DIVERSÃO

É de graça

Confira 27 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

ESPECIAL

FIFA Fan Fest Rio

Fãs de futebol e turistas em busca de diversão poderão acompanhar, de graça, as partidas da Copa diante do telão de 150 metros quadrados na arena com capacidade para 200?000 pessoas em Copacabana. O espaço também vai abrigar shows de artistas como Anitta, além de apresentações de escolas de samba e aulas de dança, entre outras atividades. Veja a programação completa.

Praia de Copacabana (altura da Avenida Princesa Isabel), Copacabana. De quinta (12) a 13 de julho, 11h/23h. Grátis.

sandra-sa.jpeg
(Foto: Redação Veja rio)

Rio! A Cultura dos Cariocas

O evento ocupa o Memorial Getúlio Vargas e a Praça Luís de Camões - conhecida como Praia do Russel - até o dia 13 de julho com programação gratuita durante os fins de semana, sempre das 10h às 18h. A agenda inclui música, dança, teatro infantil, performances, artes visuais, circo, batalha de dançarinos de rua, futebol, skate e uma grande instalação sonora visual. O projeto, que tem direção de criação do designer Jair de Souza, pretende tornar o local em um ponto de atração que expresse o jeito de ser carioca. Veja a programação completa.

Praça Luís de Camões, Glória. Sábado (21) e domingo (22), 10h a 18h. Grátis. Até 13 de julho.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Mostra Arte e Inovação

Trata-se de evento inédito no Brasil que vai unir a arte a inovação e tecnologia. Com curadoria da Rio+ARTE, a exposição reúne artistas de renome no cenário carioca que trabalham com distintos materiais: cerâmica, bronze e madeira. São 30 obras expostas. Além disso, os profissionais executarão suas atividades como se estivessem em seus ateliês, em performances individuais. Peças exclusivas serão criadas no local.

CasaShopping. Avenida Airton Senna, 2150, Barra da Tijuca. Artistas ao vivo trabalhando, de 17 às 20h. Até 13 de Julho.

CRIANÇAS

Pra frente, Marias

O quarteto de palhaças formado por Karla Concá, Geni Viegas, Samantha Anciães e Vera Ribeiro coloca em cena uma cômica partida de futebol feminino, onde não faltam dribles mirabolantes, pênaltis periclitantes, faltas espalhafatosas, lances de roubalheira explícita pela arbitragem, com muito cartão vermelho, e todo o tipo de trapalhada que se pode esperar de um jogo de futebol protagonizado por uma juíza e três jogadoras de narizes vermelhos, com a participação especial e compulsória de uma espectadora desavisada, içada da plateia à revelia.

Arena Carioca Dicró. Parque Ari Barroso, Penha (entrada pela rua Flora Lobo). ☎ 3486-7643. Domingo (6), 16h. Grátis.

O Princípio da Casa dos Pombos

Premiado na Lei do Fomento à Cultura, na categoria Circo, o espetáculo é criado e interpretado por Camila Moura, com direção de Alice Ripoli. Em cena, a acrobata explora cada centímetro de possibilidade do corpo em movimentos contínuos que fazem o público prender a respiração com as formas desenvolvidas em cena.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. ☎ 2215-0621/2224-3922. Sábado (28), 16h. Até 19 de julho. Grátis.

Arena Paixão Nacional

O Madureira Shopping promove uma ação em que a garotada vai poder disputar o seu próprio Mundial em atividades como. Totó; Chute a Gol; Área para Embaixadinha e Vídeo-Game com jogos de futebol. Participação mediante cadastro prévio e retirada de senha a partir das 15h. Em jogos do Brasil retirada de senhas a partir das 10h. Para crianças de 4 a 12 anos.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Diariamente, das 15h às 21h (nos dias de jogos do Brasil a Arena funciona das 10h às 15h). Até 12 de julho.

Smurfs Futebol Clube

A atração pega carona no evento mundial de futebol e apresenta um espaço temático infantil com cenografia que comporta atividades como oficina de desenhos, seja goleiro, chute a gol e pebolim. Para crianças de 3 a 12 anos.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. ☎ 2621-9400. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos, 13h às 21h. Grátis. Até 13 de julho.

Oficina de Criação Lego

Com a chegada das férias, os shoppings preparam atrações gratuitas para os pequenos aproveitarem o tempo livre enquanto os pais fazem compras. Até o dia 13 de julho, o BarraShopping oferece a Oficina de Criação Lego, na qual crianças de até 12 anos podem se divertir com os blocos de montar. Exposição de esculturas oficiais do Lego também fazem parte do evento como o cão São Bernardo, o personagem de Star Wars Luke Skywalker, Monkey Brian e outros.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4.666, Barra da Tijuca. Tel: 3089-1051. Diariamente, das 10h às 21h40. Até 13 de julho. Senhas distribuídas todos os dias a partir das 10h. Grátis.

Copa do Mundo no Riosul

Já no Riosul, as crianças de 3 a 12 anos podem se divertir em atividades inspiradas na Copa do Mundo, como a Gol de Placa, em que os participantes têm chances para acertar o gol driblando a barreira de zagueiros; Totó, Cyber Ball, em que a disputa se dá através de jogos de videogame e Jogadores de Dedo, onde é possível criar jogadores de papel para brincar com os dedos.

Riosul. Rua Lauro Muller, 116, Piso G3, Botafogo. Segunda a sábado, das 12h às 21h; domingo, das 13h às 21h. Até 12 de julho. Grátis.

Festival de Teatro Infantil

Esta é a segunda edição do festival no Shopping Grande Rio, que este ano apresentará histórias com temas ligados à sustentabilidade. A programação inclui os espetáculos "Os Amigos da Onça", "20 Mil Léguas Submarinas", "A Pequena Sereia - A Vingança de Úrsula", entre outros. As peças fazem releituras das tradicionais histórias e contam as novas versões através de uma linguagem e figurino modernos. A atração deste domingo (6), é a peça Hércules.

Shopping Grande Rio. Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. ☎ 2430-5111. Domingo (6), 17h. Grátis. Até 11de julho.

Férias Mágicas

O espetáculo conta a história de Pedrinho, um garoto com uma imaginação bem aguçada, que após a primeira semana de férias fica cansado das mesmas brincadeiras. Em uma noite, ele pega um livro para ler e percebe algo de diferente. A partir daí, o inesperado acontece e Pedrinho passa a viver uma aventura fantástica com os novos amigos vindos desse mundo mágico.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (6), 17h. Grátis.

Clubinho do Jack

Além de recreação infantil, a programação conta com o espetáculo do mágico Sikini e ventríloquo, que fará dinâmicas com papel, jornal, fitas coloridas, barbante e outros utensílios.

Center Shopping, Av. Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. Informações, ☎?3312-5001. Domingo (6), 13h às 15h. Grátis.

Teatro de Bonecos

Neste domingo (6), os bonecos contarão a história de Stellaluna, uma morceguinha que cai em um ninho de passarinhos. Após perder sua mãe em um ataque de corujas, Stellaluna será criada como um passarinho, em um ambiente onde os hábitos são diferentes dos seus. A história traz uma mensagem de valores, aceitação e diferenças, que ensinarão, de um jeito divertido, a arte do convívio entre os seres.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Domingo (6), 17h. Grátis.

TEATRO

As Três Irmãs

Clássico do russo Anton Tchekov (1860-1904), o drama sugere uma reflexão sobre o tempo através das divagações de Olga, Macha e Irina, as irmãs do título. Nascidas e criadas em Moscou, elas moram em uma província com o irmão, Andrei, mas sonham com o futuro glorioso (e hipotético) que as aguarda quando, um dia, voltarem à capital. Dirigida pela jovem Morena Cattoni, a montagem ocupa o jardim do Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho - opção que sublinha de maneira eloquente a questão da passagem do tempo. Com a sessão iniciada às 16 horas, o público acompanha o crepúsculo real conforme as esperanças mais solares das três irmãs (vividas aqui por Paula Sandroni, Gisela de Castro e Julia Deccache) também vão se dissipando. Produzida na raça, sem patrocínio, a encenação compreensivelmente se escora em poucos objetos para evocar a casa onde se passa a história, mas tem na ambientação um trunfo. A direção consegue a proeza de aproveitar ao máximo (mas sem marcações gratuitas) todas as possibilidades oferecidas pelo jardim, ocupado por vezes em espaços simultâneos. O elenco é heterogêneo, com a ala masculina menos evidenciada, mas encontra seu mais firme ponto de apoio justamente no trio principal - destaque para Gisela, comovente na dor silenciosa de Macha (95min). 10 anos. Estreou em 14/6/2014.

Casarão Austregésilo de Athayde (30 lugares). Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho. Informações e reservas, ☎ 99166-6718 e 99974-8272. Sexta a domingo, 16h. Não haverá sessão em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 20 de julho.

CHICO LIMA/divulgaçÃo
(Foto: Redação Veja rio)

Amor, te.

Sobre amor e sobre nós mesmos. A peça compõe uma dramaturgia de fragmentos, inspirada no universo teatral misturados a relatos pessoais dos atores para refletir sobre as tensões existentes na relação entre o amor e a morte.

Teatro Municipal Gonzaguinha. Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rua Benedito Hipólito 125, Centro. ☎ 2503-4622. Grátis. Sábado (5), 20h; domingo (6), 19h. Até 11 de julho.

CONCERTOS

Anne Meyer e Rafael Simonacci

A soprano junta-se ao pianista para apresentar composições de Villa-Lobos. O concerto faz parte da série Música no Museu.

Museu de Arte Moderna (200 lugares). Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 2240-4944. Domingo (6), 11h30. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Djanira

Artista quase sempre autodidata, a paulista Djanira da Motta e Silva (1914-1979) chegou a ter aulas com o pintor Emeric Marcier e frequentou por algum tempo o Liceu de Artes e Ofícios no Rio, mas não foi além disso. À margem da academia, inscreveu seu nome na história da arte brasileira, ancorada em uma obra muito particular - marcada por enorme riqueza cromática, temas nacionais e uma então inusitada mescla de figuração e geometrismos. No ano em que ela completaria um século de vida, sua trajetória é celebrada na individual Pintora Descalça. A Caixa Cultural abriga 37 obras, a maioria pinturas a óleo, acrílicas e guaches, sobre variados suportes. Tema caro a Djanira, o universo dos trabalhadores surge em boa parte da seleção, como em Mineiros de Carvão (1974) e Trabalhadores da Cana (1966), uma eloquente mostra do seu talento. Santos, paisagens, retratos e evocações da brasilidade (em imagens de festas juninas, por exemplo) completam o acervo.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 20 de julho.

Eduardo Sued

Oito objetos, dez óleos sobre tela e dois totens em óleo sobre madeira compõem a individual. Em todas as peças, evidencia-¬se a força cromática da obra de Sued. R$ 12?000,00 a R$ 65?000,00.

Mul.ti.plo Espaço Arte. Rua Dias Ferreira, 417, sala 206, Leblon, ☎ 2259-1952. Segunda a sexta, 10h às 18h30; sábado, 10h às 14h. Grátis. Até 19 de julho. A partir de quarta (2).

artevida

Cerca de 300 trabalhos, de 120 artistas de 35 nacionalidades, compõem a alentada seleção desta coletiva, repartida em quatro frentes que ocupam espaços distintos. Em (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 nomes, incluindo figuras de peso na arte brasileira, a exemplo de Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias. Na Biblioteca Parque Estadual está (arquivo), com cerca de 400 documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky. A Escola de Artes Visuais do Parque Lage apresenta, em (parque), uma individual da alagoana Martha Araújo e uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki. No dia 19 de julho, esses dois últimos espaços recebem outros artistas e o MAM inaugura a quarta e última parte do projeto, batizada de (política).

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10 às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10 às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Até 21 de setembro.

Cor, Luz e Movimento e Inventário da Paixão

As duas coletivas em cartaz no Museu Histórico Nacional estão vinculadas às comemorações pelos dez anos do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A segunda reúne o maior número de nomes estrelados: estão presentes Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Angelo Venosa, Daniel Senise, Cildo Meireles, Leda Catunda e Luiz Zerbini, entre outros.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. O espaço estará fechado em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até 13 de julho.

FILE Rio 2014 e FILE Games Rio

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica apresenta duas exposições simultâneas no Oi Futuro Flamengo, com obras que abrangem instalações interativas e multimídia, aplicativos para tablets e computadores, animações e jogos.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço fechará duas horas antes do horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e dos jogos no Maracanã (nesse último caso, volta a funcionar uma hora após o término da partida). Grátis. Até 27 de julho.

✪✪✪ Mauro Restiffe

Em São Paulo, Fora de Alcance, o fotógrafo exibe dezoito registros feitos com câmera Leica e filme preto e branco de baixa sensibilidade, resultado de caminhadas por diversos bairros paulistanos, como Brás, República, Pinheiros e Itaquera.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 14 de setembro.

✪✪✪✪ Richard Serra

Os 38 imponentes desenhos distribuídos pelas paredes foram escolhidos pelo próprio artista. Para instalar suas criações na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente os desenhos abstratos, revelando o volume do material usado sobre o papel. Esboços em cadernos de anotações completam o acervo.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 22 de setembro.

✪✪✪✪ Visões na Coleção Ludwig

Do enorme acervo particular do alemão Peter Ludwig, magnata da indústria do chocolate morto em 1996, foram pinçadas 64 obras. Nomes de peso, como Andy War¬hol, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein e Jeff Koons, estão representados.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 21 de julho.

✪✪✪ World Press Photo

Em sua 57ª edição, a mostra é resultado de uma premiação internacional dedicada ao melhor do fotojornalismo produzido a cada ano. Desta vez, são exibidas 143 imagens, publicadas ao longo de 2013 por 53 fotógrafos de 25 nacionalidades. Os cliques exploram temas variados, como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente.

Caixa Cultural ¬- Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 12 de julho.

Fonte: VEJA RIO