DIVERSÃO

Dez curiosidades sobre O Espetacular Homem Aranha

Com novo elenco e nova direção, a história do herói cinquentenário ganha outra versão nos cinemas. Veja dez curiosidades sobre O Espetacular Homem Aranha

Por: Louise Peres - Atualizado em

homem-aranha-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Quem viu e curtiu Homem Aranha 1, 2 e 3 deve estar cheio de expectativas para conferir o quarto filme de um dos mais importantes e populares heróis das histórias em quadrinhos, criado no início da década de 60 pelo gênio Stan Lee. Não só pela estreia de uma nova produção, orçada em 220 milhões de dólares, mas pelas novidades que O Espetacular Homem Aranha deve trazer. Após uma longa briga com o diretor Sam Raimi, responsável pela franquia iniciada em 2002 e que desejava total liberdade criativa para rodar o novo longa, a Sony e a Marvel anunciaram, em janeiro de 2010, que não filmariam mais o quarto capítulo da série estrelada por Tobey Maguire. Optaram, então, por refilmar a franquia desde o começo, com nova história, direção de Marc Webb, de 500 Dias Com Ela, e novo elenco.

O que esperar depois de tantas mudanças? Listamos dez fatos curiosos que revelam um pouco do que vem por aí nesta nova etapa do aracnídeo nas telonas - sem spoilers, é claro.

1 ? Depois de brasileiro, é a vez do Aranha

Pouco antes de ficar conhecido do grande público no papel do brasileiro co-fundador do Facebook, Eduardo Saverin, em A Rede Social, no mês de julho de 2010 Andrew Garfield foi anunciado como o substituto de Tobey Maguire na nova fase do Homem Aranha. ?É surreal estar neste papel?, declarou Garfield, apaixonado pelo comic book desde pequeno e admirador do trabalho de Maguire como Peter Parker.

homem-aranha-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

2 ? Mais que o papel de herói

Além de viverem o Homem Aranha nos cinemas, Tobey Maguire e Andrew Garfield compartilham outra coincidência em suas carreiras: os dois estrelaram filmes de Terry Gilliam antes de interpretar Peter Parker. Maguire apareceu em Medo e Delírio em Las Vegas, de 1998, e Garfield em O Mundo Imaginário de Doutor Parnassus. E mais: os dois filmes também tinham Johnny Depp no elenco.

3 ? Uma mudança de vida

Andrew Garfield confessou que ganhar o papel de Peter Parker nessa nova fase do personagem nas telonas implicou numa grande mudança em sua vida. ?Malhei feito louco e me preparei muito?, admitiu ele, que incluiu estudos sobre o comportamento das aranhas no processo de composição do personagem. Fã do herói, Garfield revelou ainda ter chorado quando usou as vestes azuis e vermelhas pela primeira vez.

4 ? Marcante e irritante

O traje de Homem Aranha, aliás, foi alvo de críticas do ator. ?Aquela roupa é feita para irritar você, e te deixar com os nervos à flor da pele?, desabafou. À apresentadora Ellen DeGeneres, ele revelou não usar nada sob as vestes. ?Me sentia pelado vestindo aquilo?, disse. Segundo a designer de figurines Kym Barrett, a roupa do herói foi desenhada especialmente para lembrar os trajes usados por acrobatas. ?Queriamos um design que mostrasse um corpo mais longilíneo, de alguém extremamente ágil?, enfatiza ela.

homem-aranha-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
5 - Nada de Mary-Jane

É o primeiro filme do Homem Aranha a não abordar o grande amor de Peter Parker por Mary-Jane Watson ? além de Tobey Maguire, sua parceira e par romântico Kirsten Dunst também saiu de cena. Desta vez, no lugar da ruiva que beijou o aranha na emblemática cena sob a chuva, entra Gwen Stacey, personagem ainda não explorada na versão cinematográfica da história da Marvel. Primeiro amor verdadeiro de Peter Parker, ela é parte importante da trama que o novo filme pretende mostrar: o passado não revelado do jovem.

6 - Nova intérprete

Enquanto Mary-Jane foi interpretada por Kirsten Dunst nos três capítulos da saga dirigida por Sam Raimi, Gwen Stacy apareceu apenas no último filme, vivida por Bryce Dallas Howard. Para o novo filme, uma nova atriz foi escalada para o papel.

7 ? As candidatas

Ashley Greene, Mia Wasikowska, Scout Taylor-Compton, Teresa Palmer, Amber Heard, Dianna Agron, Brooklyn Decker, Imogen Poots, Lindsay Lohan, Emma Roberts, Emily Browning, Lily Collins, Anna Kendrick, Ophelia Lovibond, Sara Paxton, Mary Elizabeth Winstead, Georgina Haig, Hilary Duff e, ufa, Dominique McElligott disputaram o papel de Gwen Stacy, mas foram superadas pela loirinha Emma Stone.

8 - Sai Duende Verde, entra Lagarto

O filme marca a primeira vez em que o Dr. Curt Connors, personagem vivido por Rhys Ifans, assume a forma de seu alter-ego, o Lagarto, no cinema. No lugar do Duende Verde, inimigo do aracnídeo no primeiro filme de Sam Raimi, é ele o grande vilão do herói aracnídeo nesta nova produção. Apesar de Connors já ter aparecido nos filmes originais da saga iniciada em 2002, interpretado por Dylan Baker, o personagem nunca chegou a virar o Lagarto na tela.

9 ? Mais uma coincidência

Na nova franquia, Martin Sheen é o intérprete de Ben, tio de Peter. No filme original, Cliff Robertson, que faleceu em setembro de 2011 um dia após completer 88 anos, ficou a cargo do papel. O Espetacular Homem Aranha marca a segunda vez em que Sheen e Robertson dividem um papel. Os dois já haviam interpretado John F. Kennedy em Kennedy e PT 109, respectivamente.

homem-aranha-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)
10 ? Mesmo cenário

Em comum, os quatro filmes do herói da Marvel têm pelo menos um ponto: foram filmados no Universal Studios Hollywood back lot, que fica num parque temático da Universal na Califórnia, Estados Unidos. Aberto ao público, ele oferece um tour pelos bastidores de um dos maiores estúdios americanos em atividade, que leva o visitante por treze blocos de cenários usados em superproduções do cinema. Se estiver planejando uma viagem à Califórnia, considere incluí-lo na programação.

Fonte: VEJA RIO