RECEITAS

Festa do chá

Receitas fáceis de bolos deliciosos por Nigella Lawson

Por: lolamag - Atualizado em

especialreceitalolamag.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Devo ser sincera e dizer que a tradição do chá da tarde na Inglaterra está acabando. Ela continua nos hotéis, mas raramente nas casas das pessoas. Eu não costumo preparar o chá, não no sentido formal, mas certamente gostaria de ter um bolo no fim de semana para oferecer uma fatia hospitaleira, quando sei que vou receber amigos. E eu nem sequer sou fã de doces. Mas acredito que na vida deveria haver espaço para um pouco de tudo - e, às vezes, bastante de tudo.

Não estou sugerindo que você tome chá da tarde com bolos e sanduíches enormes todos os dias. Mas, ocasionalmente, em um fim de semana, um pequeno prazer não mata ninguém. É melhor comer uma fatia de bolo de vez em quando do que viver de brotos de alfafa todos os dias e atacar a geladeira à noite, devorando um pote de sorvete.

Essas duas receitas de bolo são bem simples e fáceis de fazer.

Esse primeiro bolo de café e nozes é bem sutil: o café equilibra a doçura e a manteiga mantém tudo tranqüilo. Não sei porque as nozes combinam tão bem com o café, mas a combinação funciona perfeitamente.

Mesmo que você não tenha o hábito de fazer bolos, esse é muito fácil. Não se assuste se as duas camadas de pão de ló parecerem muito finas ao serem tiradas da forma. Elas têm que ser assim mesmo, porque a altura do bolo aumenta muito com a cobertura. Esta é uma receita muito antiga, com um charme caseiro, por isso não se preocupe com a aparência final: o aspecto da cobertura não importa.

Se quiser algo um pouco mais simples - e ainda mais fácil de fazer - o bolo de banana com pedacinhos de chocolate é para você. Esse é um acompanhamento perfeito, já que fica bom durante um ou dois dias depois de pronto, então é possível fazê-lo e guardá-lo para depois (também é ótimo no café da manhã do dia seguinte, claro). Dito isto, posso acrescentar que adoro o bolo de banana quando está ainda um pouco quente e macio.

Bolo de Café e Nozes

Tempo de preparo: cerca de uma hora Rendimento: 8 a 10 porções.

Ingredientes para o bolo:

Manteiga para untar

1/2 xícara de pedaços de nozes

1 xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar

1 tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 2/3 xícara de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

4 ovos grandes

2 colheres de sopa de leite em temperatura ambiente (mais, se achar necessário)

1 colher de sopa de café instantâneo dissolvido em 1 colher de sopa de água fervente

Ingredientes para a cobertura:

2 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro

3/4 de um tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 colher de sopa de café instantâneo dissolvido em 1 colher de sopa de água fervente

1/4 de xícara de nozes em metades, para a decoração.

Modo de preparo:

1. Aqueça o forno a 350 graus. Unte duas formas de bolo e forre cada uma delas com papel manteiga. No processador de alimentos, misture 1/2 xícara de nozes em pedaços e o açúcar. Processe até obter um pó fino. Adicione a farinha, a manteiga, o fermento em pó e os ovos. Continue processando até obter uma massa lisa.

2. Adicione 2 colheres de sopa de leite à mistura de café e despeje pelo tubo do processador com o motor funcionando. A mistura deve estar macia o suficiente para cair da colher, se não, adicione mais leite. Divida a massa do bolo entre as duas fôrmas. Asse até que cresça e esteja resistente ao toque, cerca de 25 minutos. Deixe esfriando por 10 minutos, depois retire da forma e coloque em uma travessa. Retire o papel manteiga. Deixe esfriar completamente.

3. Para a cobertura: Coloque o açúcar de confeiteiro no processador de alimentos e pulse até não haja pedaços grandes. Acrescente a manteiga e bata até ficar cremoso. Adicione a mistura de café pelo tubo de alimentação e bata até misturar bem.

4. Coloque um bolo de cabeça para baixo em um prato para bolo. Espalhe metade da cobertura. Coloque o segundo pão de ló em cima, e espalhe o resto da cobertura no topo e pelos lados até cobrir tudo. Coloque pedaços de nozes em cima do bolo e pressione suavemente; nas laterais também. Está pronto!

Bolo de banana com chocolate

Tempo de preparo: 1 hora Rendimento: 8 a 10 porções

Ingredientes:

Óleo vegetal para untar a forma

3/4 de um tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

3 ovos grandes

2 colheres de chá de essência de baunilha

1 xícara rasa de bananas maduras bem amassadas

2 xícaras de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/4 de xícara de manteiga

1 xícara mais 3 colheres de sopa de pedaços de chocolate meio amargo

1/2 colher de chá de açúcar de confeiteiro.

Modo de preparo:

1. Aqueça o forno a 350 graus. Unte levemente com o óleo uma forma canelada. Usando uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura macia, clara e fofa. Adicione os ovos, um a um, depois a baunilha.

2. Adicione as bananas amassadas; a massa pode ficar granulada. Adicione a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio. Acrescente a manteiga e bata até ficar cremoso. Junte os pedaços de chocolate.

3. Despeje a massa na forma. Coloque no forno e asse até que um palito saia limpo (exceto no chocolate derretido), cerca de 45 minutos.

4. Deixe o bolo esfriar na forma por aproximadamente 10 minutos, depois desenforme sobre um prato. Deixe esfriar por mais 15 minutos, em seguida, polvilhe com açúcar de confeiteiro passado por uma peneira fina. Sirva ligeiramente morno ou em temperatura ambiente.

Fonte: VEJA RIO