EXPOSIÇÕES

Há dez verões

Criada em 2004, a mostra dedicada a jovens artistas ganha nova edição na Galeria Silvia Cintra

Por: Rafael Teixeira - Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Representante de artistas consagrados, a exemplo de Nelson Leirner e Iole de Freitas, a marchande Silvia Cintra também investe sistematicamente em jovens promessas. Ideia da filha e sócia Juliana Cintra, a Exposição de Verão foi criada em 2004 e, desde então, marca o início da temporada de sua galeria, sempre apresentando ao público nomes com credenciais para despontar na cena contemporânea. A partir de sexta (22), a bem-sucedida empreitada chega à décima edição. Dez participantes foram selecionados por Luisa Duarte, que acompanha essa história desde o início: ela foi a curadora da mostra de estreia.

Pela primeira vez, as apostas da casa vão dividir espaço com criadores que passaram pela exposição e hoje ostentam sólidas carreiras. Ao grupo mais conhecido pertencem Cinthia Marcelle (um vídeo e uma série de colagens), Laercio Redondo (uma colagem sobre acetato), Marcius Galan (uma escultura e uma pintura em papel) e Pedro Motta (uma fotografia). Sara Ramo, também nessa leva, é a única não representada pela galeria. Ela exibe uma colagem e um tríptico fotográfico, este feito em parceria com Marilá Dardot. A própria Marilá apresenta ainda uma pintura sobre vidro. Trata-se de uma correção histórica, nas palavras de Juliana Cintra. ?Sempre quisemos que ela participasse da Exposição de Verão, agora corrigimos essa falha?, diz. Quatro artistas integram a ala dos jovens promissores: Adriano Costa apresenta colagens, pinturas e esculturas, Clara Ianni traz um vídeo, Regina Parra assina duas pinturas sobre papel e Jimson Vilela construiu uma instalação.

Exposição de Verão. Galeria Silvia Cintra + Box 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 22 de março. A partir de sexta (22). www.silviacintra.com.br.

Fonte: VEJA RIO