EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Acrobracia fotográfica

Fabio Minduim
(Foto: Redação Veja rio)

Convide-se um fotógrafo especializado em clicar esportes radicais, amante do Rio e da natureza, para fazer um trabalho com artistas circenses, e no que dá? Num belo ensaio ambientado em paisagens como o Arpoador e os Arcos da Lapa. São as fotos de Fabio Minduim, preparadas especialmente para a divulgação do Festival Internacional de Circo, a ser realizado entre os dias 8 e 18 de maio, em palcos montados nas mais diversas áreas da cidade, inclusive em comunidades recém-pacificadas. Esta segunda edição do evento reunirá trupes de países como Itália, França e Israel, além de companhias brasileiras, em cerca de 200 apresentações gratuitas. Espera-se que 200?000 pessoas assistam aos espetáculos.

O sol é para todos

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Recente levantamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia indica que 60% da população brasileira não tem o hábito de usar filtro solar nas praias. E, nessa multidão de descuidados, o carioca ? a carioca, principalmente ? aparece em destaque. "Muitas mulheres costumam passar protetor só no rosto, e em quantidade menor que a recomendada", diz a dermatologista Graça Silveira, de Ipanema, que acaba de lançar Que Pele!, pela Casa da Palavra, livro que pretende servir "como um GPS para orientar o leitor" em meio à profusão de novos produtos com a mesma finalidade. Ela afirma: "Não é preciso gastar muito dinheiro para ter uma pele bonita". Confira, abaixo, algumas de suas dicas.

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Esse é o tempo que o instrumentista Ayran Nicodemo passará tocando violino, de segunda a domingo, quase sem parar. Não se trata de uma prova de resistência. Dentro do espírito "do it yourself", para lançar seu primeiro CD-solo, Pedra Cigana, ele bolou a Semana do Violino, evento que tomará, por seis dias seguidos, no mês que vem, o palco do Instituto Villa-Lobos, na Uni-Rio, na Urca. Aos 25 anos, esse mineiro radicado no Rio tem mais o que festejar: acaba de ser aprovado para fazer parte da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Nos concertos da universidade, Nicodemo tocará música clássica (Mozart, Bach, Tchaikovsky), mas também Hermeto Pascoal, Edu Lobo e até Beatles.

Beleza à mesa

iStockphoto
(Foto: Redação Veja rio)

Saiu o resultado de uma pesquisa da Disk Cook, empresa que gerencia o delivery de sessenta casas cariocas de alta gastronomia: a comida japonesa é a favorita das classes A e B. Segundo o estudo, tal preferência deve-se em boa parte à apresentação dos pratos, que chegam à casa das pessoas sem sofrer tanta alteração em relação ao que é servido nos próprios restaurantes.

historias-cariocas-06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Este santo é nosso

Fuzinelli/reprodução
(Foto: Redação Veja rio)

Na semana em que se comemora o Dia de São Jorge (quarta-feira, 23), o Museu Internacional de Arte Naïf, no bairro do Cosme Velho, aproveita para exibir várias obras que têm o santo como figura central. Ao lado, um colorido quadro de Fuzinelli, chamado Jorge, um Guerreiro Carioca. É um acrílico sobre tela e eucatex, pintado em 2005. Está tudo lá: dragão, cavalo branco, espada estilizada e, ao fundo, montanhas e igrejinhas típicas da paisagem da cidade.

Fonte: VEJA RIO