EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

ANIMAÇÃO EM ALTA

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A foto maior é de O Gigante, curta luso-anglo-espanhol-brasileiro de estética oriental, inscrito na mostra competitiva do Animaserra, festival que levará até Teresópolis (no Sesc e no Senac), a partir do dia 23, oficinas de mangá, mostra de HQs e palestras sobre dublagem, além de tributos variados a personagens históricos como Super-Homem e Popeye. Entre os quadrinhos, alguns jogam foco no Rio (nas fotos menores), a exemplo da ficção Neo Virtual 7.0, sobre a luta da cidade contra ecoterroristas estrangeiros, e Rastro Mágico na Pedra da Gávea, com dois primos em aventuras por florestas cariocas. A coordenação do evento é de Rodrigodraw Miguel e Antônio Ribeiro.

SINUOSOS COMO O RIO

Móveis e objetos cheios de curvas, bolados como uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, estão à mostra na galeria Arte Reverte, inaugurada na semana passada, no Leblon. São obras do designer Rodrigo Almeida. Ele explica o conceito: "Cidades de frente para o mar têm uma janela de reflexão mais apurada e, por mais populosas que sejam, há sempre a possibilidade de um esvaziamento estético, filosófico e espacial. Nesta coleção, procuro confrontar a paisagem natural e a paisagem urbana do Rio". Abaixo, três exemplos de seu trabalho, com as necessárias legendas.

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Selo de qualidade

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Foi aberta na quinta (5), nos Correios, no Centro, a exposição A Revolução dos Beijos, de Renato Rodyner. Radicado na Europa, ele esteve recentemente no Rio, ouviu o som que vem das ruas, sentiu o clima geral e pintou telas como o selinho dos atores Tonico Pereira e Ricardo Blat. O beijo foi dado em abril, na cerimônia de entrega de um prêmio de teatro, no Méier, em protesto à presença do deputado Marco Feliciano à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Virou arte.

Vestido de luxo

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um desfile com cinquenta réplicas de roupas assinadas, nos anos 70, por Zuzu Angel será o ponto alto de um evento de moda e beleza no Fashion Mall, em São Conrado, no dia 16. A estilista, conhecida pelos embates contra o regime militar -- o filho Stuart foi torturado e morto em 1971 --, entrou numa fase down, e isso teve reflexos em seu trabalho. Neste vestido, por exemplo, há quem enxergue, ao mesmo tempo, o luto, simbolizado pelos pássaros pretos, e o sangue, representado pelo tom vermelho do tecido escolhido.

Ideias para uma cidade melhor

historias-cariocas-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Uma árvore artificial que capta e depois distribui a água da chuva, ajudando na limpeza dos banhistas. Essa é uma das mais de 500 ideias já enviadas, desde abril, para a prefeitura, por cariocas com inclinação para Professor Pardal. São projetos que vêm sendo agrupados na plataforma digital Rio+. Algum vingará? Na quinta (5) veio o anúncio oficial: o poder público vai tornar realidade as doze invenções mais criativas e, claro, viáveis. Inscrições até 17 de outubro, em www.riomais.vc.

Fonte: VEJA RIO