Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 14h36 - Publicado em 30 mar 2012, 18h11

Memória da cidade

Na foto, o jornalista Millôr Fernandes em 1970, época em que integrava a equipe de O Pasquim, semanário que se notabilizou pela linguagem solta, humor, crítica de costumes e oposição ao regime militar. Ele havia fundado o jornal (com Tarso de Castro, Sérgio Cabral e Jaguar, a ?Patota de Ipanema?) meses antes, e esteve à frente da turma que sabatinou Leila Diniz naquela que se tornaria uma das entrevistas mais polêmicas da história da imprensa brasileira, recheada de palavrões (substituídos por símbolos como §#!) e declarações contundentes. Repousa nos arquivos da Rádio JB a fita-cassete com o áudio da conversa ? e quem já ouviu assegura que a atriz falou muito mais do que foi publicado. Millôr morreu terça passada (27), aos 88 anos, após uma parada cardíaca.

Touquinhas ao mar

historias-cariocas-2.jpg
historias-cariocas-2.jpg ()

Chega à décima edição a Travessia dos Fortes, com os nadadores largando neste domingo (1º) no Posto 6, tendo o Leme como objetivo final. A história da prova pode ser contada de várias formas, uma delas através de seus números. Quantas toucas foram usadas até hoje? Cerca de 20?000. Qual teria sido a distância percorrida juntando-se todos os competidores? Quase 70?000 quilômetros de mar. E os recordistas? Allan do Carmo, que em 2009 chegou em 35 minutos e 42 segundos, e, entre as mulheres, Ana Marcela Cunha, com 37 minutos e 35 segundos, no ano passado. A água mais fria (18 graus) foi a de 2004. A mais quente (24 graus), a de 2010. A previsão é que neste ano a temperatura fique na casa dos 22 graus, ideal para o nado. Recordes podem vir por aí.

Continua após a publicidade

Um bairro bom de IDH

historias-cariocas-5.jpg
historias-cariocas-5.jpg ()

Criador do Índice de Desenvolvimento Humano, em 1993, o economista indiano Amartya Sen estará entre nós agora em abril para uma conferência na nova sede do Ibmec, na Barra. Com um Nobel no currículo, ele vai discorrer sobre a ?década de ouro? do Rio, assim chamada por causa da Copa e dos Jogos Olímpicos, e também falará de sua invenção mais célebre. O IDH de um país, de uma cidade ou mesmo de um bairro avalia não só os direitos sociais básicos, como saúde e educação, mas também segurança, liberdade, habitação e cultura. Nascido na pobre Santiniketan, Amartya já morou em Londres e Boston. Confira ao lado os índices dos países em que viveu e constate como, ao palestrar na Barra da Tijuca, ele ficará feliz.

Samba governista

historias-cariocas-1.jpg
historias-cariocas-1.jpg ()

A águia azul e branca abrindo suas asas na frente de uma bandeira do Brasil deixa claro, desde a capa, o tema do livro: o alinhamento entre uma de nossas mais tradicionais escolas de samba e o governo federal ? com foco na ditadura Vargas. O Estado Novo da Portela, de Guilherme Guaral, a ser lançado no dia 14 pela Editora Paco, traz de volta os anos 40, quando a agremiação de Madureira faturou sete títulos seguidos, com enredos ufanistas. O autor se valeu de jornais da época e entrevistou componentes da velha guarda, como Tia Dodô e Casemiro da Cuíca, para lembrar desfiles sobre a participação do país na II Guerra, acerca dos brasões da República e até celebrando o Hino Nacional.

Ecologia e consumo

historias-cariocas-4.jpg
historias-cariocas-4.jpg ()
Continua após a publicidade

Já começou a subir e tem previsão de abertura no primeiro trimestre de 2014 um shopping ecologicamente correto no Recreio, mais especificamente no cruzamento da Avenida das Américas com a Estrada Benvindo de Novais. Seu projeto acaba de conquistar o certificado internacional Aqua (de ?alta qualidade ambiental?), por apostar em ideias como uma estação própria para tratamento de esgoto abastecendo o horto do centro comercial e o uso de iluminação e ventilação naturais em todas as suas áreas administrativas. O Américas Shopping ocupará 125?000 metros quadrados, com 200 lojas, e mereceu um investimento inicial de 220 milhões de reais.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.