Continua após publicidade

Exposição reúne fotos inspiradas em textos de Rubem Braga

Históias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h34 - Publicado em 13 jun 2015, 01h00

Literatura verde

Fotos inspiradas em textos de Rubem Braga serão o mote da próxima exposição da Galeria de Arte e Literatura, na Estação Central do metrô. A mostra, a ser aberta no dia 24, tem por título O Lavrador de Ipanema e reúne catorze imagens de folhas e flores, especialmente árvores, associadas a frases do autor tiradas do livro homônimo. Braga, que nasceu no Espírito Santo, morou parte da vida no Rio, onde morreu, em 1990. É considerado o maior nome do seu gênero literário, a crônica. Amante da natureza, com a ajuda do paisagista Burle Marx acabou transformando sua cobertura ipanemense num grande pomar. Abaixo, algumas das fotografias (a primeira é na Urca) da exposição, acompanhadas de fragmentos de seu pensamento sobre ecologia.

Fotos inspiradas em textos de Rubem Braga
Fotos inspiradas em textos de Rubem Braga ()
Fotos inspiradas em textos de Rubem Braga
Fotos inspiradas em textos de Rubem Braga ()

As portas do passado

Está reconhecendo estas portas em preto e marrom? Um dia já estiveram na fachada da Bolsa de Valores do Rio, mas numa reforma foram doadas à harpista Cristina Braga, da Orquestra do Municipal. Pois a musicista deu uma guaribada em seis delas, lustrou a peroba com cuidado, e agora elas servem de portão de entrada do espaço cultural Uaná Etê, aberto no mês passado em Sacra Família do Tinguá, distrito de Paulo de Frontin, no centro-sul do estado. Vidrada em móveis antigos, Cristina recuperou ainda janelões de ferro de uma antiga fábrica de chapéus na Mangueira e outras portas, que sobraram da demolição de um prédio chique na Rua Nascimento Silva, em Ipanema.

Continua após a publicidade
Antiga Fachada
Antiga Fachada ()

Um rosto em cinco traços

Está marcado para o dia 25, no Museu Nacional de Belas Artes, no Centro, o lançamento do Catálogo da Primeira Bienal Internacional de Caricatura, livro pesado, com mais de 300 páginas,  que reúne obras mostradas nesse evento, realizado entre 2013 e 2014, no Rio e também em cidades como Porto Alegre e Belém. Na obra, há minibiografias de caricaturistas consagrados, como Chico Caruso, Jaguar e Ziraldo, e trabalhos de gente nova, como este Noel Rosa em cinco traços e uma fumacinha, obra de Luciano Magno, pseudônimo de Lucio Muruci, ele próprio o organizador da bienal.

Catálogo da Primeira Bienal Internacional de Caricatura
Catálogo da Primeira Bienal Internacional de Caricatura ()

Nos bastidores da folia

Continua após a publicidade

Ficou pronto no início do mês e agora parte para fazer carreira em festivais (o próximo será o do Rio, em outubro, e depois vai para Holanda e França, antes da estreia, no ano que vem) o documentário 82 Minutos, de Nelson Hoineff, sobre a preparação de uma escola de samba — da escolha do enredo até a hora de pisar na avenida. A agremiação que abriu as portas, a quadra e o barracão ao cineasta foi a Portela. No filme aparece, inclusive, a polêmica de ter sido ou não favorecida pela prefeitura, já que Eduardo Paes é torcedor notório.

Preparação de uma escola de samba
Preparação de uma escola de samba ()
Infográfico
Infográfico ()

64%

Essa é a porcentagem da população carioca que não utiliza nenhum tipo de proteção contra os raios solares. O número é pior até do que a média no Brasil, que está em 62%. São dados recentes, levantados pela Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro, que, alarmada, está lançando um aplicativo com o objetivo de reduzir os casos de câncer de pele na cidade. O projeto, parte do programa Política de Sombras, é gratuito, para Android, e orienta os usuá­rios sobre os melhores caminhos a ser tomados para evitar a exposição excessiva ao ultravioleta.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.