Continua após publicidade

Festival na Barra celebra noite de lua cheia

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h33 - Publicado em 27 jun 2015, 01h00

Holofote Natural

Repare que, nas três ilustrações acima, um astro celeste, de forma simbólica ou retratado de modo mais realista, ocupa boa parte da cena. Não é para menos: são cartazes bolados especialmente para o projeto Festival da Lua Cheia, com shows realizados no aprazível deque do VillageMall, na Barra da Tijuca, que oferece uma senhora vista do bairro. O evento acontece, obviamente, uma vez por mês. Neste fim de semana, o nosso satélite natural ainda se encontra em modo crescente, mas a partir de quarta-feira (1º) a lua ficará cheia, redondinha no céu carioca, e por isso será esse o dia da apresentação do cantor Tiago Iorc. Já cantaram e tocaram no evento artistas como Evandro Mesquita, Geraldo Azevedo e Isabella Taviani. Os desenhos à direita são criações de Gabriel Mello Franco (o maior), Gustavo Barbosa e Kammal João.

450 minutos

É o período diário, estendido desde terça (23), de funcionamento das bibliotecas-parque. Por isso, não existe mais desculpa para não ter acesso a bons livros. A partir de agora, todas as quatro unidades do programa da Secretaria Estadual de Cultura (Manguinhos, Centro, Rocinha e Niterói) passam a atender das 11h às 18h30. Desde o início do projeto, em 2010, elas vinham abrindo apenas ao meio-dia, o que dava uma jornada, entre a tarde e o começo da noite, de 390 minutos disponíveis para amantes da literatura (aos domingos, os locais fecham). Pelas contas oficiais, de lá para cá meio milhão de pessoas já visitaram a rede.

Um estímulo para arrumar o armário

Continua após a publicidade

Olhe que graça ficou a peça institucional da campanha Armário Não É Museu, implementada recentemente (com duração até julho) por uma tradicional rede de farmácias. Trata-se de um programa de arrecadação de agasalhos, cobertores e meias (pela Cruz Vermelha), destinados à população carente — uma ajuda providencial para este início de inverno. É a quarta edição da campanha, que também acontece nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, entre outros. Desde 2012, já foram arrecadados cerca de 7 500 sacos, de 100 quilos cada um, com peças de vestuário e de roupa de cama doadas pelos clientes. Mais detalhes em https://www.drogariaspacheco.com.br.

Arrecadação de agasalhos
Arrecadação de agasalhos ()

Arte-denúncia

Em tempos de violência na cidade, com facadas, tiros e o consequente medo de sair às ruas, nada mais adequado do que o nome da mostra do filósofo Matheus Rocha Pitta, que entra em cartaz na quinta (2) na galeria Athena Contemporânea, no Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana: Assalto. A exposição reúne onze lajes de concreto, nas quais são introduzidas imagens do noticiário impresso, como a foto da presidente Dilma Rousseff (ao lado), e também de anúncios de publicidade, exibindo especialmente gestos manuais. “O clima é de mãos ao alto”, diz Rocha Pitta.

Continua após a publicidade
Arte de Matheus Rocha Pitta
Arte de Matheus Rocha Pitta ()

Samba na pauta

Há o jornalismo esportivo, existem áreas da comunicação dedicadas ao marketing e também salpicam no mercado colunistas especializados em cobrir assuntos de economia, política e tecnologia. Com a profissionalização dos blocos de rua e das escolas de samba, começam a surgir cursos técnicos cujo objetivo é formar profissionais para atuar em outro ramo: o Carnaval. A Universidade Veiga de Almeida abriu na semana passada as inscrições (no câmpus da Tijuca) para a sua primeira turma de jornalismo carnavalesco, extensão pilotada por Anderson Baltar, profissional de rádio, TV e internet. Pandeiros, tamborins, alegorias, baianase porta-bandeirasestão no currículo.

Pandeiro
Pandeiro ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.