EXPOSIÇÕES

Arte plugada

Tecnologia de ponta e interatividade orientam as obras do File Rio 2012, no Oi Futuro Flamengo

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Apreciadores de arte contemporânea e fãs de novas tecnologias têm encontro marcado no Oi Futuro Flamengo: o File Rio 2012 ocupa o endereço a partir de terça (10). Batizado com a abreviatura de Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o evento foi criado em 2000 em São Paulo e chegou ao Rio seis anos depois. No caminho, desdobrou-se. Inspirou o File Games, dedicado a jogos, e o File Anima, voltado para desenhos feitos com técnicas de última geração. Hoje, a mostra é referência na difusão da arte eletrônica.

Na atual edição foram reunidos cerca de 150 trabalhos de profissionais de onze nacionalidades ? a novidade é a apresentação de uma série de aplicativos para tablets. Desenvolvido pelo americano Rob Fielding, o Mugician é um sintetizador que emula o som de uma guitarra. Ainda na seara musical, o Singing Fingers, dos também americanos Jay Silver e Eric Rosenbaum, tem proposta curiosa. Enquanto desliza o dedo pela tela em branco, marcando-a como se pintasse um papel, o visitante produz um som qualquer, reproduzido quando volta a se encostar no desenho.

Entre várias obras interativas, chama atenção a escultura cinética ADA, da alemã Karina Smigla-Bobinski. Trata-se de um globo transparente que rola pela sala manipulado pelo visitante. Cravejada de pontas de carvão, a esfera vai deixando marcas nas paredes, no teto e no piso, fazendo um desenho aleatório. Em Body Paint, do inglês Memo Akten, uma tela virtual é pintada através de movimentos corporais. Projeto dos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, Solo é uma superfície plana formada por chapas de alumínio que vão se inclinando como gangorras quando se caminha sobre elas. Como se vê, entre manifestações estéticas criadas com engenhocas interativas também é possível se divertir um bocado.

File Rio 2012. Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, ? Largo do Machado. → Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 13 de maio. A partir de terça (10). www.oifuturo.org.br.

Fonte: VEJA RIO