Cidade

Nova estação de metrô terá painéis com história de Ipanema

Painel ficará no acesso à Rua Joana Angélica

Por: Redação Veja Rio - Atualizado em

Painéis Linha 4 do metrô
Painéis na estação Nossa Senhora da Paz contam a história do bairro (Foto: Linha 4 do Metrô/Katarine Almeida-KaptImagem)

Quem entrar na estação Nossa Senhora da Paz da futura Linha 4 do Metrô pelo acesso da Rua Joana Angélica, em Ipanema, vai rever a história do bairro. Quando a estação estiver funcionando, no primeiro semestre de 2016, o túnel subterrâneo vai retratar, em azulejos, eventos importantes da região e da Paróquia Nossa Senhora da Paz. 

+ Segredos, mistérios e curiosidades do metrô carioca, que passa pela maior ampliação de sua história

O painel tem início com uma notícia de jornal sobre o fim da 1ª Guerra Mundial. Há também referências da primeira escola do bairro, o Ginásio Franciscano, e da procissão em que a imagem da Santa foi levada da Paróquia de Nossa Senhora de Copacabana para Ipanema. As pinturas lembram ainda de Pixinguinha, com seu sax e a partitura de ‘Carinhoso’.

O compositor morreu dentro da igreja, numa cerimônia de batismo no sábado de Carnaval. O trabalho é do arquiteto Luiz Neves, professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que há 24 anos restaurou a Igreja Nossa Senhora da Paz.

painel 2
Painéis na estação Nossa Senhora da Paz contam a história do bairro (Foto: Linha 4 do Metrô/Katarine Almeida-KaptImagem)

O Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, já instalou um painel adesivado com essas imagens, que servirão de referência para a aplicação dos azulejos, ao fim da obra. A estação também está em fase de acabamentos.

O piso de granito foi assentado no nível de acesso pela Rua Joana Angélica e na área onde ficarão as catracas e bilheterias. As pastilhas verdes e revestimento em tons pastéis já estão na parede.​

 

Fonte: VEJA RIO