DIVERSÃO

É de graça

Confira 25 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

TEATRO

O Menino que Vendia Palavras

Com Eduardo Moscovis e grande elenco, o espetáculo infantil dirigido por Cristina Moura é baseado na consagrada obra literária homônima de Ignácio de Loyola Brandão.

Parque Madureira. Arena Carioca Fernando Torres, Avenida Presidente Kennedy, 75, Madureira. Domingo (30), 18h. Grátis.

divulgacao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Um Dia Qualquer

Quatro desconhecidos se encontram num banco de praça em pleno centro da cidade, numa tarde de outono. Esse encontro inusitado faz com que revelem entre eles suas dores, seus amores, sua vida de forma emocionante e muito engraçada, tornando o público cúmplice também dessas histórias.

Lona Carlos Zéfiro. Estrada Marechal Alencastro, s/n, Anchieta. ☎ 3019-1654. Sexta (28), 20h. Grátis.

Lona Jacob do Bandolim. Praça General Simonard, Pechincha. ☎ 2425-0825. Domingo (30), 20h. Grátis.

Caminhos: Uma Intervenção Urbana nos bairros do Rio

Com uma proposta bem diferente do teatro tradicional, são distribuídos ao público aparelhos de MP3 meia hora antes do início do espetáculo e todos devem apertar o play ao mesmo tempo para transitar por um percurso pré-determinado, onde as cenas acontecem durante 45 minutos.

Centro. Saída do Teatro Glauce Rocha, Avenida Rio Branco, 179. Sexta (28), 12h.

SHOWS

Cidade Negra

A banda se apresenta como parte do projeto Música no Capanema com o show Hei, Afro!, que reúne o repertório do último CD do grupo, conhecido por sucessos como Pensamento, Falar a verdade, Onde Você Mora?, O Erê, A Estrada e tantos outros.

Sala Funarte Sidney Miller. Rua da Imprensa, 16, térreo, Palácio Gustavo Capanema, Centro. ☎ 2279-8087. Sexta (28), 18h30. Convites na bilheteria, meia hora antes do show. Grátis.

Beth Carvalho

O Parque Madureira recebe o show gratuito da cantora para gravação de seu próximo DVD. Com participações da sobrinha Lu Carvalho e de Zeca Pagodinho, a apresentação contará com canções de seu último álbum, Nosso Samba Tá na Rua ? vencedor do Grammy Latino de melhor disco de samba -, além de sucessos da carreira e homenagens às escolas de samba Portela e Império Serrano. No repertório estão músicas como Dança da solidão, de Paulinho da Viola, Alguém me avisou, de Dona Ivone Lara, e Estranhou o quê, de Moacir Luz.

Parque Madureira. Rua Soares Caldeira, 115, Madureira. Sábado (29), 19h. Grátis.

Forfun

A banda carioca faz show gratuito com repertório do show de seu recém-lançado DVD, que inclui sucessos como Quem vai, vai, Sol e chuva e História de verão. O show terá a participação especial de artistas como Brunno Monteiro, Os Dentes, Ganeshas, Vanessa Longoni, Jô Lutério e Lu Baratz.

Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca. Domingo (30), 19h. Grátis.

CINEMA

7º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe - Zózimo Bulbul

Em cartaz a partir de sexta (21), no Odeon Petrobras e no Centro Cultural Justiça Federal, o 7º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe - Zózimo Bulbul carrega o nome do cineasta brasileiro, um grande incentivador do evento, falecido em 2013, e uma produção de quarenta filmes, entre longas, médias e curtas. No sábado (22), será exibido, às 17h30, no Odeon, Moi - Zaphira, a história de uma mulher que deseja uma vida melhor para sua filha e fará de tudo para a menina se tornar modelo. O drama, estrelado por Mariama Ouédraogo, levou o prêmio de melhor atriz no Fespaço, considerado o Oscar do cinema negro.

Odeon Petrobras. Praça Floriano, 7, Centro, ☎ 2240-1093 (700 lugares). R$ 4,00. Centro Cultural da Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550 (56 lugares). Grátis. Confira a programação completa em abr.ai/cinema-negro-2014

Tainá ? A Origem

Dirigido por Rosane Svartman, o filme revela o início da saga da indiazinha apresentada em Tainá e Tainá 2, em uma aventura para toda a família.

Parque Madureira. Arena Carioca Fernando Torres, Avenida Presidente Kennedy, 75, Madureira. Domingo (30), 14h. Grátis.

FESTAS

F/FWD

Totalmente ao ar livre, a festa F/FWD (Fast Forward) tem comando da DJ Guid nas pickups. No repertório, uma mistura de indie rock, synthpop e R&B, com artistas como Hot Chip, Daft Punk, Frank Ocean e Disclosure.

Contemporâneo Hostel. Rua Bambina, 158, Botafogo. ☎ 3495-1014. Domingo (30), 18h às 22h. Grátis.

CRIANÇAS

As Aventuras de Pedro

A peça explora fantasias do menino do título. Com jeito de adulto e sem criatividade para brincar, ele embarca em uma aventura ao lado de personagens como um leitão hipocondríaco e uma bruxa aposentada. Direção de Mariana Rebelo (50min). Rec. a partir de 2 anos. Estreia prevista para este sábado (22).

Centro de Referência Cultura Infância ? Teatro do Jockey (150 lugares). Avenida Bartolomeu Mitre, 1110, Gávea, ☎ 3114-1286. Sábado e domingo, 18h30. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes. Até 11 de maio.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Imperator ? Centro Cultural João Nogueira.

Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Feira Literária

O Madureira Shopping promove o evento em parceria com a Emergir Livros. Além dos livros, que estarão disponíveis para leitura, fazem parte da programação atividades como teatro de fantoches, contação de histórias, jogos educativos, pintura e animação com personagens, além de contato com autores. A cada domingo, uma atividade diferente diverte a garotada. Esta semana haverá teatrinho infantil com a peça O Livro Mágico De Emília, das 15h às 16h.

Madureira Shopping. Estrada do Portela, 222, Madureira. ☎ 2488-1342. Grátis. Até 6 de abril.

Tem Criança na Cozinha

A oficina interativa do canal infantil Gloob ocupa um espaço de 70 metros quadrados, para crianças entre 4 e 10 anos. Há atividades gratuitas de culinária infantil, entre elas passo a passo de como preparar receitas fáceis e práticas para o lanche da tarde com amigos. O evento acontece até o dia 30 de março. Além disso, os promotores do Gloob darão dicas sobre medidas dos ingredientes, manuseio de panelas e demais utensílios e também dicas de segurança na cozinha. Cada sessão recebe turmas de até 18 crianças e tem a duração aproximada de 40 minutos. A distribuição de senhas acontecerá durante o horário de funcionamento das oficinas e por ordem de chegada.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca (Praça de Eventos ? Portaria I). Segunda a domingo, 14h às 19h20. Grátis. Até 30 de março.

ESPECIAL

Encontro Literário

Para celebrar os 125 anos do nascimento da escritora Cora Coralina, o projeto Cora e Adélia ? Receita de Poesia em Um Dedo de Prosa promove um encontro imaginário entre ela e a poetisa Adélia Prado, numa mistura de teatro e recital. As atrizes Sonia de Paula e Nica Bonfim interpretam amigas que, ao recordar as obras das escritoras, fazem um balanço de sua própria vida.

Centro Cultural dos Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Quarta (26) a domingo (30), 19h. Grátis.

CONCERTOS

Orquestra Sinfônica Brasileira

Dentro da vasta programação do evento 15 X Áustria, a OSB divide as atenções com a pianista indiana Marialena Fernandes. No repertório estão previstas La Clemenza di Tito, KV 621, Abertura e Concerto para Piano N° 27 em Si Bemol Maior, KV 595, de Mozart, além de Sinfonia N° 94 em Sol Maior, A Surpresa, de Joseph Haydn, não por acaso, dois dos mais renomados compositores austríacos.

Cidade das Artes ? Grande Sala (1250 lugares). Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca, ☎ 3325-0102. Sábado (29), 20h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Amor, Amor, Amor

Uma das mais renomadas instituições do gênero, a Maison Européenne de la Photographie cedeu as 61 imagens que compõem esta agradável coletiva em cartaz no CCBB. Como o nome reiteradamente indica, está em pauta o amor - apresentado aqui de variadas formas. Em sua concepção mais trivial, entre homem e mulher, o sentimento transborda no famosíssimo registro de um jovem casal se beijando, sentado à mesa de um café, feito por Henri Cartier-Bresson em 1969 (o francês ainda comparece com outras seis obras). O beijo, aliás, é recorrente: Claude Nori e Elliott Erwitt são alguns dos que clicaram esse momento entre casais. De Edouard Boubat é exibido um dos melhores flagrantes da mostra: duas crianças de braços dados em frente à vitrine de uma relojoaria de Paris. Também dele, a bela fotografia de uma mulher grávida, com a mão sobre a barriga, evoca o amor materno. Manifestação de afeto mais rasteira é revelada por Robert Doisneau no retrato de um estivador em um quarto cujas paredes estão cheias de pôsteres de mulheres nuas. Até os animais têm vez, como mostra a curiosa foto de François Le Diascorn em que duas belugas parecem namorar.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até o dia 31.

recomenda-expos-abre.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Laura Erber

Em águas furtadas (que a artista grafou assim mesmo, com minúsculas) são apresentadas videoinstalações e duas colagens. O tema da água, metaforicamente e como elemento real, está presente em todos os trabalhos.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 25 de maio. A partir de quinta (27).

Miguel Rio Branco

Uma instalação com quatro projeções de imagens que abordam a temática da violência e do poder, uma projeção estática com áudio e um site specific compõem a individual do renomado fotógrafo, batizada como Gritos Surdos.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 25 de maio. A partir de terça (25).

✪✪✪ Cavalcante

Primeira retrospectiva do caricaturista carioca, a mostra reúne 114 trabalhos produzidos ao longo de mais de 25 anos de uma sólida carreira. Entre as personalidades retratadas em seu inconfundível traço estão Vinicius de Moraes, Nelson Cavaquinho, Cartola, Romário, Dilma Rous-seff, Hugo Chávez e Manuel Bandeira. Além das caricaturas, há ilustrações em nanquim, esboços inéditos, objetos-esculturas (que, segundo ele, servem de inspiração para desenhar) e sete telas.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 27 de abril.

✪✪✪ Chico Albuquerque

Pioneiro da fotografia publicitária no Brasil, o cearense se dedicou a outros temas, como revela a mostra O Estúdio Fotográfico. Em cerca de 120 imagens, há registros ligados à arquitetura, como o dos bastidores da construção do Pavilhão da Bienal, em São Paulo, cenas urbanas da capital paulista (onde se radicou em 1945) e retratos de personalidades, a exemplo do paisagista Roberto Burle Marx.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 25 de maio.

✪✪✪✪ Luigi Ghirri

Pensar por Imagens ? Ícones, Paisagens, Arquitetura exibe 300 fotografias do italiano Ghirri (1943-1992), pioneiro no uso da cor na fotografia em seu país. Examinada em conjunto, a obra joga luz sobre questões ligadas à própria fotografia, especialmente o embate entre o mundo real e sua representação ilusória.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo,

11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 13 de abril.

✪✪✪ Resistir É Preciso

A exposição aborda o período da ditadura militar no Brasil. Trata-se de um conjunto de obras de arte, imagens e documentos históricos da época. Entre os destaques estão a coleção do jornalista e ex-¬preso político Alípio Freire, com trabalhos de artistas plásticos como Sérgio Freire, Flávio Império e Sérgio Ferro.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 7 de abril.

Tino Sehgal

Atual vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza e um dos finalistas do Turner Prize, em 2013, o artista inglês radicado em Berlim expõe no Brasil pela primeira vez. Sua obra, baseada no conceito de performance, não depende de suporte físico. Em These Associations, que leva à rotunda do CCBB, cerca de cinquenta pessoas caminham pelo espaço em uma coreografia ensaiada, param para relatar as próprias histórias aos visitantes e, em seguida, voltam a andar.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 21 de abril.

Toz

Nome conhecido da arte urbana carioca, o grafiteiro Tomaz Viana, o Toz, ocupa 300 metros quadrados com uma instalação, na qual dois de seus personagens ganham destaque: o colorido Vendedor de Alegrias, com a cabeça cheia de bolas, e o enigmático Insônia, identificado pelos olhos brilhantes.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 8 de maio.

Vladimir Lagrange

Em Assim Vivíamos, a primeira exposição do fotógrafo russo na América Latina, são exibidas 65 imagens em preto e branco que se contrapõem, pelo toque poético, à opressão do regime socialista do tempo em que foram realizadas.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 25 de maio.

Fonte: VEJA RIO