COTIDIANO

Estudo prevê taxa de crescimento populacional dos bairros até 2020

Dados do Instituto Pereira Passos mostram como será a variação populacional em diversas áreas da cidade

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

barra.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um estudo realizado pelo Instituto Pereira Passos (IPP) aponta quais regiões do Rio terão maior crescimento entre 2010 e 2020, além das áreas que sofrerão um esvaziamento populacional. A pesquisa utilizou dados dos Censos de 2000 e 2010 para projetar as mudanças que ocorrerão em diversos bairros cariocas. As informações do IPP têm como objetivo ajudar a cidade a pensar seu crescimento e definir políticas públicas adequadas para cada região.

Segundo a pesquisa, a Barra da Tijuca será o bairro com maior aumento populacional - cerca de 125% - seguida de Rocinha (13,8%), Jacarepaguá (13,2%) e Guaratiba (13,1%). Os dados mostram ainda que toda a região administrativa que inclui Barra da Tijuca, Recreio, Joá, Itanhangá, Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e Grumari é a que apresenta maior potencial de crescimento, com 30,9%. Esses bairros deverão somar cerca de 400 mil moradores até 2020.

Há ainda áreas que deverão apresentar um esvaziamento populacional. Das 32 regiões administrativas da cidade, sete terão queda do número de habitantes nos próximos anos. Cidade de Deus e Lagoa são os bairros que mostrarão maior encolhimento até 2020, com diminuição de 3% e 2,7% da população, respectivamente.

Fonte: VEJA RIO