DIVERSÃO

É de graça

Fim de semana terá 10 eventos gratuitos. Confira a lista e divirta-se sem gastar um tostão

- Atualizado em

vjrio-recomenda-exposicoes1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÃO

TARSILA DO AMARAL ? PERCURSO AFETIVO. Leia em Veja Rio Recomenda. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. → Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Até 29 de abril. A partir de terça (14).

✪✪✪ IVENS MACHADO. Um dos grandes nomes da videoarte e da arte conceitual brasileira, o artista explora desta vez materiais brutos, como terra, azulejos, caixas de papelão e madeira, para criar ambientes onde aborda conceitos de densidade e grandeza. Machado faz também releituras de algumas de suas obras. É o caso do espaço criado com troncos de madeira empilhados, de alturas que variam de 1,80 metro a 2,20 metros, instalação que remete a um trabalho similar, apresentado na Bienal de São Paulo de 2004. Em um ambiente lateral, o visitante encontra um cenário claustrofóbico, montado com caixas de papelão de vários tamanhos, e um vídeo inédito produzido para a mostra. No outro salão lateral estão sete painéis de azulejos brancos, com intervenções em algumas peças, em que o artista desloca a função desse material. Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. → Terça a sábado, 10h às 20h. Grátis. Até domingo (19). www.fcfb.rj.gov.br.

CORDÃO DA BOLA PRETA: NOVE DÉCADAS ANIMANDO O CARNAVAL. Ao ar livre, a mostra reúne trinta grandes painéis com históricas reproduções fotográficas de cartazes que anunciavam antigos desfiles do bloco, ilustrações assinadas pelo artista Potoca, em 1948, programas, ingressos e reportagens sobre a agremiação em diferentes décadas. O acervo, selecionado com curadoria de Heloisa Alves, ocupa uma galeria montada em estrutura tubular, com 70 metros quadrados e 5 metros de altura. Largo da Carioca, ? Carioca. Grátis. Até dia 29.

(IN) POSSÍVEIS. Professores do Programa Aprofundamento, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e João Modé dividem a curadoria da coletiva com trabalhos de dezessete artistas integrantes do curso. No acervo entram gravuras, fotografias, vídeos, pinturas, desenhos e objetos híbridos produzidos por nomes em ascensão como Alex Topini, Glaucia Mayer, Ícaro Lira, João Penoni, Juana Amorim, Louise D.D. e Rubens Pileggi. Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 22h; sexta a domingo e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até 1º de abril. www.eavparquelage.rj.gov.br.

JOÃO MODÉ. O artista fluminense ocupa com novos trabalhos o interior e os arredores das Cavalariças do Parque Lage. Batizada de Para o Silêncio das Plantas, a mostra conta com intervenções na mata, passadiços por onde o visitante caminha e ouve, por meio de alto-falantes, músicas e sons variados, intercalados com momentos de silêncio. No repertório entram composições clássicas e populares, gravações de rituais dos índios caiapós, pontos de umbanda (para o orixá Oxóssi, protetor das matas), música eletrônica e sons de animais. No interior do espaço expositivo estão desenhos, fotografias e uma relação das obras executadas na trilha sonora. Escola de Artes Visuais do Parque Lage ? Cavalariças. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 22h; sexta a domingo e feriados, 10h às 17h. Grátis. Até 11 de março. www.eavparquelage.rj.gov.br.

✪✪✪✪ MANUEL ÁLVAREZ BRAVO. O mexicano Manuel Álvarez Bravo (1902-2002) é um expoente da fotografia. Na mostra estão mais de 250 imagens, com ênfase nas décadas de 20 a 50. Ao longo de mais de setenta anos de carreira, Bravo conviveu com artistas e intelectuais de relevo, como seu ilustre colega francês Cartier-Bresson, os pintores mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo e o surrealista André Breton. Em suas fotografias, re¬vela cenas do cotidiano e da cultura popular de seu país, sempre com um olhar poético e sensível. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a sexta, 13h às 20h; sábado e domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até dia 26. www.ims.com.br.

✪✪✪✪ THOMAS FARKAS. Nascido em Budapeste, na Hungria, Thomas Farkas (1924-2011) veio para o Brasil com a família aos 6 anos e, aqui, deu relevante contribuição à iconografia moderna nacional. Thomas Farkas: uma Antologia Pessoal é uma retrospectiva composta de 115 trabalhos abrigados no acervo do IMS, em boa parte escolhidos para exibição pelo próprio autor. Na seleção, entraram peças representativas de sua trajetória, incluindo as séries sobre a construção de Brasília, revelando a faceta documental do seu trabalho. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. → Terça a sexta, 13h às 20h; sábado e domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até dia 26. www.ims.com.br.

CRIANÇAS

CCBB EDUCATIVO. No sábado (18) e no domingo (19), a batucada já será ouvida na programação do centro cultural. Às 13h, nos dois dias, a oficina Musicando convida os pequenos a participar de jogos rítmicos baseados em marchinhas clássicas, usando instrumentos de percussão e a própria voz. Nos mesmos dias, às 11h e às 15h, a garotada se diverte vestindo bonecos de pano com trajes e adereços. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Grátis. Senhas distribuídas meia hora antes de cada atividade.

COBRA SARADA. Organizado pela escola Edem, muito frequentado por crianças, e não apenas pelos alunos de lá, o bloco sai na quinta (16), com concentração a partir das 17h. O percurso vai do portão do Parque Guinle até o número 14 da Rua Gago Coutinho, em Laranjeiras. Parque Guinle. Laranjeiras. Quinta (16), a partir das 17h. Informações, ☎ 3235-8080. Grátis.

ESPECIAL

VÔLEI . As areias de Ipanema recebem a 14ª edição do torneio Rainha da Praia. A partir de sábado (18), às 9h, as atletas de elite do circuito brasileiro Juliana, Maria Elisa, Val, Talita, Vivian, Taiana e Shaylyn vão brigar pelo título em jogos eliminatórios, buscando o lugar na grande final ? que acontece no dia seguinte. Rainha da Praia. Praia de Ipanema, na altura da Rua Paul Redferm. Sábado (18) e domingo (19), 9h. Grátis.

Veja também: a lista dos 425 blocos que desfilam neste carnaval

Fonte: VEJA RIO