EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

A ELITE DAS BIKES

historias-cariocas-01-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Será a quarta edição da prova, com largada prevista para as 10 da manhã de quarta (28) na Praça do Ó, na Barra, e chegada no dia 1º, domingo, à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, após um baita giro pelo estado. Assim é o Tour do Rio, a mais importante competição de ciclismo do país, que desta vez reunirá dez equipes nacionais e sete estrangeiras. Pelo caminho, os atletas vislumbram uma infinidade de pontos turísticos, como o Dedo de Deus, montanha-símbolo de Teresópolis, e também tangenciam praias da Região dos Lagos ao atingir Rio das Ostras. O trecho mais inclinado será a subida de Angra até Volta Redonda -- mas aí eles dão um descanso: piloto e bicicleta pegam carona no carro da equipe.

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Líder dos amarelinhos

É na Barra que os táxis se dão bem. Pesquisa do site ResolveAí põe o bairro em folgada liderança quando o assunto é gente pedindo carros. Veja ao lado as regiões mais movimentadas e algumas áreas nas quais, desde janeiro, não houve um só registro no assistente virtual de busca de táxis.

historias-cariocas-06-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

MEIO FOTO, MEIO PINTURA

historias-cariocas-05-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Representado no Brasil pela Laura Marsiaj Arte Contemporânea, de Ipanema, o fotógrafo russo Oleg Dou chega ao Rio na terça (27), a convite do Itamaraty, para participar de palestras sobre artes plásticas e mídia. Também fará um trabalho com adolescentes daqui. Manipulando as imagens, ele alcança um efeito híbrido, entre a pintura e a fotografia, criando figuras exóticas, bizarras (acima, duas de suas obras). Sem sobrancelhas nem cílios, e com expressão de porcelana, as meninas ficam com aquela aparência de seres de outro planeta. Uma das "felizardas" cariocas já foi escolhida: é filha de uma amiga da dona da galeria. Ainda há vagas. Modelos moderninhas, esse é o momento.

A saúde da Rocinha

historias-cariocas-03-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Com a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na Favela da Rocinha, em setembro de 2012, abriu-se o caminho para a criação, há quatro meses, do E-laborar, misto de clínica e laboratório que vem traçando o perfil da saúde dos moradores de lá. O exame mais procurado tem sido o Beta-HCG, popular teste de gravidez, seguido de teste de glicemia e hemograma. Entre as doenças diagnosticadas, asma e amigdalite aparecem na maioria das crianças e obesidade e hipertensão entre a população adulta.

VINHO É CULTURA

historias-cariocas-04-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Vinho oficial da Copa, este tinto da Serra Gaúcha tem tudo a ver com futebol desde o momento de sua produção: tal como um time de onze jogadores, ele reúne o gosto de onze uvas diferentes. Inusitado, mas vamos à escalação: merlot, alicante, teroldego, touriga nacional, tannat, ancellotta, nebbiolo, tempranillo e, "no ataque", pinot noir, cabernet sauvignon e malbec. Ganhou o nome Faces em homenagem à diversidade cultural do país e será um dos destaques do Rio Wine & Food Festival, que começa em 7 de outubro, e durante uma semana tem lugar nos principais hotéis, restaurantes e centros de convenções da cidade. Não se pretende fazer uma reunião de enochatos, e sim uma festa para apreciadores de vinho, com jantar temático, degustação às cegas e palestra sobre filmes que têm a bebida como protagonista. Além disso, será lançado o movimento Rio Rolha Zero, para que os cariocas, pelo menos durante o festival, não paguem taxa ao abrir o próprio vinho na hora de comer fora.

Fonte: VEJA RIO