COMIDA

Viagens saborosas

Dois festivais gastronômicos têm início neste fim de semana. Aproveite para degustar pratos e petiscos especiais, aprender sobre culinária de botequim e, é claro, passear

Por: Louise Peres - Atualizado em

antiquarios-2.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

O friozinho dá as caras e já começam a pipocar oportunidades deliciosas para viajar, conhecer cidades próximas e ainda degustar inspiradas e suculentas criações. O calendário dos festivais gastronômicos do estado já começa a ficar agitado a partir deste fim de semana, quando dois grandes eventos movimentam as mesas do Rio e de cidades como Angra, Niterói, Paraty, Petrópolis e Vassouras. Na quinta (3), tem início o Brasil Sabor, maior festival de gastronomia do país. No dia seguinte é a vez do Sabor de Botequim, em Vassouras, que celebra a culinária de bares do interior e a importância dos produtos regionais - cachaças, laticínios, cervejas e outros saborosos insumos artesanais. Para guiar você por essas duas festanças da boa mesa, selecionamos os pontos altos de cada uma. Prepare sua lista, faça as malas e pé na estrada! Se quiser ficar por aqui, sem problemas: tem muita coisa boa esperando nas mesas cariocas também.

FESTIVAL BRASIL SABOR

lacigale-1.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Acontecendo simultaneamente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a sétima edição maior festival de gastronomia do país homenageia os 100 anos da parceria Brasil-Itália, seguindo o mote "Quem tem boca vai a Roma". À mesa de cada casa participante, um prato inspirado na culinária italiana estará à disposição do comensal entre os dias 3 de maio e 3 de junho. Enquanto exaltam a cozinha da Itália, as criações buscam ainda conservar e valorizar os temperos, ingredientes e peculiaridades de cada região. O braço fluminense do Brasil Sabor conta com 33 restaurantes participantes, na cidade do Rio, em Niterói, Paraty, Petrópolis e Angra dos Reis.

Em 2012, o Brasil Sabor pretende estender sua atuação para além dos cardápios. Na quinta (3), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RJ), que promove o festival no Rio, e o Ministério do Meio Ambiente assinam um compromisso com o Passaporte Verde. O selo, reconhecido pelas Nações Unidas, visa conscientizar estabelecimentos gastronômicos sobre a importância de adotar práticas sustentáveis, como o reaproveitamento dos alimentos e o descarte adequado do óleo de cozinha. Paraty é a cidade escolhida para iniciar o projeto piloto.

Clique aqui para ver todos os restaurantes participantes e seus respectivos pratos

FESTIVAL SABOR DE BOTEQUIM

festival-botequim-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Culinária de boteco, cervejas artesanais, cachaças, vinhos das melhores safras e até workshops de fotografia no Vale do Café. É o que promete a quarta edição do festival Sabor de Botequim, que entre os dias 4 e 13 de maio transforma Vassouras em uma grande festa, com farta programação gastronômica e cultural. Chefs tarimbados se revezam em apresentações e eventos de dar água na boca. Entre os destaques, "Feijão de Bamba, Cachaça e Samba": trata-se da imperdível feijoada do Aconchego Carioca, campeão na categoria Cozinha de bar do guia VEJA RIO Comer & Beber 2011/2012, preparada pela chef Katia Barbosa. Completando a festança, pandeiro, cavaquinho e cachaça.

Além das tradicionais comidinhas de botequim, espere ainda por degustações de carnes nobres, provas dos melhores produtos regionais, exposições, oficinas e um passeio pela culinária mundial, da cozinha da Mamma às picantes iguarias tailandesas. Até corrida de garçom vai acontecer por lá. É só conferir a agenda, selecionar seus eventos preferidos e aproveitar.

Clique aqui para ver a programação do festival

Fonte: VEJA RIO