EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Enigma de pedrinhas

Um desenho unindo quadrados e triângulos, criado em 1965, mas ainda resistente em algumas calçadas de pedra portuguesa, deve intrigar os passantes. Ele também permanece em plataformas tão variadas quanto a caixa-d?água de um conjunto habitacional, em Del Castilho, e a fachada de uma loja de eletrônicos na Ilha. De autoria de Aloísio Magalhães, ele serviu de símbolo para as comemorações do aniversário de 400 anos da cidade. Os que aparecem nesta foto ficam em frente ao Hospital do Amparo, no Rio Comprido ? a opção correta, portanto, é a letra C. Num seminário que a prefeitura promove na terça (10), no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, a ideia é lembrar a experiência bem-sucedida da marca, que chegou a enfeitar de pipas a carrocinhas de pipoca, incentivando designers de hoje a criar um símbolo para a festa dos 450 anos, em 2015.

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Uma pista diferente

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Após três meses de obras, reabre no início de 2014 uma nova Nuth (croqui acima), na Barra. Com capacidade ampliada de 200 para 650 pessoas, terá fumódromo com vista para a Pedra da Gávea, bar no mezanino e esquema de pagamento diferente (em vez de comanda de papel, cartão digital). A playboyzada de outros tempos talvez fuja dali, pois o cardápio musical também mudará: nada de axé, funk e pagode. No lugar, jazz, MPB e soul.

Solta a voz

historias-cariocas-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Atuante produtora carioca de áudio, a Mister Vox resgatou em seu acervo uma raridade: uma das poucas peças publicitárias que Carlos Drummond de Andrade se prestou a fazer. Era um spot para a Embratur, gravado em 1986, incentivando o turismo em Minas, sua terra natal ? se bem que ele tinha o Rio no coração. Era vascaíno, um fã do calçadão de Copacabana e torcedor da Mangueira. São 45 segundos com a voz do poeta (àquela altura com mais de 80 anos). A descoberta é fruto de uma espécie de "busca a tesouros perdidos" que a empresa vem fazendo como parte das ações por seu aniversário de quinze anos. Sediada no Flamengo, ela está criando um site para divulgar a história da propaganda no país.

Torres não tão gêmeas assim

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Será aberto no dia 16 o novo prédio da Fundação Getulio Vargas, na Praia do Flamengo. Antigo projeto de Oscar Niemeyer, será a primeira obra inaugurada após sua morte, em 2012. A torre (à dir.), que leva seu nome e é toda reta (curvas mesmo só na esplanada, lá embaixo), fica a poucos metros do prédio antigo da FGV, um pouco mais baixo, que continuará com a instituição.

RODA DE AMIGOS

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Rola no domingo da semana que vem (15) a terceira edição do Roller Rio. Trata-se do principal evento de patinação da cidade, tomando boa parte do Aterro. São esperados mais de 1?000 participantes, com várias modalidades em exibição, como slalom, agressive in-line, saltos esportivos e patinação artística. Pela primeira vez o evento contará com a participação de um grupo mostrando os movimentos do hóquei sobre patins. A festa carioca é inspirada no Pari-Roller (sem o "s" mesmo), evento que há mais de dez anos faz parte do calendário oficial da capital francesa, e que inclui peripécias na base da Torre Eiffel.

Fonte: VEJA RIO