CARNAVAL

Hemorio alerta para baixos estoques de sangue para o Carnaval

Campanha para aumentar o número de doadores e garantir estoques de sangue para o período da folia ainda não obteve o resultado esperado

- Atualizado em

hemorio.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Mesmo com o lançamento da 11ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, que tem o objetivo de aumentar o número de doadores de sangue e garantir estoques necessários para as emergências de Carnaval, o Hemorio ainda não conseguiu obter o resultado esperado. Para garantir os estoques necessários para o período, a instituição deveria manter uma média de 300 doadores diários, chegando ao número mínimos de 1.500 doadores. No entanto, apenas 900 pessoas compareceram ao salão do hemocentro do Governo do Estado nas últimas duas semanas.

A fim de tentar atingir a meta, a unidade ficará aberta todos os dias - incluindo sábados e domingos, e todos os dias de Carnaval - das 7h às 18h. A campanha contou com o apoio de quinze artistas, como as cantoras Valesca Popozuda e Anitta.

O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio; ao lado do Campo de Santana. O hemocentro é responsável por abastecer com sangue e derivados cerca de 180 unidades de saúde, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTIs. No Rio de Janeiro, ainda há mais 26 unidades de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio como o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; Hospital da Posse, em Nova Iguaçú; Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos através do Disque Sangue (0800 282 0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, deve trazer um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site www.hemorio.rj.gov.br

Fonte: VEJA RIO