Continua após publicidade

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 jun 2017, 13h52 - Publicado em 23 ago 2013, 12h25

A ELITE DAS BIKES

Será a quarta edição da prova, com largada prevista para as 10 da manhã de quarta (28) na Praça do Ó, na Barra, e chegada no dia 1º, domingo, à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, após um baita giro pelo estado. Assim é o Tour do Rio, a mais importante competição de ciclismo do país, que desta vez reunirá dez equipes nacionais e sete estrangeiras. Pelo caminho, os atletas vislumbram uma infinidade de pontos turísticos, como o Dedo de Deus, montanha-símbolo de Teresópolis, e também tangenciam praias da Região dos Lagos ao atingir Rio das Ostras. O trecho mais inclinado será a subida de Angra até Volta Redonda — mas aí eles dão um descanso: piloto e bicicleta pegam carona no carro da equipe.

historias-cariocas-02.jpg
historias-cariocas-02.jpg ()

Líder dos amarelinhos

É na Barra que os táxis se dão bem. Pesquisa do site ResolveAí põe o bairro em folgada liderança quando o assunto é gente pedindo carros. Veja ao lado as regiões mais movimentadas e algumas áreas nas quais, desde janeiro, não houve um só registro no assistente virtual de busca de táxis.

historias-cariocas-06-abre.jpg
historias-cariocas-06-abre.jpg ()
Continua após a publicidade

MEIO FOTO, MEIO PINTURA

historias-cariocas-05-abre.jpg
historias-cariocas-05-abre.jpg ()

Representado no Brasil pela Laura Marsiaj Arte Contemporânea, de Ipanema, o fotógrafo russo Oleg Dou chega ao Rio na terça (27), a convite do Itamaraty, para participar de palestras sobre artes plásticas e mídia. Também fará um trabalho com adolescentes daqui. Manipulando as imagens, ele alcança um efeito híbrido, entre a pintura e a fotografia, criando figuras exóticas, bizarras (acima, duas de suas obras). Sem sobrancelhas nem cílios, e com expressão de porcelana, as meninas ficam com aquela aparência de seres de outro planeta. Uma das “felizardas” cariocas já foi escolhida: é filha de uma amiga da dona da galeria. Ainda há vagas. Modelos moderninhas, esse é o momento.

A saúde da Rocinha

historias-cariocas-03-abre.jpg
historias-cariocas-03-abre.jpg ()
Continua após a publicidade

Com a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Favela da Rocinha, em setembro de 2012, abriu-se o caminho para a criação, há quatro meses, do E-laborar, misto de clínica e laboratório que vem traçando o perfil da saúde dos moradores de lá. O exame mais procurado tem sido o Beta-HCG, popular teste de gravidez, seguido de teste de glicemia e hemograma. Entre as doenças diagnosticadas, asma e amigdalite aparecem na maioria das crianças e obesidade e hipertensão entre a população adulta.

VINHO É CULTURA

historias-cariocas-04-abre.jpg
historias-cariocas-04-abre.jpg ()

Vinho oficial da Copa, este tinto da Serra Gaúcha tem tudo a ver com futebol desde o momento de sua produção: tal como um time de onze jogadores, ele reúne o gosto de onze uvas diferentes. Inusitado, mas vamos à escalação: merlot, alicante, teroldego, touriga nacional, tannat, ancellotta, nebbiolo, tempranillo e, “no ataque”, pinot noir, cabernet sauvignon e malbec. Ganhou o nome Faces em homenagem à diversidade cultural do país e será um dos destaques do Rio Wine & Food Festival, que começa em 7 de outubro, e durante uma semana tem lugar nos principais hotéis, restaurantes e centros de convenções da cidade. Não se pretende fazer uma reunião de enochatos, e sim uma festa para apreciadores de vinho, com jantar temático, degustação às cegas e palestra sobre filmes que têm a bebida como protagonista. Além disso, será lançado o movimento Rio Rolha Zero, para que os cariocas, pelo menos durante o festival, não paguem taxa ao abrir o próprio vinho na hora de comer fora.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.