DIVERSÃO

É de graça

Confira 31 atrações gratuitas para o fim de semana

- Atualizado em

CINEMA

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Com sessões gratuitas, a 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul exibe 38 filmes na Caixa Cultural de terça (17) a domingo (22). Três categorias dividem a grade: Mostra Competitiva, com votação da plateia, Mostra Homenagem ? Vladimir Carvalho e Mostra Cinema Indígena. Todas as obras selecionadas serão apresentadas com closed caption, sistema no qual as legendas informam, além dos diálogos, os sons usados nas cenas, para o acesso de deficientes auditivos. Também haverá sessões com audiodescrição, dedicadas ao público portador de deficiência visual. Entre 150 candidatos inscritos, 24 títulos foram selecionados para a Mostra Competitiva. No tributo à obra do cineasta Vladimir Carvalho serão apresentados documentários importantes, a exemplo de Barra 68 ? Sem Perder a Ternura. Atração de sexta (20), às 13h, o filme narra a trajetória da Universidade de Brasília (UnB), desde sua idealização, por Darcy Ribeiro, até a invasão do câmpus pela polícia, em 1968, episódio que enterrou o projeto inicial de um espaço de pensamento autônomo. Na abertura, terça (17), às 18h, será exibido o longa de animação Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, um passeio pelo Brasil do século XVI ao futuro ano de 2096, premiado no Festival de Annecy.

Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, Carioca, ☎ 3980-3815. Cinema 1 (78 lugares). Terça (17) a domingo (22). Grátis.

Confira a programação completa em abr.ai/direitos-humanos-2013

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

FESTAS

Disritmia

A festa que anima as tardes de verão na Pedra do Leme faz sua nova temporada. Comandado pela DJ Lili Prohmann, o evento une o melhor da música brasileira ao pôr do sol com vista para a Praia de Copacabana, com repertório que vai desde clássicos da MPB a novas descobertas no cenário da música regional brasileira. O VJ AnimaFoto compõe o cenário com projeções. Esta edição contará ainda com os convidados DJ Barata, de Brasília, Flora Mariah, na cenografia, e Soraya Maia, que comandará uma meditação da areia às 18h30.

Pedra do Leme. Av. Atlântica, Praça Almirante Júlio de Noronha. Sábado (21), a partir das 16h. Grátis. Em caso de chuva o evento será adiado.

Breakz

O Aterro do Flamengo recebe a última edição do ano da festa itinerante Breakz, para fechar com chave de ouro, os DJ?s residentes da festa ? Skull B, Pachu e Pedro Piu - convidam o coletivo Metanol FM, de São Paulo, e o inglês DJ Pogo. Como sempre, de acordo com a proposta da festa, o evento é gratuito

Aterro do Flamengo. Avenida Infante Dom Henrique. Domingo (22), 17h à meia-noite. Grátis.

SHOWS

Diogo Nogueira e Monobloco

O sambista e o grupo de Pedro Luís marcam a abertura oficial do verão 2014. Nogueira começa os trabalhos, ao lado de oito músicos, defendendo Malandro É Malandro e Mané É Mané e Tô Fazendo Minha Parte, entre outras. Depois, o Monobloco entra em cena para apresentar o mais recente disco, Arrastão da Alegria. As duas atrações, juntas, preparam uma surpresa para o público no encerramento.

Parque de Madureira ? Praça do Samba (3?000 lugares). Rua Soares Caldeira, 115, Madureira. Sábado (21), 18h. Grátis.

CRIANÇAS

O Circo de Uma Nota Sol

Café Pequeno (Richard Riguetti) e Currupita (Lilian Moraes) são palhaços do barulho: além de apresentarem ao ar livre divertidos números circenses, passeiam por forró, baião e samba misturando instrumentos convencionais, como acordeão e sax, a sinos, buzinas, moedas, panelas e o que mais surgir. Esse é o roteiro da dupla de integrantes do grupo Off-Sina, 26 anos de estrada, em O Circo de Uma Nota Sol. Com direção musical de Daniel Gonzaga e direção geral de Teófanes Silveira, o experiente palhaço Biribinha, o espetáculo da premiada companhia de teatro de rua vai circular por vários pontos da cidade até sábado (21). A montagem, singela na aparência, é resultado de um sério processo de pesquisa: busca resgatar a imagem do palhaço excêntrico musical, figura que surgiu na França no século XVIII, em meio a um período de restrições criativas aos atores de rua (60min). Rec. a partir de 4 anos. Estreou em 13/12/2013.

Aterro do Flamengo (próximo ao Teatro Municipal de Marionetes Carlos Werneck), domingo (15), 11h e 15h. Praça da Alegria (Ramos), terça (17), 16h. Calçadão de Bangu, quinta (19), 16h. Largo do Machado, Sexta (20), 18h. Quinta da Boa Vista, sábado (21), 11h e 15h. Grátis. Mais informações pelo e-mail offsina@riguetti.com.br.

Troca-Troca de Livros

Realizado desde o ano passado, o projeto incentiva a troca de livros entre crianças, jovens e adultos. Na lista de obras infantis há títulos internacionais e nacionais de ficção, crônicas, biografias e comédias, a exemplo de Marcelo, Marmelo, Martelo, de Ruth Rocha. Para participar, basta levar exemplares em bom estado de conservação. Não são aceitas obras didáticas nem técnicas. Cada leitor pode fazer duas trocas por vez.

Imperator ? Centro Cultural João Nogueira. Rua Dias da Cruz, 170, Méier, ☎?2596-1090. Aos domingos, 10h/14h. Grátis.

Como Nascem as Estrelas

Na adaptação teatral de seis das lendas folclóricas incluídas no livro homônimo de Clarice Lispector, índios, pássaros exóticos e personagens típicos, como Pedro Malazarte e Yara, ganham o palco. As histórias são embaladas por trilha sonora tocada ao vivo, recheada de temas indígenas, choro, fado e samba. No sábado (21), duas horas antes da peça, o público confere a oficina Brincando com Clarice, com jogos teatrais, dinâmicas corporais e exercícios musicais criados a partir de trechos de livros da autora. Direção de Katia Brito (60min). Rec. a partir de 4 anos. Estreou em 6/12/2013.

Lona Cultural Municipal Herbert Vianna (400 lugares). Rua Ivanildo Alves, s/nº, Bonsucesso, ☎?3105-6815. Sábado (21), 16h. Grátis.

Natal da Boneca

O espetáculo conta a história de uma criança que tem sua boneca roubada na noite de Natal por um bruxo chamado Escuridão. Juju, a dona da boneca, terá que ajudá-la a vencer todos os perigos impostos por Escuridão e descobrirá que a arma mais forte para derrotá-lo sempre esteve dentro dela.

Santa Cruz Shopping. Rua Felipe Cardoso, 540, Santa Cruz. ☎ 2418-9400. Domingo (22), 17h. Grátis.

Auto da Alegria

O espetáculo leva para os palcos a magia do Natal de uma forma lúdica que encanta crianças e adultos. Em cena atores, cantores e bailarinos de uma trupe circense contam a história do Natal, mundialmente conhecida, de uma maneira diferente, usando como pano de fundo o circo. O espetáculo, sem cunho religioso, apresenta o nascimento de Cristo com humor e alegria. As trapalhadas ficam por conta do circo. As mulheres brigam para fazer o papel de Maria. O noivo José fica uma fera quando descobre que ela está grávida de um filho que não é dele. Outros personagens como o anjo, as fofoqueiras do circo, a mulher barbada, os três reis magos, a estrela de Belém, o rei Herodes e as ovelhas cantoras e sapateadoras ajudam a contar essa divertida história.

SESC Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca. Sexta (20), 20h; sábado (21) e domingo (22), 17h. Grátis.

auto-alegria.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

ESPECIAL

Bazar

Em seu ateliê, a designer Monica Rosenzweig promove o Bazar Rosa Choquei!. Além de peças da estilista com até 70% de desconto, os visitantes encontrarão camisetas da Fuori e almofadas com estampas da Alma Fada. Marcas como Manakai, de cestos e bolsas, e Bia Lacerda Vestidos também participarão do evento, com direito a coquetel no jardim.

Ateliê Mônica Rose. Rua Barão de Jaguaripe, 176/101, Ipanema, ☎ 2522-4644. Quinta (19) e sexta (20), a partir das 14h. Grátis.

Feira Rio Antigo

Além dos mais de 400 expositores de itens de antiquários, espalhados ao ar livre, e dos bares das redondezas, o grupo Scenarium Musical celebra ao vivo a obra de Lamartine Babo (1904-1963) e o Ninho de Choro defende o repertório natalino.

Rua do Lavradio. Sábado (21), a partir das 10h. Grátis.

Happy Hour no Bay Market

No mês de Dezembro, o Shopping Bay Market promove final de semana musical para os seus clientes. Neste sábado (20), o cantor e compositor Luiz Barreto, apresenta música popular brasileira com repertório eclético composto por músicas de Lulu Santos, Cássia Heller, Cazuza, Legião Urbana e mais. Já no domingo (21), o grupo Só pra Distrair, anima o público com grandes sucessos do pagode e do samba.

Shopping Bay Market. Avenida Visconde do Rio Branco, 360, Centro, Niterói. Sábado (20) e domingo (21), 19h. Grátis.

EXPOSIÇÕES

Afonso Tostes

Com belas linhas neoclássicas projetadas pelo francês Grandjean de Montigny (1776-1850), o prédio onde funciona a Casa França-Brasil está longe de ser aquele tradicional cubo branco, normalmente reconhecido como um espaço adequado para exposições. É justamente no contraste com essa arquitetura, no entanto, que reside boa parte do encantamento causado pela principal obra do mineiro Afonso Tostes em exibição na individual Tronco. No meio do salão central, assoma a enorme reconstrução de um paiol que existiu de verdade, na Zona da Mata de Minas Gerais. A ideia de recriá-lo surgiu quando o artista deparou com as pilhas de toras do imóvel desmontado ? seu objetivo, inicialmente, era comprá-las para usar como matéria-prima de esculturas. Apenas o pilar central da estrutura, pela qual os visitantes podem circular, ganhou formas nas mãos de Tostes. Em uma das salas laterais, uma instalação reúne dezenas de ferramentas encontradas no paiol que tiveram o cabo esculpido de modo a se parecer com ossos, sugerindo poeticamente a extensão dos braços dos trabalhadores que as manipulavam. Completam a mostra uma escultura e um lindo site specific, com imagens de chamas pintadas em telas e em uma das paredes.

Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro, ☎ 2332-5120. Terça a domingo, 10h às 20h. Grátis. Até 16 de fevereiro.

Tomie Ohtake ? Correspondências

Estrela de uma individual no Museu de Arte do Rio, a artista também está no centro desta mostra. Agora, 28 de seus trabalhos dividem o espaço com 56 criações de outros artistas, promovendo um diálogo entre eles. No grupo estão nomes como Carmela Gross, Cildo Meireles, Leda Catunda, Waltercio Caldas e Claudia Andujar.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 9 de fevereiro. A partir de quinta (19).

Comprei na Graphos

Artistas tão distintos quanto Carlos Scliar, Djanira, Cildo Meireles, Keith Haring, Roberto Magalhães e Walter Goldfarb estão nesta coletiva. A uni-los, os preços baixos das obras: entre R$ 100,00 e R$ 5?000,00.

Graphos: Brasil. Rua Siqueira Campos, 143 (Shopping dos Antiquários), sobreloja 11, Copacabana, ☎ 2256-3268 e 2255-8283. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábado, 11h às 16h. Grátis. Até sábado (21).

José Luiz Pederneiras

Fotógrafo oficial do Grupo Corpo e irmão do coreógrafo da trupe, Rodrigo Pederneiras, José Luiz apresenta dezesseis fotos em Paisagens Cromáticas. Ele explora a luz artificial em imagens de detalhes indefinidos de cenários iluminados. Ampliadas, as criações ficam entre a foto e a pintura.

Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá, 54, Ipanema, ☎ 3131-9333, General Osório. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até domingo (22).

Waly Salomão ? Aparição

A vida e a obra do poeta Waly Salomão inspiram uma grande exposição interativa, com curadoria de Marcello Dantas e Carlos Nader. Entre as atrações figura um espaço com tambores que, quando tocados, emitem sons de palavras ditas por Salomão que podem ser combinadas para compor um poema. Há ainda uma série de objetos pessoais do artista e uma instalação onde se podem ouvir depoimentos de personalidades sobre o homenageado.

Centro Cultural Waly Salomão. Rua Santo Antônio, 11, Vigário Geral, ☎ 3448-0821. 10h às 18h. Grátis. Até sexta (20).

Amilcar de Castro

Parte do acervo do instituto que leva o nome do artista em Nova Lima, Minas Gerais, treze obras são exibidas pela primeira vez no Rio. A seleção inclui raridades, a exemplo de dois dos apenas quinze desenhos em tela da série Linhas. Duas esculturas de aço corten, tipo de obra que se tornou uma marca de Amilcar de Castro (1920-2002), dividem o espaço com oito peças de madeira. A partir de R$ 115?000,00.

Galeria Silvia Cintra + Boxe 4. Rua das Acácias, 104, Gávea, ☎ 2521-0426. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 19h. Grátis. Até 10 de janeiro.

Bruno Miguel

Na individual Tudo Posso Naquilo que Me Fortalece, Bruno Miguel apresenta seis pratos da Companhia das Índias, dos séculos XVIII e XIX, pintados com frases literárias ou slogans de empresas contemporâneas. Vinte e uma pinturas completam a mostra. R$ 14?000,00 a R$ 29?000,00.

Luciana Caravello Arte Contemporânea. Rua Barão de Jaguaripe, 387, Ipanema, ☎ 2523-4696. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 14h. Grátis. Até 10 de janeiro.

Cavalcante

Em sua primeira retrospectiva, o caricaturista tem 114 trabalhos reunidos. Dilma Rousseff, Manuel Bandeira e Romário são algumas das personalidades retratadas. Pinturas e esboços inéditos também estão na seleção.

Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ☎ 2219-8474, Cinelândia. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. Grátis. Até 9 de março.

Elifas Andreato

Criador da arte do álbum Vinicius e Toquinho, de 1975, Andreato homenageia uma das estrelas daquele disco: o centenário poeta Vinicius de Moraes. Toquinho, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Martinho da Vila são alguns dos catorze músicos convidados por ele para participar da mostra. Eles criaram composições inéditas inspiradas no poema O Haver, do homena¬geado, e fizeram, junto com o artista, pinturas em exibição.

Caixa Cultural ? Galeria 4. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 6 de janeiro.

Estela Sokol

Em Gelatina, a paulistana apresenta treze trabalhos da série que dá nome à mostra, nos quais estica e sobrepõe lâminas de PVC coloridas, opacas e translúcidas, sobre chassis de madeira, criando efeitos cromáticos. Completa a seleção a escultura Meio-Fio, de placas de mármore. R$ 21?000,00 a R$ 57?000,00.

Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ☎ 2274-3873 e 2540-6446. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 15 de janeiro.

✪✪✪ Floriano Romano

Conhecido por combinar instalações, performances e sons, o artista exibe oito obras sonoras, sete delas inéditas, e uma seleção de desenhos feitos com fita isolante sobre papel, reunidas na mostra Sonar.

Galeria Laura Alvim. Avenida Vieira Souto, 176, Ipanema, ☎ 2332-2017. Terça a domingo, 13h às 21h. Grátis. Até 9 de março.

Gustavo Acosta

Espaço do Silêncio é a maior individual já realizada no Brasil do pintor cubano radicado em Miami. Com 74 obras, propõe um diálogo entre as produções mais recentes e os primeiros passos do artista.

Caixa Cultural ? Galerias 2 e 3. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 5 de janeiro.

Milton Guran

O fotógrafo e antropólogo apresenta cinquenta imagens em preto e branco, vinte delas inéditas, de tribos indígenas espalhadas pelo Brasil. Muitas das fotografias revelam a presença da cultura do ?homem branco? ? caso de uma produzida em 1991, enquadrando um grupo de crianças ianomâmis, uma delas calçando chinelos de borracha, diante de um rádio.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 14 de janeiro.

Pablo Ferretti

Questões ligadas a memória, impermanência e diluição perpassam os dez óleos que o artista gaúcho apresenta em Sob as Coisas Vistas no Céu. Também no Centro Hélio Oiticica, Zé Carlos Garcia, natural de Aracaju, exibe uma escultura monumental.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro, ☎ 2232-4213 e 2242-1012. Segunda a sexta, 12h às 20h; sábado, domingo e feriados, 11h às 17h. Grátis. Até 19 de janeiro.

Ponto de Vista ? Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos

Mais de setenta exemplares da coleção de cartazes do designer Rico Lins compõem a mostra. Há obras de países como França, Alemanha, Polônia, Cuba, Japão, Suíça, Estados Unidos, Itália, Espanha e Holanda. Um dos destaques é uma série sobre direitos humanos, criada em 1989 para celebrar os 200 anos da Revolução Francesa.

Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 3980-3815, Carioca. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 19 de janeiro.

✪✪✪ Tacita Dean

Integrante do grupo Young British Artists, do qual emergiram gigantes como Damien Hirst e Tracey Emin, a artista inglesa apresenta A Medida das Coisas, sua primeira individual na América Latina. Lá estão quinze obras, a maioria no suporte pelo qual se notabilizou: filmes de 16 e 35 milímetros. Geralmente produzidos com a câmera estática, diante de cenas prosaicas, de ritmo lento, quando não repetitivo, os trabalhos sugerem uma nova experiência temporal, mais contemplativa.

Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, ☎ 3284-7400. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Estac. grátis. Visitas guiadas de terça a sexta, às 17h. Até 26 de janeiro.

✪✪✪ Virei Viral

O fenômeno dos virais, aqueles conteúdos que despertam a irresistível vontade de compartilhá-¬los na internet, é o mote desta divertida exposição. Uma das atrações no acervo de vídeos e fotos é o trabalho de Sacha Goldberger: o fotógrafo francês ganhou fama como autor da série Mamika, composta de registros de sua avó nonagenária em situações surreais. Em várias delas a simpática senhora, vestida de heroína de gibi, vira a Super Mamika.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 6 de janeiro.

Willys de Castro

Um dos maiores nomes da abstração geométrica no Brasil ganha curiosa exposição: em vez de obras completas, é apresentada uma espécie de arqueologia do seu ateliê, revelando esboços, estudos, notas, fotos, artigos de jornal e outros itens. Outra mostra na mesma linha, dedicada ao carioca Sergio Camargo, ocupa a instituição. O programa no Paço conta com mais quatro individuais: de Mariana Manhães, Wilma Martins, Vicente de Mello e Rogerio Luz.

Paço Imperial. Praça XV de Novembro, 48, Centro, ☎ 2215-2093. Terça a domingo, 12h às 18h. Grátis. Até 16 de fevereiro.

✪✪✪✪ Yayoi Kusama

A mais festejada artista contemporânea do Japão apresenta sua primeira individual no Brasil, Obsessão Infinita. O panorama reúne cerca de 100 obras produzidas desde o fim da década de 40, nos mais variados suportes ? a maioria com as bolas que se tornaram marca visual de Yayoi. Sobres¬saem instalações como Infinity Mirror Room ? Phalli?s Field (or Floor Show), de 1965, sala com paredes de espelhos e o chão repleto de objetos fálicos.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2020. Quarta a segunda, 9h às 21h. Grátis. Até 26 de janeiro.

Fonte: VEJA RIO