DIVERSÃO

É de graça

Confira 20 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

TEATRO

Miragens Carnavalescas

O espetáculo trata das origens e costumes dos carnavais de salão e de rua da cidade. Ao longo de duas horas (divididas em quatro blocos de 15 minutos com intervalos) os artistas recordaM personagens emblemáticos como Carmem Miranda, as Pastorinhas, o Rei Momo e grandes compositores que deram início à festa. Em números de teatro e dança são evocadas as diversas faces da carnavalização brasileira.

Casa Momus. Rua do Lavradio, 11, Centro. ☎ 3852-8250. Sábado (3), 20h. Grátis.

miragens-carnavalescas.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

SHOWS

Mira Callado

O Shopping Via Brasil abre nova temporada de shows no Happy Hour e a primeira atração é a cantora Mira Callado, ex-participante do programa The Voice Brasil. Cantando clássicos da MPB, Callado vai relembrar sucessos como Caçador de Mim, O Sal da Terra e Cajuína.

Shopping Via Brasil. Rua Itapera, 500, Irajá. Sexta (2), 20h. Grátis.

CRIANÇAS

✪✪✪ A Aventura de Pedro

Em uma noite de insônia, o menino do título tem seus sonhos materializados em divertidos personagens, que usam um armário do quarto como portal entre a realidade e a fantasia. Direção de Mariana Rebelo (50min). Rec. a partir de 2 anos. Estreou em 22/3/2014.

Centro de Referência Cultura Infância ? Teatro do Jockey (150 lugares). Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea, ☎ 3114-1286. Sábado e domingo, 18h30. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até 11 de maio.

Leonardo ? O Pequeno Gênio Da Vinci

Leonardo é uma criança irrequieta que vive na tranquila e pequena aldeia de Vinci e passa os dias desenhando e tentando realizar seu maior sonho: construir uma máquina de voar. É considerado uma figura "excêntrica" pelo pai e pelos habitantes de Vinci. Seus únicos amigos de verdade são os pássaros! Até que um dia surge a oportunidade de ir estudar em Florença, cidade desenvolvida e rodeada de arte e cultura. Mas para isso, Leonardo terá que provar seu valor a todos.

Arena Carioca Dicró. Avenida Brás de Pina, s/n, Parque Ary Barroso, Penha. ☎ 3486-7643. Sexta (2), 16h. Grátis.

Galinha Pintadinha e sua Turma

O espaço oferece atrações gratuitas, como ovos giratórios com capacidade para até seis crianças cada; o Espaço Pintadinho, em que os pequenos artistas podem brincar com lápis de cor, canetinhas e giz de cera; e a Casa da Galinha Pintadinha, que conta com uma escultura tridimensional de três metros de altura da personagem.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingo, 15h às 21h. Grátis. Até 8 de junho.

Histórias pra Boi Dormir

A peça infantil reúne a encenação de contos como o da Branca de Neve, O Gato de Botas, João e o Pé de Feijão, dentre outras obras.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (4), 17h. Grátis.

CONCERTOS

Orquestra Petrobras Sinfônica

Em comemoração ao Dia das Mães, o Bangu Shopping oferece ao público um concerto gratuito da Orquestra Petrobras Sinfônica, referência nacional no cenário da música erudita. A iniciativa visa levar música clássica ao público da Zona Oeste e disseminar a cultura em suas mais variadas formas.

Bangu Shopping. Rua Fonseca, 240, Bangu. ☎ 2430-5130. Domingo (4), 17h. Grátis.

orquestra.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

EXPOSIÇÕES

Toz

Um dos mais atuantes nomes da arte urbana no Rio, o grafiteiro vem conquistando espaço (e mercado) no circuito de galerias. Em cartaz no Centro de Arte Hélio Oiticica, a alentada individual Metamorfose oferece novas dimensões a seu traço característico. Os dois primeiros ambientes são dedicados a Insônia, tipo de olhos brilhantes inventado por Toz. Para começar, o visitante entra em um convidativo quarto mobiliado ? há uma cama, prateleiras para livros, aparador, espelho, criado-mudo e até oratório. Iluminado por luz negra e com olhos fluorescentes por toda parte, o lugar sugere de maneira fantasmagórica a presença da criatura. O personagem também domina o segundo cenário, semelhante a uma floresta escura e onírica. A terceira e última instalação é mais esfuziante: nela, o foco recai sobre o colorido Vendedor de Alegrias, outra figura concebida pelo artista, com sua cabeça cheia de bolas que, aqui, se espalham pelo chão. Por fim, uma sala exibe catorze telas nas quais se explica o nome da mostra: Insônia e Vendedor de Alegrias são representados como momentos de uma mesma metamorfose.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 8 de maio.

✪✪✪ Design Brasileiro, Moderno e Contemporâneo

Setenta e oito peças de dezesseis criadores compõem a exposição, que conta, assim, a história do design de móveis no Brasil. Entre os nomes reunidos estão Lina Bo Bardi, Sérgio Rodrigues e os Irmãos Campana.

Caixa Cultural ? Galerias 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até domingo (4).

Antonio Bokel

Em Na Periferia do Mundo, o artista, que está celebrando uma década de carreira, exibe trinta obras, entre pinturas, fotografias e esculturas.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 25 de maio.

Chico Albuquerque

Pioneiro da fotografia publicitária no Brasil, o profissional cearense se dedicou a outros temas, como revela a mostra O Estúdio Fotográfico. Em cerca de 120 imagens, há registros ligados à arquitetura, cenas urbanas da capital paulista e retratos de personalidades.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 25 de maio.

Community

A videoinstalação que dá nome à mostra exibe fotografias de 43 dos atuais profissionais da agência Magnum Photos, fundada em 1947 por mestres das câmeras como Henri Cartier-Bresson. Ensaios de cinco deles são apresentados em outra parte da exposição.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado.

Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de junho.

✪✪✪ Em 1964

Na menor galeria do Instituto Moreira Salles, a mostra compensa suas pequenas dimensões com um acervo variado, cheio de achados interessantes, sobre a cultura em 1964, ano do golpe militar. Cerca de oitenta obras reunidas, oriundas de campos variados, como literatura, fotografia, cinema e música, compõem a exposição.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 23 de novembro.

Laura Erber

Em águas furtadas (que a artista grafou assim mesmo, com minúsculas) são apresentadas videoinstalações e duas colagens. O tema da água, metaforicamente e como elemento real, está presente em todos os trabalhos.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 25 de maio.

Maria Tomaselli

Austríaca radicada no Brasil desde 1969, a artista apresenta onze trabalhos feitos sobre lonas de caminhão usadas ? furos e remendos incluídos. O suporte ganha camadas de tinta, desenhos e impressões de gravuras. Somam-se a esse conjunto dezenove telas, quatro desenhos, um objeto de madeira e seis álbuns de gravuras.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 18 de maio.

Miguel Rio Branco

Uma instalação com quatro projeções de imagens que abordam a temática da violência e do poder, uma projeção estática com áudio e um site specific compõem a individual do fotógrafo, batizada como Gritos Surdos.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 25 de maio.

Nazareno

Dezoito instrumentos infantis compõem uma instalação apresentada pelo artista na mostra Somos Iguais. Também são exibidos fotos autobiográficas da série de De Onde (Eu) Venho, que ilustram o seu processo criativo, e três vídeos.

Oi Futuro Flamengo. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo, ☎ 3131-3060, Largo do Machado. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de junho.

Renan Cepeda

Em Wave, o fotógrafo apresenta nove registros de paisagens do Rio em grande formato. As imagens são fruto da original pesquisa de Cepeda com fotografia infravermelha. Preços sob consulta.

Galeria Tempo. Avenida Atlântica, 1782, loja E, Copacabana, ☎ 2255-4586. Segunda a sexta, 12h

às 19h; sábado, 16h às 19h. Grátis. Até 7 de junho.

Rosângela Rennó

Em Círculo Mágico, a artista escolheu dezesseis objetos da coleção da Fundação Eva Klabin, mudou-os de lugar e procurou destacá-los para atrair a atenção do público, produzindo catorze instalações em exibição na casa-museu.

Fundação Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa, ☎ 3202-8550. Terça a domingo, 14h às 17h. Grátis. Até 29 de junho.

✪✪✪ Vladimir Lagrange

Em Assim Vivíamos, primeira exposição do fotógrafo russo na América Latina, são exibidas 65 imagens em preto e branco que se contrapõem, pelo toque poético, à opressão do regime socialista do tempo em que foram realizadas.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 25 de maio.

Fonte: VEJA RIO