DIVERSÃO

É de graça

Confira 21 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

concertos

Orquestra Petrobras Sinfônica

A Academia Juvenil do grupo faz a última apresentação do semestre. No palco, os solistas Pedro Bayer e Josué Junior (oboés), regidos por Felipe Prazeres, interpretam obras de Mozart (Sinfonia Nº 29), Gue­rra-Peixe (Petrópolis da Minha Infância), Tchaikovsky (Elegia para Cordas) e Vivaldi (Concerto para Dois Oboés).

Escola de Música da UFRJ - Salão Leopoldo Miguez (200 lugares). Rua do Passeio, 98, Lapa, ☎?2262-8742. Sábado (14), 16h. Grátis.

orquestra.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

CRIANÇAS

Entrelace

Parte da programação da Semana da Cultura, realizada de quarta (11) a domingo (15) no Teatro Cacilda Becker, o espetáculo de dança contemporânea infantil convida a plateia a se movimentar em cena, sempre partindo de jogos populares tradicionais e parlendas infantis, junto com os bailarinos Andrea Elias, Heder Magalhães, Carina Nagib e Tânia Ikeoka. Direção artística de Andrea Elias (50min). Reestreia prevista para quarta (11).

Teatro Cacilda Becker (170 lugares). Rua do Catete, 338, Catete, ☎ 2265-9933, Largo do Machado. Quarta a sexta, 10h30 e 14h; sábado e domingo, 16h. Grátis. Até domingo (15).

Arena Paixão Nacional

O Madureira Shopping promove uma ação em que a garotada vai poder disputar o seu próprio Mundial em atividades como. Totó; Chute a Gol; Área para Embaixadinha e Vídeo-Game com jogos de futebol. Participação mediante cadastro prévio e retirada de senha a partir das 15h. Em jogos do Brasil retirada de senhas a partir das 10h. Para crianças de 4 a 12 anos.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Diariamente, das 15h às 21h (nos dias de jogos do Brasil a Arena funciona das 10h às 15h). Até 12 de julho.

Oficina de dança

A oficina de dança tem o objetivo de ensinar às crianças uma coreografia baseada no estilo Jazz e Hip Hop. A intenção é incentivar a arte e a cultura com técnicas de dança.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Domingo (15), 15h às 17h. Grátis.

Clubinho da Alegria

A programação infantil promove a Oficina de Flores das Fadas. Em uma atividade interativa, fadas ajudarão as crianças a confeccionar lindas flores para o baile da primavera.

São Gonçalo Shopping. Avenida São Gonçalo, 100, Boa Vista, São Gonçalo. ☎ 3513-7200. Domingo (15), 17h. Grátis.

TEATRO

As Três Irmãs

A montagem do drama de Anton Tchekov ocupa o jardim do Casarão Austregésilo de Athayde, no Cosme Velho. Paula Sandroni, Julia Deccache e Gisela de Castro vivem as irmãs do título. Moradoras do interior da Rússia, elas sonham com o dia em que voltarão para Moscou. Em caso de chuva, não há sessão. A entrada é franca e há poucos lugares - convém fazer reserva do ingresso por telefone. Direção de Morena Cattoni (95min). 10 anos.

Casarão Austregésilo de Athayde (30 lugares). Rua Cosme Velho, 599, Cosme Velho. Informações e reservas, ☎ 99974-8272. Sábado e domingo, 16h.

Não haverá sessão em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 6 de julho. Estreia prometida para sábado (14).

Especial

Rio! A Cultura dos Cariocas

O evento ocupa o Memorial Getúlio Vargas e a Praça Luís de Camões - conhecida como Praia do Russel - até o dia 13 de julho com programação gratuita durante os fins de semana, sempre das 10h às 18h. A agenda inclui música, dança, teatro infantil, performances, artes visuais, circo, batalha de dançarinos de rua, futebol, skate e uma grande instalação sonora visual. O projeto, que tem direção de criação do designer Jair de Souza, pretende tornar o local em um ponto de atração que expresse o jeito de ser carioca.

Praça Luís de Camões, Glória. Sábado (14) e domingo (15), 10h a 18h. Grátis. Até 13 de julho.

Arraiá da Paz

Entre os dias 7 e 22 de junho, o Santuário São Paulo Apóstolo, no Parque União, Maré, recebe o Arraiá da Paz. A festa começa às 20h, com comidas típicas e brincadeiras.

Rua Guanabara, 2, Parque União. De 7 a 22 de junho, às 20h. Grátis.

Arraiá da Celso Lisboa

O Centro Universitário Celso Lisboa (UCL) promove nesta sexta (13), um divertido arraiá para a comunidade. Quem participar da festa vai poder se divertir com o casamento caipira, quadrilha e se deliciar com comidas e bebidas típicas. O evento acontece na quadra externa do campus, no Engenho Novo.

Rua 24 de Maio, 797, Engenho Novo. Tel: 3289-4747. Sexta, 13 de junho, das 18h às 22h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

✪✪✪✪ Richard Serra

Antes de se notabilizar por suas esculturas de grande porte, o americano já se dedicava à ilustração. De certa forma, portanto, a individual Desenhos na Casa da Gávea, em cartaz no Instituto Moreira Salles, é uma volta às origens de um dos nomes mais destacados da arte contemporânea. Os 38 imponentes trabalhos distribuídos pelas paredes foram escolhidos pelo próprio artista, que esteve no imóvel antes de definir a seleção e voltou para acompanhar a montagem da mostra. Mesmo para quem é frequentador do lugar, uma nova visita se revelará uma surpresa: para instalar suas criações na mansão em que morou o embaixador Walther Moreira Salles (1912-2001), Serra solicitou a remoção das paredes falsas construídas sobre superfícies envidraçadas. A luz natural valoriza lindamente os desenhos abstratos, revelando o volume do material usado sobre o papel. Sulcos, reentrâncias e ranhuras, perceptíveis apenas in loco, traem a aparente simplicidade das obras - cuja disposição sugere um diálogo com a arquitetura local. Chama atenção a imponência de Double Rift #4 (2011) e de Double Rift #6 (2013), além da intrigante translucidez das doze peças da série Courtauld Transparency, sobre folhas de acetato. Esboços em cadernos de anotações, apresentados na antiga biblioteca da casa, completam o acervo.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 28 de setembro.

World Press Photo

Em sua 57ª edição, a mostra World Press Photo ocupa, a partir de terça (10), uma das galerias da Caixa Cultural. Promovida pela fundação que a batiza, fundada em 1955 e sediada em Amsterdã, na Holanda, a coletiva é resultado de uma premiação internacional dedicada ao melhor do fotojornalismo produzido a cada ano. Escolhidos por um júri de especialistas, os melhores registros recebem prêmios e integram uma exposição itinerante levada a mais de oitenta cidades. Desta vez, serão exibidas 143 imagens, publicadas ao longo de 2013 por 53 fotógrafos de 25 nacionalidades. Os cliques exploram temas variados, como política, economia, esportes, cultura e meio ambiente. A grande vencedora eleita pelos jurados é Signal, do americano John Stanmeyer. Feita para a revista National Geographic, a foto mostra migrantes africanos na costa de Djibouti erguendo os seus telefones para tentar captar um sinal da vizinha Somália. Também integra a seleção uma das imagens mais impactantes do ano passado, da fotógrafa bengalesa Taslima Akhter, um flagrante nos escombros de uma fábrica de tecidos desabada na periferia de Daca, capital de Bangladesh. Nela, um casal morto aparece abraçado.

Caixa Cultural - Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 12 de julho. A partir de terça (10).

roteiro-expos-01-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

FILE Rio 2014 e FILE Games Rio

O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica apresenta duas exposições simultâneas no Oi Futuro Flamengo, com obras que abrangem instalações interativas e multimídia, aplicativos para tablets e computadores, animações e jogos.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço funcionará até as 15h na quinta (12) e até as 17h no domingo (15). Grátis. Até 27 de julho. A partir de terça (10).

Leonardo Finotti

Em Pelada, o mineiro radicado em São Paulo exibe onze fotografias aéreas de campos de futebol localizados na periferia da capital paulistana. A partir de R$ 15?000,00.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. O espaço fecha às 12h em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 19 de julho. A partir de quarta (11).

bauhaus.foto.filme

Fundada em 1919 na Alemanha, a vanguardista escola de design, artes plásticas e arquitetura Bauhaus tem cinquenta fotos e vinte filmes de seu acervo exibidos. Boa parte da seleção fotográfica é exemplar do modo como membros da instituição, já no início do século XX, exploravam a manipulação da imagem.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, General Osório. Terça a sexta e feriados, 15h às 21h; sábado e domingo, 14h às 21h. O espaço estará fechado na quinta (12) e funciona até as 17h no domingo (15). Grátis. Até 20 de julho.

Cor, Luz e Movimento e Inventário da Paixão

As duas coletivas em cartaz no Museu Histórico Nacional estão vinculadas às comemorações pelos dez anos do Prêmio Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. A segunda reúne o maior número de nomes estrelados: estão presentes Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Angelo Venosa, Daniel Senise, Cildo Meireles, Leda Catunda e Luiz Zerbini, entre outros.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. O espaço estará fechado em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. R$ 8,00 (ter. a sáb.). Grátis aos domingos. Até 13 de julho.

Djanira

Batizada de Pintora Descalça, a mostra celebra o centenário de nascimento da artista. Mais de quarenta obras integram a seleção.

Caixa Cultural - Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 20 de julho.

✪✪✪ Fidia Falaschetti

O italiano apresenta doze curiosos retratos de artistas como bebês: Jean-Michel

Basquiat, Keith Haring, Yayoi Kusama, Michelangelo Pistoletto, Jeff Koons,

Jasper Johns, Mimmo Rotella, Robert Rauschenberg, Vik Muniz, Andy Warhol e Banksy, além do próprio Falaschetti. Dez deles estão acompanhados de obras dos retratados. A partir de R$ 2?500,00.

Graphos: Brasil. Rua Siqueira Campos, 143 (Shopping dos Antiquários), sobreloja 11, Copacabana, ☎ 2256-3268 e 2255-8283. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 11h às 18h. O espaço estará fechado em dias de partidas no Maracanã e de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até dia 21.

Marilá Dardot

Mineira radicada em São Paulo, a artista apresenta nove trabalhos em Pouco a Pouco, produzidos desde 2002. Tendo como eixo a cor, a geometria, o tempo e a literatura, a seleção de obras inclui instalação, vídeo, pintura e escultura.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 17 de agosto.

Mauro Restiffe

Em São Paulo, Fora de Alcance, o fotógrafo exibe dezoito registros feitos com câmera Leica e filme preto e branco de baixa sensibilidade, resultado de caminhadas por diversos bairros paulistanos, como Brás, República, Pinheiros, Vila Congonhas e Itaquera.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. O espaço estará fechado em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 14 de setembro.

✪✪✪✪ Visões na Coleção Ludwig

Do enorme acervo particular do alemão Peter Ludwig, magnata da indústria do chocolate morto em 1996, foram pinçadas 64 obras. Nomes de peso, como Andy

Warhol, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein e Jeff Koons, estão representados.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 21 de julho.

✪✪✪✪ Salvador Dalí

O gênio do surrealismo tem sua mostra mais expressiva apresentada no Brasil. São 150 peças - 29 pinturas e oitenta desenhos e gravuras, além de documentos e fotografias. Destaque para as obras da fase surrealista, como o óleo O Sentimento de Velocidade (1931).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. O espaço fechará duas horas antes dos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Grátis. Até 22 de setembro.

Fonte: VEJA RIO