DIVERSÃO

É de graça

Confira 29 atrações gratuitas para curtir o fim de semana

- Atualizado em

FESTAS

Disritmia

A festa que anima as tardes na Pedra do Leme faz sua temporada de verão. Comandado pela DJ Lili Prohmann, o evento une o melhor da música brasileira ao pôr do sol com vista para a Praia de Copacabana, com repertório que vai desde clássicos da MPB a novas descobertas no cenário da música regional brasileira. O VJ AnimaFoto compõe o cenário com projeções.

Pedra do Leme. Av. Atlântica, Praça Almirante Júlio de Noronha. Sábado (25), a partir das 16h. Grátis. Em caso de chuva o evento será adiado.

disritmia.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

TEATRO

The Book of Mormon

Resultado de um projeto acadêmico criado na UniRio pelo professor Rubens Lima Jr., este hilariante musical dirigido por ele reestreia na quinta (9). Trata-se de uma montagem do espetáculo de enorme sucesso encenado na Broadway em 2011 que supera com talento genuíno as esperadas limitações financeiras de uma produção universitária. Concebida por Trey Parker, Matt Stone, criadores da escrachada animação South Park, e Robert Lopez, idealizador do musical iconoclasta Avenida Q, a peça se esmera na zombaria. Na história, um grupo de rapazes mórmons conclui sua formação religiosa e todos serão mandados, em duplas, para pregar em várias partes do mundo. Em vez da tão sonhada Flórida, o almofadinha Elder Price (Hugo Kerth, ótimo) acaba em Uganda ? junto com Elder Cunningham (Leo Bahia, a grande estrela do afiado elenco), nerd gorducho e um tanto desmiolado. Religião, universo gay, África e até mesmo os musicais viram alvo de piada no texto e nas engraçadíssimas versões das canções originais, assinadas por Alexandre Amorim. Igualmente dignas de aplauso são a competente direção musical de Marcelo Farias e as bem executadas coreografias de Victor Maia (135min, com intervalo).

UniRio ? Sala Paschoal Carlos Magno (98 lugares). Avenida Pasteur, 436, Urca, ☎ 2542-2103. Quinta a sábado, 21h; domingo, 20h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até 2 de fevereiro.

CRIANÇAS

Bonecos no Parque

Marionetes, palhaços e outras figuras recorrentes em espetáculos infantis estão na programação do festival, que leva 36 companhias de teatro ao Aterro do Flamengo até outubro. No próximo fim de semana, a criançada confere Ver e Ouvir, um show com os bonecos do marionetista Mr. Bruno e os músicos Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer. Rec. a partir de 4 anos.

Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck de Carvalho (300 lugares). Parque do Flamengo (altura do nº 300 da Praia do Flamengo), ☎ 2273-1497. Sábado (25) e domingo (26), 11h. Grátis. Até 26 de outubro. Confira a programação completa em abr.ai/bonecos-no-parque.

Palavras Andantes

Criado em 2008, o espetáculo é apresentado pelo grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que se utiliza de painéis de tecido para narrar contos populares da América do Sul e África. Entram no repertório O Pavão do Abre e Fecha, de Ana Maria Machado, e A Agulha Mágica, da argentina Cláudia Macchi. Direção de Cadu Cinelli e Warley Goulart (50min). Rec. a partir de 5 anos.

Midrash Centro Cultural (50 lugares). Rua General Venâncio Flores, 184, Leblon, ☎ 2239-1800. Domingo, 17h. Grátis. Até domingo (26). Reestreia prometida para 19/1/2014.

Troca-Troca de Livros

O projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez. Imperator ? Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎ 2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Eco Alegria da Turma da Mônica

De forma divertida, o evento traz um circuito com seis atividades nas quais os pequenos aprendem brincando como o ?despoluidor?, uma máquina, criada pelo Franjinha, que despolui o rio com seus braços mecânicos articulados, também aprendem a proteger os ?animais em perigo? interagindo com espécies em extinção. As crianças podem gastar energia com o ?força no pedal?, no qual utilizam pedais e, com auxílio das mãos ou dos pés, acionam uma máquina que faz coisas incríveis. Além disso, a ?baleia rolinhos? permite que as crianças façam escalada e escorreguem. Podem aprender também com o ?Jogando contra a Sujeira?, no qual terão a missão de salvar o planeta dos perigos da chuva ácida e combater o Capitão Feio. O circuito se completa com o ?bola ao cesto reciclável? no qual ganha mais pontos quem descartar o lixo de maneira correta nas áreas de recicláveis.

West Shopping. Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande. Sábado, 10h às 22h; domingo a quinta, 13h às 21h. Até 2 de fevereiro. Grátis.

Laboratório do Rock

O Laboratório do Rock, que acontece na Praça de Eventos, entre os dias 16 de janeiro e 2 de fevereiro, traz uma programação variada e interativa para crianças de 3 a 12 anos. O ambiente conta com diversas atrações. No Playground do Rock haverá Playstation´s com os games Guitar Hero e Rock Band e jogos musicais educativos estarão disponíveis para os que queiram sentir a experiência do que é ser uma verdadeira estrela do Rock. Serão desenvolvidas ainda duas oficinas: a de Palhetas, em que será possível customizar a própria palheta com cores e formatos diversos ou transformá-la em cordão; e a de Mini-Tattoos, onde a garotada escolhe um modelo de tatuagem que será aplicado com tinta atóxica sobre a pele. O público também poderá experimentar fantasias, maquiagens, acessórios e, após a transformação, registrar o momento no estúdio fotográfico Rock Stars.

Shopping Rio Sul. Rua Lauro Müller, 116, Botafogo, praça de eventos, 1º piso. Segunda a sábado, 11h às 21h; domingo, 14h às 20h. Até 2 de fevereiro.

Vila dos Smurfs

O shopping oferecerá um espaço temático gratuito com cenografia baseada na Vila dos Smurfs, onde crianças de 3 a 12 anos poderão brincar com recreadores vestidos como os personagens. São cinco atividades diferentes, como pintura, playground e horta, em meio a cogumelos e árvores gigantes.

Note Shopping. Avenida Dom Hélder Câmara, 5474, Cachambi, Praça de Eventos, 1º piso. Diariamente, 12h às 20h. Até 10 de fevereiro.

Frozen - Uma Aventura Congelante

O mall apresenta, até o dia 2 de fevereiro, um espaço temático inspirado no filme Frozen - Uma Aventura congelante, a nova animação da Disney. O circuito montado se inicia com o jogo Disney Infinity e o toy box de Frozen, onde as crianças poderão jogar como as personagens Anna e Elsa. Em seguida, irão se divertir na piscina de bolinhas do Olaf e na mesa de desenhos e jogos, com brinquedos temáticos. Para finalizar, um escorregador congelado e um labirinto de gelo fecham a atração. O espaço conta ainda com um cenário para os que os pequenos sejam fotografados ao lado dos personagens. A participação é realizada através de inscrições no local do evento, no 1º piso. A faixa etária para participar é de 3 a 12 anos.

Via Parque. Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca. Domingo a sexta, 13h às 21h; sábado, 11h às 22h. Até 2 de fevereiro.

Teatrinho infantil

No mês de férias da garotada, o Recreio Shopping oferece uma temporada de peças infantis gratuitas para elas. A Praça de Eventos é palco para as apresentações e interação com os personagens, que vão divertir os pequenos com uma programação completa de sexta a domingo. A faixa etária é livre. Neste fim de semana, serão apresentadas as peças João e Maria, A Cigarra e a Formiga e A Lebre e a Tartaruga.

Recreio Shopping. Avenida das Américas, 19019, Recreio dos Bandeirantes. Sexta a domingo, 17h. Até 2 de fevereiro.

Tio Peter Pan

Nos domingos do mês de janeiro, o estabelecimento recebe o Tio Peter Pan na programação infantil do Clubinho do Santa Cruz Shopping. Ele animará crianças e adultos com brincadeiras, danças, distribuição de brindes e jogos cômicos de mesa direcionados aos que estiverem na praça de alimentação. Há ainda aplicação de tatuagens para a criançada e bola mania.

Santa Cruz Shopping. Domingos de janeiro, das 13h às 17h. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz.

Clubinho Bay

Durante todos os sábados de janeiro, o Clubinho Bay de Férias traz pintura, recorte colagem e massinha, para a recreação do público infantil. Oficinas e espetáculos teatrais, em parceria com SESC, também fazem parte da programação, com aulas para a confecção de ecobijuterias, brinquedos feitos com materiais reaproveitáveis, furochiki e origamis.

Bay Market. Avenida Visconde do Rio Branco, 360, Centro, Niterói. Sábados de janeiro, das 15h às 18h, na Praça de Alimentação.

O Mundo dos Dinossauros

Para animar a temporada de férias da garotada, o shopping aposta no universo dos grandiosos animais pré-históricos com a exposição O Mundo dos Dinossauros. Os clientes poderão conferir de perto, gratuitamente, 20 réplicas de feras - alguns com até 6 metros de altura - como o Tiranossauro Rex, o Pterosaurus e o Allosaurus, além de reproduções de fósseis e ovos de dinossauros. Na área externa, próximo à Avenida das Américas, os visitantes serão surpreendidos por um imenso Apatosaurus de 8 metros de altura e 22 metros de comprimento, o maior da exposição. Para completar as opções de entretenimento, a exposição terá um mini cinema 7D com capacidade para receber nove pessoas por exibição (ingressos a R$ 10). Com efeitos que simulam jatos de água, vento e cadeiras que se mexem, os filmes mostrarão a vida dos dinossauros de forma divertida e educativa. Além disso, haverá uma loja de produtos temáticos.

BarraShopping. Avenida das Américas, 4666, Barra da Tijuca. Segunda a sábado, 10h às 22h; domingos e feriados, 13h às 21h. Até 9 de fevereiro.

barra-shp.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

CONCERTOS

Pedro Barros

Empunhando seu violão, o músico executa composições autorais e de grandes nomes da música clássica, como Bach, Villa-Lobos e Pixinguinha.

Real Gabinete Português de Leitura (100 lugares). Rua Luís de Camões, 30, Praça Tiradentes, Centro, ☎ 2221-3138. Sexta (24), 12h30. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Cavalcante

Em cartaz desde novembro, a 1ª Bienal Internacional da Caricatura acontece simultaneamente em dez estados brasileiros. Das oito mostras ligadas ao evento na cidade, merece ser conferida a seleção de trabalhos do ilustrador Paulo Cavalcante, ou simplesmente Cavalcante, como ele assina seus desenhos. Atração bem-humorada no sisudo Museu Nacional de Belas Artes, a exposição é a primeira retrospectiva do artista, reunindo 114 trabalhos do carioca de 50 anos, produzidos ao longo de mais de 25 anos de uma sólida carreira iniciada no semanário O Pasquim. Entre as personalidades retratadas em seu inconfundível traço estão Vinicius de Moraes, Nelson Cavaquinho, Cartola, Romário, Dilma Rousseff, Hugo Chávez e Manuel Bandeira. Além das caricaturas, há ilustrações em nanquim, esboços inéditos, objetos-esculturas produzidos pelo próprio artista (que, segundo ele, lhe servem de inspiração para desenhar) e sete telas.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 9 de março.

Nuno Ramos

Ideias mirabolantes de execução complicada costumam embasar as instalações do paulistano Nuno Ramos. O exemplo mais eloquente foi Bandeira Branca, polêmico trabalho exibido na Bienal de São Paulo em 2010, com três urubus vivos confinados em uma espécie de viveiro. Mais recentemente, há dois anos, ele ocupou 200 metros quadrados da Anita Schwartz Galeria de Arte, na Gávea, com uma obra insólita: dois globos da morte, daqueles de circo, conectados a quatro estantes de 6 metros de altura contendo mais de 1?500 objetos, arrumados nas prateleiras nos primeiros dias da mostra e depois espatifados no chão após uma performance de motoqueiros que trepidou toda a estrutura. Intitulada Hora da Razão, sua nova criação nessa linha poderá ser vista a partir de quarta (22) na exposição homônima na Caixa Cultural. Trata-se de uma instalação composta de três estruturas de vidro que representam lápides, cobertas por um material viscoso semelhante a piche, que parece escorrer também sobre o piso da galeria. Dentro dessas formas geométricas vazadas, monitores de vídeo apresentam o músico Rômulo Fróes, o artista plástico Paulo Climachauska e a cantora Nina Becker entoando o samba Hora da Razão, de Batatinha (1924-1997). Completam a obra, em seu entorno, 78 desenhos inéditos da série Munch, criados com folhas de ouro, prata e bronze, tinta a óleo e carvão sobre papel, inspirados no pintor norueguês Edvard Munch.

Caixa Cultural - Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 9 de março. A partir de quarta (22).

À Primeira Vista

Com curadoria de Brígida Baltar, Efrain Almeida e Marcelo Campos, a coletiva reúne 24 obras inéditas e recentes, entre pinturas, vídeos, gravuras e esculturas, de 24 alunos egressos do Parque Lage. Além disso, o próprio Efrain Almeida ocupa a galeria com um beija-flor esculpido em umburana (árvore da caatinga). A partir de R$?500,00.

Galeria Artur Fidalgo. Rua Siqueira Campos, 143 (Shopping dos Antiquários), 2º piso, Copacabana, ☎ 2549-6278, Siqueira Campos. Segunda a sexta, 10h às 19h. Grátis. Até 13 de fevereiro. A partir de sexta (24).

Estela Sokol

Em Gelatina, a paulistana apresenta treze trabalhos da série que dá nome à mostra, nos quais estica e sobrepõe lâminas de PVC coloridas, opacas e translúcidas, sobre chassis de madeira, criando efeitos cromáticos. Completa a seleção a escultura Meio-Fio, de placas de mármore.

R$ 21?000,00 a R$ 57?000,00.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873 e 2540-6446. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até sábado (25).

Há 250 Anos... De Salvador a Rio de Janeiro

A exposição marca a comemoração dos 250 anos da transferência da sede do governo brasileiro de Salvador para o Rio, ocorrida em 1763. Estão reunidas 240 obras do acervo do próprio museu.

Museu Histórico Nacional. Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, ☎ 2550-9220. Terça a sexta, 10h às 17h30; sábado, domingo e feriados, 14h às 18h. Grátis. Até domingo (26).

✪✪✪ Tacita Dean

Integrante do grupo Young British Artists, do qual emergiram gigantes como Damien Hirst e Tracey Emin, a artista inglesa apresenta A Medida das Coisas, sua primeira individual na América Latina. Lá estão quinze obras, a maioria no suporte pelo qual se notabilizou: filmes de 16 e 35 milímetros. Geralmente produzidos com a câmera estática, diante de cenas prosaicas, de ritmo lento, quando não repetitivo, os trabalhos sugerem uma nova experiência temporal, mais contemplativa.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até domingo (26).

✪✪✪✪ Yayoi Kusama

A mais festejada artista contemporânea do Japão apresenta sua primeira individual no Brasil, Obsessão Infinita. O panorama reúne cerca de 100 obras produzidas desde o fim da década de 40, nos mais variados suportes ? a maioria com as bolas que se tornaram a marca visual de Yayoi.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até segunda (20).

✪✪✪ Afonso Tostes

O artista mineiro reconstrói, no salão principal da Casa França-Brasil, um enorme paiol que encontrou desmontado na Zona da Mata, em seu estado natal. Ferramentas utilizadas no espaço tiveram o cabo esculpido, em forma de osso, e também são exibidas em uma instalação. Completam o acervo uma escultura e um site-specific.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 9 de fevereiro.

Calixto Cordeiro

Quarenta obras do caricaturista integram a mostra Calixto Cordeiro: uma Trajetória ? Revista D. Quixote (1917-1927), composta, em sua maioria, de trabalhos da época em que o artista trabalhou para o semanário carioca lançado em 1917. Ao mesmo tempo, entra em cartaz no MNBA J. Carlos: 130 Anos, homenagem ao também caricaturista. Nela estarão presentes, entre originais e reproduções, cerca de quarenta obras feitas para revistas como Careta, Para Todos, O Cruzeiro e Fo¬n-Fon. Ambas as exposições integram a 1ª Bienal Internacional da Caricatura.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 3299-0600, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 9 de março.

Evandro Teixeira

Em Tempos de Chumbo, Tempos de Bossa: os Anos 60 pelas Lentes de Evandro Teixeira, o fotógrafo apresenta dezessete imagens da juventude daquela década, além de registros sobre a ditadura militar.

Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro, ☎ 3261-2550, Cinelândia. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 27 de fevereiro.

✪✪✪ Floriano Romano

Conhecido por combinar instalações, performances e sons, o artista exibe oito obras sonoras, sete delas inéditas, e uma seleção de desenhos feitos com fita isolante sobre papel, reunidas na mostra Sonar.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 9 de março.

No Balanço da Rede

Cinquenta modelos de rede (aquela de descanso) estão reunidos na mostra. Há desde versões mais primitivas, de origem indígena, como a hamaka, tramada em fibras de tucum, buriti ou carnaúba, até peças mais sofisticadas e contemporâneas, com varandas de crochê ou bordadas.

Caixa Cultural ? Galeria 3.

Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 23 de fevereiro.

✪✪✪ Tomie Ohtake ? Correspondências

Estrela de uma individual no Museu de Arte do Rio, a artista também está no centro desta mostra. Agora, 28 de seus trabalhos dividem o espaço, em três salas, com 56 criações de outros artistas, promovendo um diálogo entre eles. No grupo estão nomes como Oscar Niemeyer, Carmela Gross, Cildo Meireles, Leda Catunda, Waltercio Caldas e Claudia Andujar.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 9 de fevereiro.

✪✪✪ Walter Firmo

Modesta no tamanho, mas não na qualidade, Brasil em Preto e Branco ? Walter Firmo reúne onze belas fotografias do carioca feitas a partir de 1940, mais uma série delas projetadas em dois monitores, além de um vídeo. Entre as atrações, há uma imagem do ex-jogador Bellini entrando em campo pelo Vasco da Gama no fim da década de 50. Curadoria de Milton Montenegro.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 2 de março.

✪✪✪✪ Wilma Martins

Cotidiano e Sonho é o nome da retrospectiva da artista mineira radicada no Rio. O acervo, de cerca de 140 obras, reúne pinturas, gravuras, desenhos, aquarelas, livros e documentos. Chamam atenção as criações da série Cotidiano, nas quais animais invadem singelos espaços domésticos e paisagens naturais amplas se insinuam em espaços como gavetas e camas. O programa no Paço conta com mais cinco individuais: de Mariana Manhães, Willys de Castro, Sergio Camargo, Vicente de Mello e Rogerio Luz.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 16 de fevereiro.

Fonte: VEJA RIO