Continua após publicidade

Edmar Bacha e Mônica de Bolle

O economista que ajudou a derrotar o dragão da inflação faz tabelinha com a aluna que hoje dirige a Casa das Garças, referência na área

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 5 dez 2016, 16h04 - Publicado em 8 set 2011, 20h48

Em setembro de 1991, há exatos vinte anos, a moeda vigente no país era o cruzeiro. Atacado constantemente pelo aumento de preços, dois anos depois ganharia o adjetivo ?real? e seria em seguida transformado em URV para finalmente, em 1994, virar o real. Edmar Bacha foi um dos protagonistas da equipe econômica que concebeu e instituiu o plano responsável por domar o dragão da inflação, ao lado do então ministro Fernando Henrique Cardoso e de Pedro Malan. Professor da PUC, ganhou notoriedade ao criar o termo Belíndia, para classificar a sociedade brasileira pós-regime militar: em sua visão, alguns poucos usufruíam condições similares às da Bélgica, ao lado de muitos com padrão de vida comparável ao da Índia. Hoje, ele está no Instituto de Estudos de Política Econômica, a Casa das Garças, na Gávea, dividindo experiência com a ipanemense Monica de Bolle, que ali fez carreira meteórica, de colaboradora, em 2007, a diretora, no ano passado. Aos 36 anos, ela guarda más lembranças daqueles tempos (?Collor confiscou o dinheiro de todo mundo?). E tem um sonho: ?Colaborar com o desenvolvimento do país, como fez o Bacha?.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.