EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

ENCAIXOU BEM

historias-cariocas-01-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A foto de uma passeata de bonequinhos da Lego -- com direito a manifestantes distribuindo flores e uma polícia camarada observando tudo de longe -- será uma das atrações do mês das crianças no Rio Design Barra. Na praça central, durante as duas primeiras semanas de outubro, serão oferecidas à garotada oficinas de construção em que se manuseiam as famosas pecinhas criadas na Dinamarca. Também haverá exposição de esculturas gigantes e uma mostra de fotos. É aí que entra a arte do radialista Rafael Sobral, que bomba na internet com suas montagens, várias delas tendo o Rio como cenário. Além desse grupo com cartazes de paz e amor (e nenhum lego black bloc na linha de frente), estarão espalhadas pelo shopping imagens como a do marinheiro em busca de sereias na Barra da Tijuca e a do cavaleiro negro assombrando os salões do Theatro Municipal.

MÚSICAS QUE EMBALAM A CIDADE

Estreia na sexta (4) a série Áudio Retrato, no canal Bis HD (528), da Net. Serão pequenos documentários em pegada de cinema sobre artistas de variadas vertentes da MPB, como Gilberto Gil, Lenine e Dinho, do Capital Inicial. Eles cantam e contam histórias de sua cidade. Sempre que tem carioca em pauta, o assunto se estende bem. Evandro Mesquita, da Blitz, lembra o tempo em que surfava no Arpoador e frequentava as Dunas do Barato, em Ipanema. Fernanda Abreu, retratada na estreia, fala do funk dos clubes e dos morros do Rio.

historias-cariocas-03-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
historias-cariocas-04-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

UMA NOVA BATALHA

João Xavi
(Foto: Redação Veja rio)

Dirigido por Emílio Domingues, o documentário A Batalha do Passinho nem entrou em circuito e já vai ganhar uma versão remix. Será na quinta-feira (3), no Oi Futuro Flamengo, dentro do Multiplicidade, festival que desde 2005 reúne expoentes das mais diferentes áreas, como tecnologia, música, artes plásticas e vídeo. No caso deste filme sobre a dança surgida nas favelas cariocas (que conquistou até Beyoncé), a tal remixagem envolverá delays na imagem original, câmera lenta, projeções em 3D e performance ao vivo de dançarinos como Pablo Henrique, da Rocinha.

Café com vista privilegiada

historias-cariocas-06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com pães da Boulangerie Guerin e geleias do Quadrifoglio, uma novidade chegou com a primavera ao Lagoon Gourmet: é o Café na Varanda, instalado desde o dia 21 na Lagoa Rodrigo de Freitas, abrindo aos sábados e domingos de manhã. A vista é deslumbrante e gratuita, incluindo Cristo, Parque da Catacumba, os remadores e, daqui a algumas semanas, aquela tradicional árvore natalina. Há 180 lugares nas mesas, mas quem preferir sentar-se na grama, com vista melhor ainda, poderá pedir os mesmos itens, que eles são servidos numa cesta. E basta estender a toalha para começar um senhor piquenique.

Cenários no braço

Resultado da parceria entre uma casa de shows da Lapa e uma designer moderninha, essas pulseiras decoradas contam um pouco da história do Rio Scenarium. A linha de acessórios, criada por Francesca Romana Diana, tem mais de vinte estampas. Seis delas, se empilhadas no braço, formam a fachada do próprio prédio, um casarão do século XIX que resiste no coração do bairro, com uma programação dedicada ao samba e ao choro, e decoração carregada de móveis e objetos saídos de antiquários.

historias-cariocas-02-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO