GRÁTIS

É de graça

De shows a exposições, 50 atrações gratuitas para você aproveitar o Rio sem gastar nada

- Atualizado em

CRIANÇAS

✪✪✪✪ CABELOS ARREPIADOS, de Karen Acioly. Seis crianças ? Tico (Kiko do Valle), Cora (Daíra Saboia), Dora (Haline de Oliveira), Ciro (Jonas Hammar), Clara e Flora (ambas Tatih Köhler) ? partilham do mesmo problema: não conseguem dormir desde que tiveram seus sonhos roubados. Protagonistas de um livro infantil do alemão Wilhelm Busch, de 1865, os personagens Juca e Chico, interpretados por Tony Lucchesi e Jules Vandystadt, foram inseridos como narradores, interligando cinco histórias musicadas ? que são, na verdade, os sonhos das tais crianças. Tanto o texto quanto a estética desta caprichada montagem remetem a autores da literatura fantástica, como o próprio Busch e Edgar Allan Poe, e a cineastas influenciados pelo gênero, a exemplo de Tim Burton. Assim, as oníricas tramas flertam com um clima de mistério e terror, sem perder de vista a delicadeza. Ótimas canções são levadas ao vivo pelo afiado elenco. Direção da autora (55min). Rec. a partir de 7 anos. Estreou em 15/10/2011. Centro Cultural Banco do Brasil ? Teatro II (155 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Sábado e domingo, 16h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Até 18 de dezembro.

TEATRO

O HOMEM DO ROSTO SEM FACE, de Tetê Medina. Atriz, escritora e artista plástica, Tetê subirá ao palco para apresentar este monólogo dramático de próprio punho. Em suas falas, ela pretende provocar reflexões sobre a condição humana nestes tempos de pós-modernidade. Trata-se de um grito de socorro da personagem, que teme ser aniquilada por uma nova época histórica. Direção da autora (60min). Livre. Academia Brasileira de Letras ? Teatro Raimundo Magalhães Junior (280 lugares). Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, ☎3974-2500. ? Cinelândia. Quinta (4), 15h30. Grátis. www.academia.org.br

CONCERTOS

HARMONITANGO. O trio formado por José Staneck (gaita), Ricardo Santoro (violoncelo) e Sheila Zagury (piano) apresenta tangos de Astor Piazzolla. Casa França-Brasil ? Lounge (80 lugares). Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Quarta (2), 18h30. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes.

KAYAMI SATOMI E RONALDO ROLIM. A violoncelista e o pianista se juntam para apresentar a Sonata em Ré Menor, de Debussy, a Sonata em Sol Menor, Op. 65, de Chopin, e a Sonata em Dó Maior, Op. 119, de Prokofiev. Espaço Cultural Finep (180 lugares). Praia do Flamengo, 200, pilotis, Flamengo, ☎ 2555-0717. Terça (1º), 18h30. Grátis.

IV FESTIVAL INTERNACIONAL DE SOPROS. Promovido pelo projeto Música no Museu, o evento reúne 27 apresentações de oboé, fagote, clarineta e flauta até o fim do mês. Um dos destaques da semana é, no domingo (6), a apresentação do oboísta Kevin Vigneau e da pianista Ana Maria Brandão, que juntos tocam composições de Carl Philipp Emanuel Bach e Clara Schumann, entre outros. Museu de Arte Moderna (200 lugares). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo. Domingo (6), 11h30. Grátis. Informações, ☎ 2233-6711.

SHOWS

DIA DA RUA. Em sua terceira edição, o evento idealizado pelo cantor e compositor Qinho e pelo ator e poeta Freddy Ribeiro leva à orla dez shows gratuitos de bons representantes da nova geração da música carioca. A primeira apresentação, da dupla Letuce, está marcada para as 16h, entre as ruas Jerônimo Monteiro e Rita Ludolf, no Leblon, A cada quinze minutos começa um novo show no quarteirão adiante, seguindo na direção do Arpoador até chegar ao Parque Garota de Ipanema, onde o cantor e compositor Qinho solta a voz às 18h. No percurso entre a primeira e a última atração, aparecem, pela ordem, Os Outros, Bondesom, Matheus Von Krüger, Tono, Do Amor, Mohandas, Fino Coletivo e As Chicas. Praias do Leblon e Ipanema. Domingo (6), 16h. Grátis.

EDU KRIEGER. Filho do compositor erudito Edino Krieger, o músico circula desenvolto por diferentes tribos da cena carioca. Munido de seu pouco comum violão de oito cordas, já dividiu o palco com artistas tão distintos quanto a performática Silvia Machete e o sambista Moyseis Marques. Um dos mais talentosos autores de sua geração, Krieger é a próxima atração do projeto Bossas da Primavera. Ao longo de novembro, reveza-se aos sábados com Rodrigo Maranhão. Aos domingos tem oficina de percussão com o Rio Maracatu. Livre. Quiosque do CCBB. Avenida Atlântica, quiosque 17 (na altura da Rua Siqueira Campos), Copacabana, ? Siqueira Campos. Sábado (5), 18h. Grátis.

ENCONTRO COM A AMÉRICA DO SUL. No mês em que Niterói faz aniversário, uma rica programação cultural gratuita agita a cidade. No primeiro fim de semana do evento, os principais destaques musicais são o experiente venezuelano José ?Chelique? Sarabia e a banda uruguaia Abuela Coca. Atração do Teatro Municipal de Niterói, Sarabia é autor de Ansiedad, que já foi regravada por centenas de artistas, entre eles Nat King Cole e Ray Conniff. Já o Abuela Coca mostra no palco do teatro do Espaço Cultural AMF Unimed a mistura de rock, reggae e candombe, ritmo tipicamente uruguaio de inspiração afro. 14 anos. Teatro Municipal de Niterói (400 lugares). Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói, ☎ 2620-1624. Sábado (5), 20h. Grátis (distribuição de senhas meia hora antes). 14 anos. Espaço Cultural AMF Unimed (330 lugares). Avenida Roberto Silveira, 123, Icaraí, Niterói, ☎ 2710-1348/3522. Sábado (5) e domingo (6), 21h. Grátis (distribuição de senhas meia hora antes).

GUSTTAVO CLARÃO. Autor de vários sambas vitoriosos na Estácio de Sá, uma das agremiações pioneiras do Carnaval carioca, o cavaquinista, cantor e compositor mostra repertório próprio no projeto Botequim da Rua Larga. Livre. Centro Cultural Light (182 lugares). Avenida Marechal Floriano, 168, Centro, ☎ 2211-7295. → Sexta (4), 18h30. Grátis (distribuição de senhas uma hora antes).

OOJAZZ. Ponto de encontro de amantes do jazz, a casa na Rua do Mercado tem jam session comandada por Altair Martins (trompete), Gallus Bachmann (clarinete), Pedro Aune (contrabaixo e tuba) e Pedro Araujo (banjo). Livre. Brasserie Rosário (96 lugares). Rua do Rosário, 34, Centro, ☎ 2518-3533/3033. Quinta (3), 18h30. Grátis.

ZÉ MENEZES. Trata-se um dos artistas de carreira mais longeva na música brasileira. Nascido em 1921, o multi-instrumentista cearense está na estrada desde 1931. Aos 6 anos já tocava, e aos 8, viajou com a família até Juazeiro para apresentar uma canção a Padre Cícero. Na sequência da trajetória, exibiu-se em bailes e cinemas de Fortaleza, integrou o quinteto de Radamés Gnattali (1906-1988), tocou com Orlando Silva (1915-1978) e Roberto Carlos e compôs um tema para a abertura do programa Os Trapalhões. Esse rico personagem é a atração inicial do projeto Música no Jardim Botânico, acompanhado de Daniela Spielmann (sax e flauta), Marcelo Gonçalves (violão de sete cordas) e Beto Cazes (percussão). Participação do tecladista e acordeonista Marcos Nimrichter. Livre. Centro de Visitantes do Jardim Botânico (150 pessoas). Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico, ☎ 2274-7012. Sábado (5), 17h. Grátis (Distribuição de senhas meia hora antes). →

VALE A VIAGEM

PARATY LATINO. Promovido pela consagrada casa paulistana Bourbon Street, o festival de música latina acontece em dois palcos da cidade fluminense, montados nas praças da Matriz, onde irão tocar as principais atrações, e Santa Rita. Na sexta (4), um espetáculo promissor: a Orquestra Buena Vista Social Club recebe a cantora cubana Omara Portuondo. No sábado (5), é a vez do grupo argentino Violentango, que faz releituras do gênero musical imortalizado por Carlos Gardel. O encerramento da noite cabe a Zeca Baleiro. No domingo (6), Paulinho Moska divide o palco com o guitarrista argentino Lisandro Aristimuño. Depois deles, entra em cena o cantor Fernando Ferrer, sobrinho do inesquecível cantor cubano Ibrahim Ferrer (1927-2005). Livre. Praça da Matriz. Sexta (4), 20h30; sábado (5) e domingo (6), 20h. Grátis; Praça Santa Rita. Sábado (5) e domingo (6), 16h. Grátis.

ESPECIAL

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. A professora e pesquisadora Nádia Battella Gotlib é a convidada de uma série cujo tema são as cartas escritas pelos grandes nomes da nossa literatura. Desta vez, a homenageada é Clarice Lispector (1920-1977). Academia Brasileira de Letras ? Teatro Raimundo Magalhães Junior (280 lugares). Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, ☎ 3974-2500. Terça (1º), 17h30. Grátis.

FEIRA. Um dos responsáveis pela revitalização da Lapa, o Polo Novo Rio Antigo promove uma grande festa no próximo sábado (5), das 10h às 20h. A programação se concentra em quatro palcos, montados na Praça Tiradentes e nas ruas do Senado, do Resende e do Lavradio, via onde é realizada a tradicional feira de antiguidades, sempre no primeiro sábado do mês. Estão previstos shows de samba, tango e MPB, além de oficinas e exposições. Entre as atrações musicais, o Grupo Scenarium Musical se exibe na Lavradio, às 15h, e a saxofonista Dani Spielmann e a cantora Áurea Martins fecham as atividades na Praça Tirandentes, às 19h. Centro do Rio Antigo. Sábado (5), 10h às 20h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

COW PARADE 2011. Segunda edição da mostra realizada em 2007 e que espalha pela cidade esculturas de vaca pintadas por designers e artistas plásticos. Desta vez, 100 exemplares ocuparão calçadas e praças de diversos bairros. Como de costume, os trabalhos recebem nomes bem-humorados, como Cowxa de Pandora, Frida Cowlo e Vaca de Elite. No fim da temporada da exposição, as obras serão leiloadas, com a arrecadação revertida para a ONG Rio Inclui. Cow Parade 2011. Até 20 de dezembro. A partir de quarta (2). www.cowparade.com.br

SÉRGIO GUERINI. Este pintor paulista estará de volta à cidade mostrando vinte trabalhos na individual Imagens & Aquarelas. Com curadoria de Amador Perez, o acervo reúne nove fotografias de médios e pequenos formatos, impressas em papel Luster. Completam o conjunto onze aquarelas pintadas sobre papel, das mesmas dimensões e que exibem o efeito de imagem borrada. Essa técnica foi desenvolvida durante as aulas de gravura e monotipia com o artista plástico Sérgio Fingerman, quando Guerini imprimia várias cópias da mesma chapa e depois interferia com tinta a óleo. Baukurs Cultural. Rua Goethe, 15, Botafogo, ☎ 2246-6242. Segunda a sábado, 13h às 19h. Grátis. Até 19 de fevereiro. A partir de sábado (6). www.baukurscultural.com.br.

VIAGENS ITALIANAS AO BRASIL ? DA IDADE MÉDIA AOS NOSSOS DIAS. Um dos eventos integrantes da programação do Momento Itália/Brasil, que celebra os 150 anos da unificação daquele país europeu. Com curadoria das pesquisadoras Claudia Heynemann e Renata William Santos do Vale, a mostra reunirá 400 peças, entre originais de livros, manuscritos, gravuras, litografias, fotografias, cartografias, filmes e gravações em torno da cultura italiana e sua relação com o nosso país em diferentes instâncias e épocas. Um dos principais destaques do acervo são os quatro Livros de Horas, datados do fim do século XV e escritos em latim, flamengo e alemão gótico. Arquivo Nacional. Praça da República, 173, Centro, ☎ 2179-1273. ? Central. → Segunda a sexta, 8h30 às 18h. Grátis. Até fevereiro de 2012. A partir de sexta (4).

ANO 4. Para celebrar os quatro anos de atividades do Largo das Artes, a coletiva apresenta mais de sessenta trabalhos de treze artistas representados pela galeria e de outros quinze criadores cuja trajetória está ligada à casa. A marchande Martha Pagy, que selecionou o material, agrupa obras de autores de diferentes gerações para realçar os contrastes artísticos. Entre os nomes pinçados estão Lica Cecato, Maria do Carmo Secco, Regina Silveira, Valéria Costa Pinto, Lena Bergstein, Bruno Miguel, Nelson Félix, Flavio Colker, Murillo Meirelles e Zeka Araújo. R$ 500,00 a R$ 50 000,00. Largo das Artes. Rua Luís de Camões, 2, Largo de São Francisco, Centro, ☎ 2224-2985, ? Uruguaiana. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, 12h às 17h. Grátis. Até sábado (5). Fecha na quarta (2).

ICLÉA GOLDBERG. Carioca com obras incluídas em relevantes coleções, como as do Museu de Arte Moderna, do Museu de Arte Contemporânea, de Gilberto Chateaubriand e de João Sattamini, Icléa realiza nova individual. Em Objetos Extremos, exibe sete esculturas de média e grande escalas, construídas com madeira, borracha, couro e aço inox. R$ 6 000,00 a R$ 30 000,00. Galeria Anna Maria Niemeyer. Praça Santos Dumont, 140, loja A, Gávea. ☎ 2540-8155. Terça a sexta, 12h às 21h; sábado e domingo, 14h às 18h. Grátis. Até domingo (6). Fecha na quarta (2). www.annamarianiemeyer.com.br.

✪✪✪ VALÉRIE BELIN. Fotógrafa francesa cujas obras se aproximam da pintura hiper-realista. Em 2008, ela exibiu na coletiva Demi-Verités ? Meias Verdades, no Oi Futuro Flamengo, um conjunto de retratos de mulheres que provocava estranhamento. Agora, na individual O Ser e o Aparecer, apresenta trabalhos de videoarte das séries Black-Eyed Susan, como Fisiculturistas 1, Vintage Cars e uma ampliação monumental do conjunto Ballroom Dancers. Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até domingo (6). www.fcfb.rj.gov.br.

✪✪✪ ÁFRICA-BRASIL, ANCESTRALIDADE E EXPRESSÕES CONTEMPORÂNEAS. Realizada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, a mostra com fotografias, pinturas, esculturas, cartuns e cartazes apresenta um panorama das nações africanas e sua história. Outro intuito da atração é celebrar a memória do recém-falecido pintor, poeta, escritor e ativista Abdias Nascimento (1914-2011). Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, ? Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 4 de dezembro. www.ccjf.trf2.gov.br.

ALEXANDRE DACOSTA. Artista plástico, cineasta, ator, músico, compositor e poeta, Alexandre despontou com a safra da Geração 80. Na individual Adjetos e Aparatos Femininos, ele exibe esculturas, impressões gráficas sobre tela e poemas-objetos que retratam o universo feminino. Obras como Arrepio e Musa Vertical foram confeccionadas com utensílios domésticos e objetos empregados no dia a dia, a exemplo de escovas, pinças e batedeiras. Museu da República ? Galeria do Lago. Rua do Catete, 153, Catete, ☎ 3235-5160. ? Catete. Terça a sexta, 10h às 12h e 14h às 18h; sábado, domingo e feriados, 14h às 17h. Grátis. Até dia 15. www.museudarepublica.org.br.

AMADOR PEREZ. Há quase quatro décadas o artista visual e professor da Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi) tem pautado sua criação pelos binômios obra/simulacro, produção/reprodução, materialidade/imaterialidade. Na individual 1, 2, Perez apresenta dezesseis trabalhos em técnica mista, que juntam desenho, gravura, reprodução xerográfica e tecnologia digital. R$ 9 000,00 a R$ 36 000,00. Jaime Portas Vilaseca Galeria. Avenida Ataulfo de Paiva, 1079, subsolo 109, Leblon, ☎ 2274-5965. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 3 de dezembro. Fecha na quarta (2). www.portasvilaseca.com.br.

ANA MARIA TAVARES. Escultora mineira com trajetória internacional, Ana Maria tem obras em importantes acervos, como o do Kröller-Müller Museum, na Holanda, da Culturgest, em Portugal, e do Frac Basse-Normandie, na França, além de várias coleções no Brasil. Sem expor no Rio desde 1997, ela exibe na individual Desviantes quatro painéis da série Hieróglifos Sociais, exemplares da série de dípticos Eclipse e a instalação Mesa Oca. Esses trabalhos são desdobramentos da pesquisa que ela faz há catorze anos, manipulando graficamente as plantas feitas por Oscar Niemeyer para a Oca do Parque Ibirapuera, espaço cultural em São Paulo. A ideia é deformar as linhas modernistas. Curiosamente, os quatro novos trabalhos receberam nomes de motéis do Rio. A partir de R$ 6 000,00. Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. → Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 19h. Grátis. Até dia 19. Fecha na quarta (2). www.silviacintra.com.br.

O CIRCO DOS SONHOS. Reúne trabalhos em videoarte e fotografias de Andrei Muller, Flávio Vasconcellos e Gustavo Speridião, integrantes do coletivo Gráfica Utópica. Fundado há dez anos pelos três ex-alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ, o grupo faz uma produção plural, mesclando cinema, fotografia, música, poesia, desenho, pintura e intervenção urbana. No acervo estão 26 registros em preto e branco e o vídeo O Circo dos Sonhos, de 45 minutos, com o qual o trio venceu o Prêmio Rumos, do Itaú Cultural, em 2009. Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474, ? Cinelândia. → Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 8,00 (grátis aos domingos). Até 11 de dezembro. www.mnba.gov.br.

CLAUDIA HERSZ E CLAUDIA TAVARES. As artistas ocupam com suas individuais os salões do Espaço Cultural Sérgio Porto. Na mostra Khaza, com curadoria de Bernardo Mosqueira, Claudia Hersz exibe uma grande instalação constituída de objetos, móveis, encadernações, pinturas e mais de 100 metros quadrados de tapetes que cobrem parte do chão e das paredes. São tapeçarias de estilo antigo (gobelins) que integram a série Scènes de la Vie aux Tropiques. Já Claudia Tavares apresenta na exposição Nós, fotografias, objetos e o vídeo Inserção em Circuito Amoroso. Espaço Cultural Sérgio Porto. Rua Visconde Silva, s/nº, Humaitá, ☎ 2535-3846. Quarta a domingo, 14h às 21h. Grátis. Até dia 20.

✪✪✪ CLÉCIO PENEDO. Leia em Veja Rio Recomenda. Museu Histórico Nacional ? Casa do Trem. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. → Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. R$ 6,00. Grátis para menores de 5 anos e pessoas com mais de 65. A bilheteria fecha meia hora antes. Grátis aos domingos. Até dia 25. www.museuhistoriconacional.com.br.

EM TORNO DA ESCULTURA. Com curadoria de Guilherme Bueno, esta coletiva junta treze trabalhos tridimensionais, entre objetos, instalações e esculturas. Estão à mostra obras de Ana Holck, Ana Linnemann, Angelo Venosa, Antonio Manuel, Carla Guagliardi, Carlos Bevilacqua, Daisy Xavier, Estela Sokol, Felipe Co-hen, Gonçalo Ivo, Gustavo Speridião, Ivens Machado e Otavio Schipper. R$ 15 000,00 a R$ 60 000,00. Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 7 de janeiro. Fecha na quarta (2). www.anitaschwartz.com.br.

FLÁVIO-SHIRÓ. Pintor, gravador e desenhista nipo-brasileiro, Flávio-Shiró segue inquieto e produtivo aos 83 anos, com quase sete décadas de trajetória artística. Na individual Obras Recentes, apresenta vinte pinturas de pequenas dimensões e cinco telas de médios e grandes formatos, todos inéditos. De temática variada, as obras têm em comum a textura da tinta com grossas camadas, marca característica desse autor que passeou ao longo da carreira por um amplo arco de movimentos, do expressionismo figurativo ao abstracionismo informal. R$ 15 000,00 a R$ 100 000,00 Galeria Gustavo Rebello Arte. Avenida Atlântica, 1708, loja 8 (Copacabana Palace), Copacabana, ☎ 2548-6163. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, 14h às 18h. Grátis. Até dia 19. Fecha na quarta (2). www.gustavorebelloarte.com.br.

✪✪✪✪ FRANZ WEISSMANN (1911-2005). Leia a reportagem. Pinakotheke Cultural. Rua São Clemente, 300, Botafogo, ☎ 2537-7566. Segunda a sexta, 10h às 18h; sábado e feriados, 10h às 16h. Grátis. Até 3 de dezembro.

✪✪✪ FRONTEIRIÇOS. A coletiva reúne trabalhos que ficam na fronteira entre diversos suportes. Segundo a curadora Daniela Name, esse fator reforça a impossibilidade na arte contemporânea de determinarmos que uma criação seja pintura, escultura, instalação ou objeto. No elenco estão nomes de diferentes gerações e procedimentos: Alessandro Sartore, Bruno Miguel, Carolina Ponte, Caroline Valansi, Felipe Co-hen, Hugo Houayek, Ivan Grilo, Jaqueline Vojta, Letícia Lampert, Marcos Cardoso, Matias Mesquita, Nazareno, Rodrigo Torres, Siri e Wagner Malta Tavares. R$ 500,00 a R$ 16 000,00. Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até dia 18. Fecha na quarta (2). www.lucianacaravello.com.br.

GABRIEL CENTURION. Este artista paulistano de 33 anos que transita entre o grafite, a fotografia e o vídeo faz sua primeira individual no Rio, batizada de Retratos de um Mundo Flutuante. Em texto de apresentação, o crítico de arte Fernando Gerheim destaca que os trabalhos de Centurion têm uma estética entre as gravuras japonesas e a colagem videográfica, explorando imagens de personagens infantis em situações inusitadas, como os robôs Transformers, o ursinho Pooh e outros bichos de pelúcia. Constam do acervo pinturas de títulos curiosos, a exemplo de Macaco Noia, além de trabalhos em pequenos formatos da série Fetiche. R$ 4 500,00 a R$ 8 500,00. Artur Fidalgo Galeria. Rua Siqueira Campos, 143, 2º piso, Copacabana, ☎ 2549-6278, ? Siqueira Campos. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até dia 26. Fecha na quarta (2). www.arturfidalgo.com.br.

✪✪✪ GIORGIO VASARI: A INVENÇÃO DO ARTISTA MODERNO. Leia a reportagem. Fundação Biblioteca Nacional ? Espaço Eliseu Visconti. Rua México, s/nº, Centro, ☎ 3095-3862. ? Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 4 de dezembro. www.bn.br.

GISELA MILMAN. Multiartista carioca, Gisela tem a questão feminina como uma de suas principais linhas de pesquisa e, a exemplo da artista francesa Sophie Calle e da iraniana Shirin Neshat, costuma se incluir no centro da narrativa de seu trabalho. Alexandre Murucci assina a curadoria da individual Infinitos Escondidos, que exibe fotografias e autorretratos, além de trabalhos em vídeo, como o que dá nome à mostra. Solar de Botafogo ? Galeria Vertical. Rua General Polidoro, 180, Botafogo, ☎ 2543-5411. → Segunda a sexta, 18h às 22h; sábado e domingo, 15h às 20h. Grátis. Até 4 de dezembro. Fecha na quarta (2).

✪✪✪✪ ÍNDIA. Leia a reportagem. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até 29 de janeiro.

JOÃO MODÉ. Em sua mostra anterior na A Gentil Carioca, em 2007, Modé ocupou o sótão da galeria com os trabalhos da exposição A Cabeça. Agora, apresenta no espaço expositivo convencional desenhos, fotografias e objetos construídos com materiais diversos que retratam ou remetem a tramas. Uma extensa rede ? material utilizado pelo artista há mais de uma década ? faz a conexão entre os dois ambientes da casa. R$ 5 000,00 a R$ 50 000,00. A Gentil Carioca. Rua Gonçalves Ledo, 17, Centro, ☎ 2222-1651, ? Presidente Vargas. Terça a sexta, 12h às 19h; sábado, 12h às 17h. Grátis. Até dia 26. Fecha na quarta (2).

MODELO VIVO. Pintor tarimbado, Gianguido Bonfanti dá aulas de desenho e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde alunos aprimoram a técnica de passar para o papel e para a tela os contornos observados em modelos vivos. É ele quem assina a seleção de peças desta mostra com trabalhos de Franklin Teredo, Gustavo Alves da Silva, Michael Sasso, Paulo Vieira e Rodrigo Heleno Vergueira. Escola de Artes Visuais do Parque Lage ? Galerias 1 e 2. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 22h; sexta a domingo e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até dia 20. www.eavparquelage.rj.gov.br.

✪✪✪ MÔNICA RUBINHO E SIDNEY PHILOCREON. Casados, a artista paulistana e o criador paraense radicado em São Paulo têm em comum o bacharelado em artes visuais e duas décadas de carreira. Embora cumpram trajetórias independentes, eles apresentam em conjunto a mostra Pense Duas Vezes Antes de Esquecer, com curadoria de América Cupello. Mônica exibe uma série de desenhos desenvolvidos sobre lenços masculinos, nos quais são fixadas delicadas dobraduras ou minúsculos objetos. Já Sidney traz fotografias e objetos com símbolos da linguagem musical. R$ 3 000,00 a R$ 7 000,00. Cosmocopa Arte Contemporânea. Rua Siqueira Campos, 143, 2º piso, loja 32, Copacabana (Shopping Cidade Copacabana), ☎ 2236-4670, ? Siqueira Campos. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 10h às 15h. Grátis. Até 8 de novembro. Fecha na quarta (2).

✪✪✪ PAIXÕES PRIVADAS ? A ARTE EUROPEIA NAS COLEÇÕES PARTICULARES DO RIO DE JANEIRO. Leia a reportagem. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 13. www.correios.com.br.

PETRILLO. Fluminense de Valença, o artista plástico e designer de 36 anos exibe na individual Imaterial 25 pinturas inspiradas em plantas de levantamento topográfico. Essas pranchas usadas para descrever relevos de terreno são constituídas de linhas irregulares, exploradas por Petrillo, ora correndo em paralelo, ora convergindo para um ponto, resultando em um interessante grafismo. R$ 2 000,00 a R$ 22 000,00. Almacén Galeria. Avenida Ayrton Senna, 2150 (CasaShopping), Barra, ☎ 3325-8622. Segunda, 12h às 22h; terça a sábado, 10h às 22h; domingo e feriado, 15h às 21h. Grátis. Até dia 13.

✪✪✪ RONALD DUARTE. Na individual 7, o artista plástico carioca apresenta peças em variados suportes. Fernando Cocchiarale assina a curadoria da mostra de nome inspirado no número que determina sequências marcantes ? dias da semana, cores do arco-íris, notas musicais, pecados capitais ? e estabelece a distribuição do acervo. Sempre em sete, estão exibidos desenhos de fogo, objetos em garrafas PET da série Filíferos e ampliações fotográficas em grandes formatos com registros de intervenções urbanas. Uma delas é Fogo Cruzado, de 2002, em que Ronald transformou em fogueira um trecho dos trilhos de bondes de Santa Teresa. Completam a mostra vídeos e uma escultura de 2 metros em formato de gota. Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017, ? General Osório. → Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 4 de dezembro.

SONIA ANDRADE. Uma das pioneiras da videoarte no Brasil, a artista carioca ocupa todos os salões do Centro de Arte Hélio Oiticica com a Retrospectiva 1974-1993. Com seleção de Marisa Flórido, o vasto acervo reúne sete conjuntos, com destaque para uma instalação apresentada na XIV Bienal Internacional de São Paulo, em 1977, desenhos em papel japonês e 100 objetos da mostra Hydragrammas, montada no Museu Nacional de Belas Artes em 1993. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, ☎ 2232-2213, ? Presidente Vargas. → Terça a sexta, 11h às 18h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até dia 27.

TEMPO FUTURO / FUTURO DO TEMPO. Coletiva com trabalhos de onze artistas em vídeo, fotografia e web art. Entre os destaques está uma série de desenhos a nanquim sobre papel da paraense Keyla Sobral, que tem a fotografia como tema. Também integram a mostra Luiza Baldan, Joana Traub Csekö, Ana Angelica Costa, Claudia Hersz, Claudia Tavares, Eduardo Delfim, Rebeca Rasel, Renata Ursaia, Tom Lisboa e Patricia Gouvêa (também curadora da exposição). Galeria do Ateliê da Imagem. Avenida Pasteur, 453, Urca, ☎ 2541-3314. Segunda a sexta, 10h às 21h30; sábado, 10h às 17h30. Grátis. Até 10 de dezembro. Fecha na quarta (2). www.ateliedaimagem.com.br.

THIAGO HONÓRIO. Professor da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), o artista visual mineiro radicado em São Paulo faz sua primeira individual no Rio. Batizada de Corte, ela reúne objetos construídos com matérias-primas variadas ? e algumas bem esquisitas. Em Vis-à-Vis, por exemplo, ele usa chifres de boi, lupas e espelho convexo. Outra obra, chamada Presa, exibe um dente de elefante com um anel de bronze e um projétil fincado. Já em Viravolta são utilizados retalhos de peles negras e brancas de lebre, um par de chifres de touro e madeira laqueada. Completam o conjunto desenhos produzidos neste ano. R$ 5 000,00 a R$ 30 000,00. Galeria Laura Marsiaj. Rua Teixeira de Melo, 31 C, Ipanema, ☎ 2513-2074. ? General Osório. Terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até 3 de dezembro. Fecha na quarta (2).

WALDOMIRO DE DEUS. Pintor naïf baiano, Waldomiro, 66 anos, é a estrela da retrospectiva 50 Anos de Pintura. Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, o acervo desvela trinta obras dos anos 60 em que são recriados costumes brasileiros, até trabalhos recentes, a exemplo dos que retratam, à maneira do artista, os atentados de 11 de setembro e o tsunami que devastou o Japão em março. Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. → Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até dia 13. www.correios.com.br.

WLADEMIR DIAS-PINO. Um dos principais nomes da poesia visual no país, Dias-Pino apresenta 700 novos poemas, cujas imagens são projetadas na fachada do Oi Futuro Ipanema. O carioca de 84 anos é um dos criadores da Poesia Concreta e do Poema Processo, movimentos de vanguarda surgidos no Rio, que propunham a desconstrução dos formatos estabelecidos na elaboração de poemas. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão A Ave (1954) e Solida (1956). Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3201-3000, ? General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 20 de dezembro. www.oifuturo.org.br.

ANA STEWART. Carioca com atuação no fotojornalismo e em sets de filmagem, Ana cultiva a fotografia artística como atividade paralela. Na individual Meninas do Rio, exibe 25 retratos em grandes formatos, com imagens de jovens rea¬lizadas ao longo de dez anos em regiões pobres da cidade. Após fazer os primeiros cliques do ensaio há uma década, para o livro Zona Norte ? Território da Alma Carioca, ela retornou às locações, em áreas como Jacaré, Irajá e Benfica, à procura de suas retratadas, a fim de efetuar novos registros e assim mostrar a passagem do tempo. R$ 5 000,00. Galeria da Gávea. Rua Marquês de São Vicente, 431, loja A, Gávea, ☎ 2274-5200. De segunda a sexta é necessário agendar a visita por telefone. Sábado, 11h às 18h. Grátis. Até dia 20. www.galeriadagavea.com.br.

✪✪✪ FELIPE CAMA. Em sua primeira individual no Rio, o fotógrafo gaúcho radicado em São Paulo exibe dezesseis trabalhos que abordam a linguagem fotográfica sob o ponto de vista das novas tecnologias digitais. Os mais convencionais são os três exemplares da série O que Te Seduz (2003/2004), com elegantes imagens de produtos falsificados: um relógio Cartier e bolsas Gucci e Prada. Causam mais impacto os conjuntos com ampliações em 3D lenticular, a exemplo de After Post (2010), em que ele extraiu interessantes efeitos óticos de pinturas do holandês Frans Post feitas no Brasil ao longo do século XVII. R$ 7 000,00 a R$ 30 000,00. Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até dia 18. Fecha na quarta (2). www.lucianacaravello.com.br.

✪✪✪ RENAN CEPEDA. Fotógrafo que utiliza há mais de uma década a técnica de light painting ? aumentando o tempo de exposição, ele ?pinta? as imagens com a ajuda de lanternas e canetas a laser ?, Cepeda apresenta novos exemplares de sua produção. Na individual Knight Paintings entram 22 trabalhos de médio e grande formato com registros realizados na Espanha. Ele percorreu a região do altiplano de Castela e Leão, no noroeste daquele país, fotografando castelos medievais em ruínas ou abandonados. R$ 1 500,00 a R$ 9 500,00. Galeria Tempo. Avenida Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, ☎ 2255-4586. Terça a sábado, 11h às 19h. Grátis. Até dia 12. Fecha na quarta (2). www.galeriatempo.com.br.

Fonte: VEJA RIO