EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Sem medo de tombos e empurrões

historias-cariocas5.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Elas não reclamam de unha quebrada nem de puxão de cabelo. São as meninas do Niterói Rugby, que treinam na Universidade Federal Fluminense, com a Baía de Guanabara ao fundo. Ali aprimoram rolamentos, arranques e táticas. Nas disputas estaduais o time tem superado rivais como o Rio Rugby e o Vitória, mas difícil mesmo é levantar de novo o título nacional, que conquistou duas vezes, em 2005 e 2009. No mês passado, em São Paulo, a equipe foi vice-campeã. Bateu aquela decepção, mas a vida segue e mais treinos vêm por aí. Esporte de muito contato físico, famoso pela bola oval que quica sabe-se lá para onde, a modalidade estará nos Jogos de 2016, com partidas no Estádio de São Januário. E essas moças também querem estar.

Lições sobre o flerte

historias-cariocas2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Digamos que você esteja numa boate. Quer três dicas sobre como conquistar aquela garota que nunca viu na vida? 1) Só se dirija a quem tenha feito contato visual com você; 2) nunca aborde mulheres diferentes próximas umas das outras; 3) evite perguntas que levem a respostas como ?sim? ou ?não?. Essas e outras lições sobre a arte do flerte fazem parte da agenda de cursos e palestras da Hot Fair, que acontece entre os dias 26 e 29, no Riocentro, em Jacarepaguá. Nascido há três anos como uma pequena feira de produtos eróticos nos salões do Monte Líbano, o evento ganhou corpo e teve de ser transferido para um lugar maior, tamanho o interesse dos visitantes.

Passeio pela belle époque

historias-cariocas1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O Palácio da Justiça, um magnífico prédio em estilo eclético erguido em 1926, no Centro, volta a promover visitas guiadas na quinta (19). Nelas, um ator caracterizado como Rui Barbosa explica detalhes dos salões repletos de adornos de fazer o queixo cair. Ao comentar o vitral da escadaria principal, por exemplo, ele fala da figura representada na peça, a deusa guardiã dos juramentos, Têmis, e explica o significado da balança. ?Vejam o equilíbrio entre o crime e a pena. Que os juízes tenham êxito e coragem. Pois o bom ladrão salvou-se. Mas não há salvação para o juiz covarde?, discursa, com toda a pompa, a encarnação do lendário jurista baiano.

Memória da cidade

historias-cariocas3.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A produção da recém-encerrada série Dercy de Verdade, da Globo, buscou imagens antigas da comediante no acervo da Cinédia. Foram usados trechos de Abacaxi Azul, filme de 1944. O arquivo do centro cultural, na Glória, tem muitas outras pérolas, capazes de abastecer uma dúzia de programas sobre a vida da atriz, como o hilariante Caídos do Céu ? na cena acima, vê-se Dercy Gonçalves (no centro) vivendo Rita Naftalina, ao lado de colegas como Costinha (no canto esquerdo) e Chocolate (no direito). Também ficaram de fora da série Romance Proibido e Samba em Berlim. Em cinedia.com.br há sinopses desses e de outros setenta títulos produzidos entre as décadas de 30 e 50.

Operação de resgate

historias-cariocas4.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O incêndio da Churrascaria Majórica, no Flamengo, na madrugada de terça (10), provocou uma comoção entre os amantes da boa mesa. Instalado há cinquenta anos em um prédio do século XIX, o restaurante foi completamente destruído pelo fogo. A tragédia deu início a uma mobilização pela reconstrução da casa. ?Estamos empenhados em levantar linhas de crédito para a reforma, pois trata-se de um patrimônio cultural do Rio?, diz Pedro de Lamare, presidente do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes. Até que isso aconteça, a família Villalonga seguirá recebendo seus fiéis clientes na filial de Petrópolis.

Fonte: VEJA RIO