COTIDIANO

Guia das Favelas reúne dicas de lazer em comunidades pacificadas

Publicação será distribuída em quiosques e hotéis com dicas de atrações em onze favelas cariocas

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

cantagalo.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Organizado pela Agência de Notícias das Favelas (ANF), foi lançada, na manhã do último sábado (13), na Praia do Arpoador, a primeira edição do Guia das Favelas. Com 88 páginas e uma tiragem inicial de 50 mil exemplares, a publicação que reúne dicas de lazer em onze comunidades pacificadas do Rio ? Providência, Prazeres, Salgueiro, Mangueira, Manguinhos, Complexo do Alemão, Rocinha, Vidigal, Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, Santa Marta e Chapéu Mangueira.

A seleção das atrações durou cerca de quatro meses, nos quais a equipe da ANF contou com o auxílio de guias locais para percorrer as favelas e escolher as melhores dicas de lazer em cada uma. Estão na publicação, por exemplo, a Igreja de São Daniel Projeta, em Manguinhos, projetada por Oscar Niemeyer, e o baile de charme do Morro dos Prazeres.

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo sustentável nas favelas cariocas por meio do incentivo ao turismo, o Guia das Favelas traz ainda histórias das comunidades abordadas, além dos acessos para chegar a cada uma delas com transporte público. A publicação, que conta com textos em português e inglês, será distribuída gratuitamente em quiosques e hotéis da cidade. O projeto também inclui o site www.guiadasfavelas.com e um aplicativo para celular, com previsão de lançamento para setembro.

Fonte: VEJA RIO