EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

À MODA DE PARIS

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Boa ideia a do blog RIOetc, da consultora de moda Renata Abranchs e do jornalista e fotógrafo Tiago Petrik. Para o catálogo de uma marca de roupa franco-brasileira, eles montaram um editorial realizado em paisagens cariocas e parisienses equivalentes entre si. Assim, sempre com "mulheres da vida real", em vez de modelos profissionais, utilizaram-se de locações que dialogam. Nossas palmeiras-imperiais do Jardim Botânico, por exemplo, mostram-se graficamente comparáveis às colunas do Palais Royal. Nas fotos ao lado, outras duas duplas. O passeio com o totó na beira do Rio Sena tem visual e clima parecidos com a caminhada da moça e de seu cãozinho pelas calçadas do Arpoador. Do mesmo modo, a Escadaria Selarón, que liga a Lapa a Santa Teresa, faz par com as escadas do bairro de Montmartre. O trabalho começou a ser veiculado na internet na sexta (25), juntando às fotos pequenos textos com dicas das próprias personagens sobre programas imperdíveis em cada região que serviu de cenário. Outra novidade do blog é o lançamento, em novembro, de A Alma Encantadora do Rock, com fotos de looks das duas últimas edições do Rock in Rio, em 2011 e 2013.

Beleza interior

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Contendo fotos como essa, que exibe o contraste entre a noite lá fora e o branco de uma senhora sala numa residência em frente à Praia de Ipanema, será lançado na terça-feira (29) Tendência Rio, livro do administrador de empresas Renato Tomasi. A noite de autógrafos será na Casa Cor, evento fincado neste ano na Península, na Barra da Tijuca. O jeito de morar do carioca, especialmente do carioca endinheirado, é o foco da obra, que mostra ambientes de casas e apartamentos assinados por duas dezenas de nossos mais renomados arquitetos.

DEU LIGA

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Roda de samba é cultura. E para funcionar bastam uma mesa, cavacos e pandeiros, eventualmente o auxílio luxuoso de um tantã e, claro, cerveja para todos. O assunto, que já rendeu até teses de doutorado, vem sendo destaque do recém-criado Portal do Carnaval e acaba de gerar a Liga das Rodas de Samba. Entre os grupos fundadores estão Buraco do Galo, de Oswaldo Cruz, Luau, da Glória, e Pedra do Sal, da Praça Mauá. O próximo encontro, para consolidar os objetivos dessa nova entidade, será na segunda-feira (28) no Clube Renascença, no Andaraí.

NOVAS CONEXÕES

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Estreia neste domingo (27), no Multishow, às 22h30, a nova temporada do Conexões Urbanas, parceria entre o AfroReggae e o canal por assinatura, com entrevistas feitas pelo coordenador do grupo, José Júnior, que, após os atentados contra a sede da ONG, tem escolta armada ­? e assim se deram as conversas. Serão quinze programas, mostrando, por exemplo, o treinamento dos membros do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a trajetória da banda O Rappa, que faz vinte anos. Um dos papos que mais renderam foi com Cissa Guimarães. Eles gravaram no Túnel Rafael Mascarenhas (ex-Acústico), na Gávea, justo ali onde morreu atropelado, em 2010, o filho da atriz.

5 000 pessoas

Esse é o público aguardado ? a maioria senhores e senhoras com mais de 60 anos ? pela organização do Festival da Terceira Idade para participar do evento, que começa na segunda (28) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Maracanã. Apelidado de Festividade, chega à quarta edição, tendo como mentor o atleta Fernandão, medalhista olímpico no vôlei em 1984. A sede será no Teatro Odylo Costa, filho, com palestras e shows, entre eles uma homenagem do humorista André Lucas ao pai, Chico Anysio, que morreu no ano passado. Também merece destaque a exposição de uma casa montada na faculdade, em tamanho real, que mostra formas de prevenir acidentes.

Fonte: VEJA RIO