EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins

UM BAIRRO NO DETALHE

Pedro Kirilos/ Riotur
(Foto: Redação Veja rio)

Sucesso em 2013, quando organizou passeios por sete bairros da cidade, o projeto Rolé Carioca está de volta no domingo (27), desta vez em Botafogo ? o encontro é às 9 horas, na Rua São Clemente, na altura da Praça Nelson Mandela (veja o mapa). Iniciativa do Centro Cultural M?Baraká e da Universidade Estácio, reúne profissionais chamados de storytellers, especializados em apresentar monumentos, estátuas, museus, mas não apenas isso: sempre relacionam os lugares a fatos históricos do Rio. O tour é gratuito, e Méier e São Cristóvão estão na pauta dos próximos meses.

QUALIDADE, PRATICIDADE E ELEGÂNCIA

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

A gente vê uma etiqueta made in China, Taiwan (antiga Formosa) ou de outros países asiáticos, e vem logo aquele preconceito: o objeto deve ser falso, imprestável, fajuto. Para ajudar a mudar essa percepção, o governo taiwanês preparou uma mostra, em cartaz no Rio Design Barra, só com produtos premiados pela qualidade e pela tecnologia. Dois exemplos estão nas fotos ao lado: uma bicicleta dobrável (pode ser montada e desmontada em quinze segundos, sem ferramentas) e a babá eletrônica em forma de bolinha que produz imagens em HD, até no escuro, e pode ser interligada a tablets e smartphones. A mostra vai até a próxima quinta-feira (31).

FUTEBOL ARTE É ISSO AÍ

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Era uma vez uma quadra de futebol (às vezes de vôlei) abandonada, com buracos, paredes descascadas, traves quebradas. Ela fica no Lajão, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana. Pois ganhou em julho um banho de loja, resultado de uma parceria entre as ONGs Satrápia (carioca) e Uncharted Play (americana). Além de torná-la mais segura, seus muros estão com desenhos de Leandro Tick, grafiteiro, ele próprio morador da comunidade.

ILUSTRADOR 3 EM 1

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Três facetas de J. Carlos (nome profissional do chargista José Carlos de Brito e Cunha) aparecem numa mostra que começa nesta quarta-feira (30), no Centro Cultural Correios, no Centro. Organizada pelo Instituto Memória Gráfica Brasileira e trazendo obras produzidas entre 1920 e 1950, a exposição revela o cronista do Rio (este, o seu aspecto mais conhecido), mas também apresenta trabalhos seus como designer (especialmente nas revistas O Malho e Para Todos) e ainda criativas peças publicitárias boladas por ele. A curadoria é de Julieta Sobral e Cássio Loredano.

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Não se sabe ao certo se ainda é rescaldo da Copa do Mundo, mas o fato é que esse é o número de hermanos inscritos na Maratona do Rio, na manhã deste domingo (27), com saída no Recreio e chegada no Aterro do Flamengo. A Argentina será, desse modo, o país estrangeiro com mais representantes no evento (que terá ainda, nesse mesmo dia, uma meia-maratona e uma family-run de 6 quilômetros). Os números são gigantes. Esperam-se 24?000 corredores nas três provas, e eles receberão, por exemplo, 35?000 pacotes de biscoito e 210?000 frutas.

Fonte: VEJA RIO