COMIDA

Gastronomia das feiras

Além de frutas e legumes fresquinhos, as feiras da cidade oferecem variadas opções gastronômicas

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

Além de frutas, legumes e verduras fresquinhos, muitas feiras do Rio oferecem quites dos mais variados estilos. Do tradicional pastel com caldo de cana a sushis e sashimis, cada uma tem a sua especialidade. Confira uma seleção com o que há de melhor na gastronomia das feiras cariocas:

Pastel do Oswaldo

Os pastéis de feira já são velhos conhecidos das feiras cariocas e é difícil passar por uma que não tenha uma barraquinha dedicada à iguaria, mas, em diversas delas, tem um que faz o maior sucesso. Com recheio de carne, queijo e paltimto, o Pastel do Oswaldo é pedida certa nas feiras em que está presente.

Quando e onde: Às quintas na Feira da Rua General Urquiza, no Leblon (próximo ao Hospital Miguel Couto); aos sábados na Feira da Rua Tadeu Kosciusko com a Rua Carlos Sampaio, no Centro; e, aos domingos, na Feira da Glória na Rua Augusto Severo.

pastel-oswaldo-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Los Paderos

Entre frutas e legumes, a feira da Urca conta com uma barraca de pães gourmet da Los Paderos, empresa delivery de pães pré-assados. Nela, é possível encontrar especialidades que vão de cookies artesanais a pães de açaí. Os mais pedidos são os francesinhos de limão. Quem não quiser esperar, ainda pode saborear na hora bruschettas deliciosas.

Quando e onde: Aos domingos, na feira da Praça Tenente Gil Guilherme, na Urca.

Bolinho de bacalhau do Mazzaropi

O cearense Severino Bezerra trabalhou por mais de 20 anos em um boteco em Laranjeiras. Lá, além do apelido de Mazzaropi - por conta de sua semelhança com o ator que fez sucesso com o personagem jeca nos cinemas - ele também ganhou as habilidades culinárias para preparar a tradicional receita portuguesa.

Quando e onde: Aos sábados, Feira da Rua General Glicério, em Laranjeiras.

bacalhau-marcos-pinto-divulgacao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Acarajé da Feira Hippie de Ipanema

Entre os artesanatos e móveis vendidos na Feira Hippie de Ipanema há um cantinho reservado para os saborosos quitutes baianos. Lá, é possível experimentar acarajé frito na hora, além de doces e outras delíciais. Há ainda tabuleiros com temperos e pimentas variadas.

Quando e onde: Aos domingos, na Feira Hippie da Praça General Osório, em Ipanema.

Sushi Barcellos

A melhor forma de saborear sushis, sashimis e outras iguarias da culinária japonesa do que aproveitar as peças com ingredientes fresquinhos. Na barraca do peixeiro Arnaldo Barcellos, isso é possível. O sushibar foi implementado a pedido dos próprios clientes e faz sucesso em todas as feiras em que está presente.

Quando e onde: Às terças, na feira livre da Rua Borda do Mato com a Rua Juiz de Fora, no Grajaú; às sextas, na Avenida Júlio Furtado (em frente ao número 178), no Grajaú; às quartas na feira da Avenida Geremário Dantas, na Praça da Lona Cultural em Jacarepaguá; e, aos sábados, na feira da Praça da Ribeira na Ilha do Governador.

barcellos.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Biscoitos da Rosa

Em Ipanema, uma japonesinha faz sucesso com seus biscoitos. Na barrada da Rosa é possível encontrar os mais variados tipos da guloseima. Os mini suspiros, por exemplo, foram servidos durante dez anos como acompanhamento para o cafezinho no restaurante Siri Mole.

Quando e onde: Às sextas, na feira da Praça General Osório, em Ipanema.

Estação Tapioca

Localizada em frente ao restaurante Olympe, a barraca entre seus clientes fiéis o ilustre chef Thomas Troisgrois. A receita de tanto sucesso, no entanto, é a mais tradicional e o sabor de maior sucesso é o de queijo coalho na manteiga.

Quando e onde: Aos sábados, na feira da Rua Frei Leandro (esquina com a Rua Custódio Ferrão), na Lagoa.

tapioca-facebook.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Fonte: VEJA RIO