DIVERSÃO

Grandes eventos no Rio em 2014

Listamos as principais atrações culturais ? shows internacionais, exposições e espetáculos teatrais imperdíveis ? que acontecem na cidade antes da Copa. Confira a agenda e programe-se

Por: Louise Peres - Atualizado em

Passado o Carnaval, a sensação é de que as coisas vão ficar mais calmas no Rio, certo? Errado. A agenda cultural da cidade segue a todo vapor, com uma série de astros da música internacional, exposições imperdíveis e peças de teatro excelentes recheando a programação das nossas casas de shows, salas de espetáculos e centros culturais. Antes que a atmosfera da cidade seja tomada pelo futebol - estamos a menos de cem dias da Copa do Mundo -, VEJA RIO listou as atrações que você precisa conferir até junho. Anote na agenda, programe-se e divirta-se!

SHOWS

MARÇO

13 de março

Jack Johnson

recomenda-shows-c.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O astro havaiano volta ao Rio para apresentar a turnê de seu sexto disco, From Here to Now to You, lançado em setembro de 2013.

Local: HSBC Arena

Para mais informações clique aqui

15 de março

Avenged Sevenfold

Originária de Huntington Beach, Califórnia, a banda de rock chega ao Rio com a turnê mundial do novo álbum Hail to the King, lançado em agosto.

Local: HSBC Arena

Para mais informações clique aqui

20 de março

Hugh Laurie

hugh.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Acompanhado pela Copper Bottom Band, o intérprete do protagonista da série de TV House vem pela primeira vez ao Rio. No palco, o britânico canta, toca piano e guitarra.

Local: Citibank Hall

Para mais informações clique aqui

Guns n? Roses

guns.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um dos mais importantes grupos de rock de todos os tempos, o norte-americano Guns N? Roses iniciou a turnê de seu novo álbum na América Latina. A parada de Axl Rose e companhia em terras cariocas acontece no dia 20.

Local: HSBC Arena

Para mais informações clique aqui

ABRIL

3 de abril

Imagine Dragons

imagine-dragons.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Uma das mais aguardadas atrações do line-up do Lollapalooza Brasil 2014, que acontece nos dias 5 e 6 de abril em São Paulo, a banda de Las Vegas vencedora do Grammy de Melhor Performance Rock passa antes pelo Rio.

Local: Citibank Hall

Para mais informações clique aqui

4 de abril

Arcade Fire

Headliner do segundo dia de Lollapalooza, a banda canadense também se apresenta no Rio antes de fazer seu show em São Paulo.

Local: Citibank Hall

Para mais informações clique aqui

6 de abril

Nine Inch Nails

Formada em 1988 nos Estados Unidos e com mais de 30 milhões de álbuns vendidos, a banda também é uma atração do Lollapalooza que faz um pit stop no Rio.

Local: Citibank Hall

Para mais informações clique aqui

27 e 28 de abril

Demi Lovato

Para loucura dos adolescentes, a cantora pop apresenta no Rio seu último álbum, lançado em maio de 2013, em duas noites no Citibank Hall.

Local: Citibank Hall

Para mais informações clique aqui

MAIO 2 de maio

Avril Lavigne

Com mais de 35 milhões de álbuns e 50 milhões de singles vendidos no mundo, a cantora canadense volta ao Brasil para apresentar seu último disco, Avril Lavigne (2013).

Local: Citibank Hall

Para mais informações clique aqui

8 de maio

One Direction

one-direction.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fenômeno da música pop da atualidade, a boy band se apresenta pela primeira vez no Brasil - eles abrem na América Latina a turnê mundial, que em seguida parte em para o Reino Unido e a Irlanda.

Local: Praça da Apoteose

Para mais informações clique aqui

16 de maio

30 Seconds To Mars

30-seconds.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Após serem ovacionados pelo público do Rock in Rio no ano passado, os músicos liderados pelo recém-premiado com o Oscar Jared Leto incluíram a cidade na turnê sul-americana iniciada no Chile.

Local: Fundição Progresso

Para mais informações clique aqui

TEATRO

roteiro-teatro-04-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Uma série de espetáculos voltou aos palcos após o Carnaval. VEJA RIO apontou aqui as principais estreias pós-folia.

O Filho Eterno

Vencedor de três prêmios Shell, o monólogo de Cristóvão Tezza encenado pela Companhia Atores de Laura volta aos palcos cariocas para uma temporada de 8 de abril a 7 de maio, no Teatro Poeira.

Incêndios

Fernando Lemos
(Foto: Redação Veja rio)

O maior destaque dos palcos cariocas em 2013, que acaba de ser laureado com o Prêmio Shell de Melhor Direção para Aderbal Freire-Filho, o espetáculo protagonizado por Marieta Severo volta ao Teatro Poeira em 11 de abril. Já é possível comprar ingressos aqui.

EXPOSIÇÕES

Ron Mueck

As impressionantes esculturas hiperrealistas do artista australiano, que começou a modelar figuras ainda na infância e aperfeiçoou suas habilidades profissionalmente anos depois, no cinema, na televisão e na publicidade. A partir de quinta (20), nove trabalhos estarão à mostra no MAM. Destas, três foram criadas no ano passado especialmente para a exposição, que já passou por Paris e Buenos Aires.

Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Centro, tel. 3883-5600. De 20 de março a 1º de junho. Terça a sexta, 12h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 19h.

Gritos Surdos, de Miguel Rio Branco

Inédita no Rio de Janeiro, a exposição abre para o público no dia 25 março na Casa França-Brasil reunindo vídeos, fotografias e objetos, que compõem três obras: instalação com quatro projeções de imagens que transitam pelas temáticas de violência e poder, trabalhada simultaneamente sobre quatro telas de voil; uma projeção com imagem fixa e áudio; e um "site specific" em neon.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, tel. 2332-5120. De 25 de março a 14 de maio. Terça a domingo, de 10h às 20h.

A inusitada coleção de Sylvio Perlstein

Composta por 150 peças da coleção de um belga-brasileiro, Sylvio Perlstein, que já compôs diversas exposições pela Europa, a mostra conta com projeto visual de Daniela Thomas e Felipe Tassara e propõe a integração entre os ambientes. Ao longo de 50 anos, o colecionador reuniu o melhor do dadaísmo, surrealismo, op-art, arte americana, minimalismo, arte contemporâneas e até fotos vintage. Ao todo são sete salas interligadas que oferecem ao visitante uma visão ampla, do início ao fim, onde de uma sala é possível visualizar as demais. A divisão foi feita levando em consideração as características de como as peças estão dispostas na casa de Sylvio, em Paris. Idealizada e realizada por Leonel Kaz, com curadoria de Luis Camilo Osório e Teixeira Coelho, a mostra fica em cartaz no MAM até 25 de maio.

Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, tel. 3883-5600. De 26 de março a 25 de maio. Terça a sexta, 12h às 18h. Sábado, domingo e feriados, 12h às 19h.

Visões na Coleção Ludwig

Uma das coleções particulares mais importantes do mundo desembarca no Rio em maio após temporada no CCBB São Paulo. É a mostra Visões na Coleção Ludwig, com 78 trabalhos adquiridos pelo empresário alemão da indústria de chocolates Peter Ludwig (1925-1996). A quantidade de peças obtidas foi tamanha ? oficialmente chegou a 20.000, mas há quem diga que eram 50.000 ? que suas doações deram origem a diversos museus. As obras que compõem a exposição foram escolhidas do acervo do Museu Russo de São Petesburgo. Entre os destaques, exemplares de grandes nomes da pop art, como Andy Warhol (um retrato do próprio Ludwig), Jasper Johns, Roy Lichtenstein e Claes Oldenburg. A mostra ainda apresenta uma pintura de Pablo Picasso (um dos preferidos de Ludwig) e uma tela de Jean-Michel Basquiat, famoso por graftar muros em Nova York.

CCBB Rio. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, tel. 3808-2020. Quarta a segunda, das 9h às 21h. A partir de 13 de maio.

Fonte: VEJA RIO