhões de clientes da Macy?s sairão do caixa levando suas compras guardadas em bolsas que exibem essas e outras curvas do Rio.

Memória da Cidade

historias-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

No dia da Primeira Comunhão, tiraram foto do menino. Ele tinha 6 anos. Depois de crescido, cantaria Quem Sabe É Deus, Seu Caminho Se Abre, Sonhos de Natal, Transformação, Um Ser de Luz e Súplica. Quem é ele?

A- Marcelo Rossi

B- Roberto Carlos

C- João Nogueira

D- Waguinho

E- Fábio de Melo

Os títulos enganam ? não são canções de caráter religioso, muito menos hinos de louvor. Elas se juntam a outras, mais famosas, como Minha Missão e Poder da Criação, no repertório deste carioca do Méier cuja discobiografia está sendo lançada pela Casa da Palavra. No livro de Luiz Fernando Vianna se fala da carreira e da vida do músico, morto em 2000, que tinha a cara do samba do Rio. A opção correta é a C: João Nogueira.

Mãe aos 40

historias-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Em nível nacional, ainda é pequeno, apesar de vir crescendo, o número de mulheres que decidem ficar grávidas na casa dos 40 anos ? recente pesquisa do Ministério da Saúde revelou que 2,5% das brasileiras têm filhos nessa idade. Dados do Vida, centro de fertilidade da rede D?Or de hospitais, recolhidos desde 2009 mostram que, pelo menos entre as cariocas, as gestantes maduras formam uma tendência. Se naquele ano a instituição atendeu 186 quarentonas, apenas de janeiro a abril de 2012 já passaram pelo Vida 160 grávidas entre 35 e 45 anos ? nessa proporção, elas seriam quase 500 até dezembro (confira na barriga ao lado). No sábado que vem (19), a clínica promove em sua sede, na Barra, o Dia das Futuras Mamães, com palestras sobre os riscos da chamada gravidez tardia.

Mulheres grávidas entre 35 e 45 anos*

Banho de loja no Alemão

historias-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O cruzamento abaixo se situa no Complexo do Alemão. À esquerda, o lugar hoje. E a imagem à direita mostra como a rua principal e a ladeira podem ficar, na concepção do arquiteto Jeanitto Gentilini, diretor do Jardim Botânico de Brasília. Ele veio ao Rio para dar um curso de urbanismo, aberto nesta semana, voltado para os moradores da favela. Em pauta, o apreço pela Terra e o cuidado com as pessoas. O objetivo: que todos plantem hera no muro e construam jardins. "Eles podem ser comestíveis", observa Jeanitto, frisando que a população deve exigir do poder público o constante recolhimento do lixo e um calçamento digno nas vielas.

Fonte: VEJA RIO