EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

DELÍCIAS EM DOZE MÃOS

Batizado muito apropriadamente de Encontro de Gerações, será rea-lizado na próxima quarta-feira (25), nos imponentes salões do Copacabana Palace, um jantar em homenagem ao chef José Hugo Celidônio, decano na arte de transformar comida em glamour. A festa envolverá outros cinco grandes nomes da culinária carioca contemporânea (confira detalhes na foto), em um evento promovido por uma importadora de vinhos. Será aberto ao público (abonado, diga-se): custa 380 -reais por pessoa (reservas pelo telefone 2540-5191), com direito a coquetel, entrada fria, entrada quente, peixe, carne e sobremesa.

hisorias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Arquitetando planos

Rio e São Paulo sediam nos próximos dias a terceira edição do fórum Arq.Futuro. Em pauta, temas como mobilidade urbana e integração das periferias ao centro das cidades. Entre as estrelas da fase carioca do evento estão o colombiano Alejandro Echeverri, famoso por ter instalado bibliotecas populares com design de ponta em bairros violentos de Medellín, e a americana Elizabeth Diller, que apresentará o projeto do Museu da Imagem e do Som (MIS), em Copacabana. As palestras serão na segunda (23) e na terça (24), no Teatro Adolpho Bloch, anexo ao prédio da extinta TV Manchete, na Glória.

hisorias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

LITERATURA, FUNK E FUTEBOL

hisorias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Uma das revistas literárias mais conceituadas do mundo, a inglesa Granta está trazendo ao Rio, a convite do British Council, Benjamin Markovits e Steven Hall, expoentes da nova geração de autores do Reino Unido. Participarão de uma mesa-redonda no sábado (21), na Biblioteca-Parque de Manguinhos, em Benfica. O evento integra a programação que antecede a segunda Festa Literária Internacional das Unidades de Polícia Pacificadora (Flupp), em novembro. A dupla vai cumprir agenda tipicamente carioca, que inclui baile funk e futebol -- afinal, domingo tem Botafogo no Maracanã, e os escritores lá estarão prestigiando o time do Rio em melhor fase.

Salto de qualidade

hisorias-cariocas-06.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A Praia de Icaraí, em Niterói, recebe na próxima sexta (27) e no sábado (28) uma etapa do Red Bull Cliff Diving, que reúne saltadores de penhasco de todo o planeta. Trata-se da estreia do torneio na América do Sul. A foto acima é desse mesmo evento, disputado em 2012 em Atenas, na Grécia, mostrando, em belo ângulo, o pulo do colombiano Orlando Duque, um dos corajosos que estarão entre nós.

hisorias-cariocas-02-tabela.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

DA ECONOMIA PARA O UNIVERSO INFANTIL

hisorias-cariocas-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Primeiro veio Mariana, há sete anos. Depois, Daniel, Manuela e Isabel. Não fossem eles, este livro certamente não existiria. Foi por ter se tornado avó que a jornalista Míriam Leitão -- que costumamos ler nas colunas, ouvir nas rádios e ver na TV, sempre falando de economia -- resolveu se aventurar na literatura infantil. E lança A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos, pela Rocco, neste domingo (22), na Travessa do Leblon. Ilustrado por Rubens Matuck, o livro conta a epopeia de um grupo de pássaros que decide, com uma baita cantoria, chamar a atenção dos donos de uma reserva florestal que corre o risco de perder nacos de área verde.

Fonte: VEJA RIO