DIVERSÃO

É de graça

Confira 25 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

ESPECIAL

FIFA Fan Fest Rio

Fãs de futebol e turistas em busca de diversão poderão acompanhar, de graça, as partidas da Copa diante do telão de 150 metros quadrados na arena com capacidade para 200?000 pessoas em Copacabana. O espaço também vai abrigar shows de artistas como Anitta, além de apresentações de escolas de samba e aulas de dança, entre outras atividades. Veja a programação completa.

Praia de Copacabana (altura da Avenida Princesa Isabel), Copacabana. De quinta (12) a 13 de julho, 11h/23h. Grátis.

divulgacao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Rio! A Cultura dos Cariocas

O evento ocupa o Memorial Getúlio Vargas e a Praça Luís de Camões - conhecida como Praia do Russel - até o dia 13 de julho com programação gratuita durante os fins de semana, sempre das 10h às 18h. A agenda inclui música, dança, teatro infantil, performances, artes visuais, circo, batalha de dançarinos de rua, futebol, skate e uma grande instalação sonora visual. O projeto, que tem direção de criação do designer Jair de Souza, pretende tornar o local em um ponto de atração que expresse o jeito de ser carioca. Veja a programação completa.

Praça Luís de Camões, Glória. Sábado (21) e domingo (22), 10h a 18h. Grátis. Até 13 de julho.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Das 11h ao meio-dia há contação de histórias com Giovana Olivieri.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Mostra Arte e Inovação

Trata-se de evento inédito no Brasil que vai unir a arte a inovação e tecnologia. Com curadoria da Rio+ARTE, a exposição reúne artistas de renome no cenário carioca que trabalham com distintos materiais: cerâmica, bronze e madeira. Serão 30 obras expostas. Além disso, os profissionais executarão suas atividades como se estivessem em seus ateliês, em performances individuais. Peças exclusivas serão criadas no local.

CasaShopping. Avenida Airton Senna, 2150, Barra da Tijuca. Artistas ao vivo trabalhando, de 17 às 20h. Até 13 de Julho.

Agita aê

A agência carioca Café das 4, em parceria com a FARM, cria o aplicativo Agita aê, projeto gratuito que oferece aulas de skate e stand up paddle. Pra se conectar cada vez mais com suas clientes que também têm esse perfil ativo, a primeira aula acontecerá neste domingo (29). Basta fazer a inscrição pelo aplicativo, ser maior de 18 anos e preencher o formulário com nome, CPF, telefone e e-mail.

Loja Farm Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 365, Ipanema. Domingo (29), 9h. Grátis.

TEATRO

As Três Irmãs

A montagem do drama de Anton Tchekov ocupa o jardim do Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho. Paula Sandroni, Julia Deccache e Gisela de Castro vivem as irmãs do título. Moradoras do interior da Rússia, elas sonham com o dia em que voltarão para Moscou. Em caso de chuva, não há sessão. A entrada é franca e há poucos lugares - convém fazer reserva do ingresso por telefone. Direção de Morena Cattoni (95min). 10 anos.

Casarão Austregésilo de Athayde (30 lugares). Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho. Informações e reservas, ☎ 99974-8272. Sábado e domingo, 16h.

Não haverá sessão em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 6 de julho.

CRIANÇAS

Asas

O Centro Cultural Municipal Parques das Ruínas, em Santa Teresa, promove apresentações da peça teatral Asas, com elenco da ONG Ecoa. A classificação é livre com entrada gratuita. O espetáculo fala de amizade, amor, fé e valores cristãos, retratando o enfrentamento de dúvidas, medos e angústias.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. ☎ 2215-0621 e 2224-3922. Domingo (29).

O Princípio da Casa dos Pombos

Premiado na Lei do Fomento à Cultura, na categoria Circo, o espetáculo é criado e interpretado por Camila Moura, com direção de Alice Ripoli. Em cena, a acrobata explora cada centímetro de possibilidade do corpo em movimentos contínuos que fazem o público prender a respiração com as formas desenvolvidas em cena.

Parque das Ruínas. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. ☎ 2215-0621/2224-3922. Sábado (28), 16h. Até 19 de julho. Grátis.

Os Três Porquinhos - O Retorno do Lobo Mau

A peça é uma continuação da história dos Três Porquinhos que foram perseguidos pelo Lobo Mau, suas casinhas foram sopradas, e o lobo acabou descendo pela chaminé e se dando muito mal. Nesta nova versão, o Lobo Mau tenta reinventar seus planos para conseguir entrar na casinha de tijolos com a ajuda da sua mamãe loba. No espetáculo, a criança e o adulto participam ativamente através de cenas de plateia.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Sábado (28), 11h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 10h. Limite de quatro senhas por pessoa. Até 28 de junho.

Paulo Bi

O compositor que desde 1999 tem um trabalho voltado para o público infantil volta ao Imperator para um show que vai ensina e diverte muito os pequenos.

Imperator - Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier. Domingo (29), 16h. Grátis. Distribuição de senhas a partir das 15h. Limite de quatro senhas por pessoa.

Arena Paixão Nacional

O Madureira Shopping promove uma ação em que a garotada vai poder disputar o seu próprio Mundial em atividades como. Totó; Chute a Gol; Área para Embaixadinha e Vídeo-Game com jogos de futebol. Participação mediante cadastro prévio e retirada de senha a partir das 15h. Em jogos do Brasil retirada de senhas a partir das 10h. Para crianças de 4 a 12 anos.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Diariamente, das 15h às 21h (nos dias de jogos do Brasil a Arena funciona das 10h às 15h). Até 12 de julho.

Smurfs Futebol Clube

A atração pega carona no evento mundial de futebol e apresenta um espaço temático infantil com cenografia que comporta atividades como oficina de desenhos, seja goleiro, chute a gol e pebolim. Para crianças de 3 a 12 anos.

Plaza Shopping. Rua XV de Novembro, 8, Centro, Niterói. ☎ 2621-9400. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos, 13h às 21h. Grátis. Até 13 de julho.

Arraiá da Rapunzé

A história gira em torno da bela princesa Rapunzel, que está presa no alto de uma torre. Ela encontra no coração de um príncipe a coragem para lutar por sua liberdade, mas uma poderosa e ciumenta bruxa vai fazer de tudo para impedir que a princesa participe de uma festa junina que está sendo organizada no meio da floresta.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (29), 17h. Grátis.

A Princesa e a Popstar

Tori é a princesa bondosa do reino mágico de Meribella, que prefere cantar e dançar a realizar seus deveres reais. Quando ela conhece sua estrela pop favorita, Keira, as duas descobrem que têm muito em comum, incluindo um segredo mágico. As meninas decidem, então, trocar de lugar. Até que o segredo é roubado e a amizade delas é testada. A partir daí, Tori e Keira descobrem que a melhor coisa que elas podem ser são elas mesmas.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. ☎ 3513-7200. Domingo (29), 17h. Grátis.

Arraiá do Jack

As crianças poderão participar das oficinas de maquiagem, pintura e desenho, jogos e brincadeiras com o tema das famosas festas caipiras do Brasil. Além da programação infantil, a partir das 19h, o músico Bruno Galvão irá se apresentar.

Center Shopping, Av. Geremário Dantas, 404, Tanque, Jacarepaguá. Informações, ☎?3312-5001. Domingo (29), 13h às 15h. Grátis.

Oficina de Circo

As crianças poderão brincar com o palhaço e a história do circo e vivenciar o mundo circense com brincadeiras e contos.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Domingo (29), 15h às 17h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

World Press Photo

Resultado de uma premiação internacional dedicada ao melhor do fotojornalismo produzido a cada ano, a coletiva reúne 143 imagens nesta 57ª edição - seleção que o britânico Gary Knight, presidente do júri, defendeu como "uma das mais bem-sucedidas da história da World Press Photo". Cinquenta e três fotógrafos de 25 nacionalidades estão representados, através de registros publicados na imprensa mundial ao longo de 2013. O destaque é a ganhadora do prêmio de foto do ano, feita pelo americano John Stanmeyer para a National Geographic. Nela, migrantes africanos na costa de Djibuti levantam seus celulares, na tentativa de captar um sinal da vizinha Somália e, assim, quem sabe, falar com seus parentes. No entanto, como sempre acontece em qualquer apresentação da mostra, há muito mais para ver. Estão lá os tensos momentos do massacre promovido por terroristas mascarados em um shopping de Nairóbi, no Quênia, em setembro passado, e um terrível flagrante do momento seguinte à explosão de uma bomba na Maratona de Boston, em abril de 2013 - feitos, respectivamente, pelos americanos Tyler Hicks e John Tlumacki. Mais leves, mas ainda assim impactantes à sua maneira, são as fotos de esportes (sempre um ponto alto da seleção de cada ano). Em um feliz flagrante de Emiliano Lasalvia, um jogador de polo cai do cavalo e, no instante do clique, parece estar sendo montado pelo animal. O francês Jeff Pachoud assina um dos exemplares mais lindos da mostra: a imagem aérea de uma corrida de trenós que, à primeira vista, parece uma pintura abstrata.

Caixa Cultural - Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 12 de julho.

roteiro-expos-01-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

atrevida

Tomado por turistas estrangeiros nestes dias de Copa do Mundo, o Rio será palco de nova invasão internacional. No sábado (28), começa a primeira fase do projeto artevida (grafado assim mesmo, em minúsculas), reunião de 120 artistas de 35 nacionalidades. Com curadoria de Adriano Pedrosa e Rodrigo Moura, a coletiva se propõe a investigar as relações entre arte e vida. Cerca de 300 trabalhos, pinturas, esculturas, instalações, fotografias, desenhos e vídeos, compõem a alentada seleção, repartida em quatro frentes que ocuparão espaços distintos. Em (corpo), na Casa França-Brasil, marcam presença 63 artistas, incluindo figuras de peso na arte brasileira, a exemplo de Anna Bella Geiger, Lygia Clark, Lygia Pape e Antonio Dias, e nomes menos conhecidos por aqui, como a húngara Dóra Maurer e o argentino Alejandro Puente. Também no sábado (28), abrem partes de outros dois segmentos do projeto: (arquivo), na Biblioteca Parque Estadual, com cerca de 400 documentos do artista pernambucano Paulo Bruscky, e (parque), na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, com uma individual da alagoana Martha Araújo e uma instalação do japonês Tsuruko Yamazaki. No dia 19 de julho, esses dois espaços recebem outros artistas e o Museu de Arte Moderna inaugura a quarta e última parte do projeto, batizada como (política).

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10 às 20h. Grátis. Biblioteca Parque Estadual. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro, ☎ 2332-7225. Terça a domingo, 10 às 20h. Grátis. Escola de Artes Visuais do Parque Lage - Palacete. Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, ☎ 3257-1800. Segunda a quinta, 9h às 19h; sexta a domingo, 9h às 17h. Grátis. Até 21 de setembro. A partir de sábado (28).

Cor, Luz e Movimento e Inventário da Paixão

As duas coletivas em cartaz no Museu Histórico Nacional estão vinculadas às comemorações pelos dez anos do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A segunda reúne o maior número de nomes estrelados: estão presentes Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Angelo Venosa, Daniel Senise, Cildo Meireles, Leda Catunda e Luiz Zerbini, entre outros.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. O espaço estará fechado em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até 13 de julho.

✪✪✪ Djanira

Batizada de Pintora Descalça, a mostra celebra o centenário de nascimento da artista. A seleção de obras contempla retratos, cenas de trabalhadores em atividade, paisagens e flagrantes de manifestações populares, como festas juninas.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 20 de julho.

FILE Rio 2014 e FILE Games Rio

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica apresenta duas exposições simultâneas no Oi Futuro Flamengo, com obras que abrangem instalações interativas e multimídia, aplicativos para tablets e computadores, animações e jogos.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço fechará duas horas antes do horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo e dos jogos no Maracanã (nesse último caso, volta a funcionar uma hora após o término da partida). Grátis. Até 27 de julho.

✪✪✪✪ Richard Serra

Os 38 imponentes desenhos distribuídos pelas paredes foram escolhidos pelo próprio artista. Para instalar suas criações na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles, o americano Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente os desenhos abstratos, revelando o volume do material usado sobre o papel. Esboços em cadernos de anotações completam o acervo.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 22 de setembro.

✪✪✪✪ Visões na Coleção Ludwig

Do enorme acervo particular do alemão Peter Ludwig, magnata da indústria do chocolate morto em 1996, foram pinçadas 64 obras. Nomes de peso, como Andy War¬hol, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein e Jeff Koons, estão representados.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 21 de julho.

Por um Novo Centro de Niterói, passado, presente e futuro

O Shopping Bay Market recebe uma exposição sobre a cidade de Niterói. A mostra revela, por meio de fotos, as transformações que a cidade tem passado ao longo dos anos.

Shopping Bay Market. Avenida Visconde do Rio Branco, 360, Centro, Niterói. Grátis. Até 6 de julho.

Fonte: VEJA RIO