COTIDIANO

Eike Batista entra na lista dos 100 mais influentes da Time

Empresário figura na lista das 100 personalidades mais importantes do mundo de acordo com a revista americana Time

Por: Ernesto Neves - Atualizado em

centro
(Foto: Redação Veja rio)

Sétimo homem mais rico do mundo e dono da maior conta bancária do Brasil, avaliada em US$ 34,5 bilhões, o empresário Eike Batista entrou pela primeira vez na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo segundo a revista Time. O ranking da publicação americana traz mais dois brasileiros, a presidente, Dilma Roussef, e Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras. Heterogênea, a lista engloba políticos, empresários, artistas e ativistas.

Veja a lista completa da Time

O perfil de Eike Batista foi escrito pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Ele abre o texto elogiando seu próprio cargo e diz que "possui o melhor emprego do mundo". Paes afirma que a cidade vive uma fase extraordinária e que um de seus filhos adotados, Eike Batista, de 55 anos, é um dos que mais contribuem para o renascimento da economia carioca.

Paes destaca ainda as parcerias do empresário com a prefeitura, incluindo o financiamento da despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas. Os elogios prosseguem no texto, que cita outras inciativas de Batista, como a revitalização da Marina da Glória, "sede de competições de vela durante os Jogos Olímpicos", e a Escola de Vôlei, "projeto responsável pela inclusão social em favelas através do esporte".

Certamente, doar milhões para caridade contribuiu - e muito - para a influência de Eike. Em dezembro de 2011, ele contou a VEJA Rio sobre seus projetos de filantropia. Se forem somadas todas as contribuições ao longo do último ano, chega-se à quantia astronômica de 91 milhões de reais. Entre os projetos contemplados estão o Teleton, campanha realizada pelo canal SBT com objetivo de ajudar crianças deficientes, que recebeu 3 milhões de reais. Já a construção do hospital Pró-Criança, em Botafogo, recebeu mais 30 milhões de reais.

Fonte: VEJA RIO